A meditação é uma prática que é muito aplicada e pode trazer diversos benefícios para quem usufrui da técnica no cotidiano.
Sendo uma atividade ancestral, o objetivo é que ela proporciona um foco dentro de um estado de calma, relaxamento, aumenta a qualidade do sono e também, tranquilidade para os que praticam, podendo melhorar também outros aspectos do corpo físico como a postura e a respiração.
Embora muitos relacionem essa prática com um envolvimento religioso, a meditação não está ligada somente a essa área, e pode ser feita em diferentes faixas etárias, desde crianças até os idosos.
Essa técnica pode ajudar até mesmo os funcionários de uma empresas de gestão de frotas de veículos que trabalham sempre na mesma postura, ou lidam com o estresse do dia a dia.
Podendo ser praticada algumas vezes na mesma semana, os resultados da meditação podem ser tanto mentais quanto físicos, de modo que proporcione uma melhor qualidade de vida para o praticante.
O princípio da meditação na humanidade
Tendo um amplo histórico dentro da humanidade, alguns registros antigos sobre as práticas de meditação podem ser encontrados em povos que viveram no Egito, Índia, China e até mesmo entre o povo Maia, ainda em um período antes de Cristo.
Embora o termo meditação venha derivado do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro, a prática para o quesito científico começou por volta do século XX no lado ociedental, visto que o Oriente ainda observava a prática para quesito religioso.
A meditação na forma transcendental acabou ganhando holofotes durante a década de 50, quando artistas começaram a praticar e isso resultou em buscas por práticas similares ou iguais às dos indivíduos.
Na década de 70, o doutor Herbert Benson descreveu a prática como algo que poderia ser um relaxante para o corpo, aliviando o estresse do cotidiano, e com meio dessa pesquisa, a ciência começou a se interessar ainda mais por essa técnica.
Até os tempos atuais, a meditação passou a ser recomendada principalmente entre os profissionais de uma rotina agitada, como os de uma empresa terceirizada de limpeza hospitalar, por exemplo, para buscar alívio das tensões diárias.
Como funciona?
Começar a exercer a meditação pode ser algo que seja mais fácil do que se imagina, principalmente porque essa prática pode ser feita sem o acompanhamento de um profissional ao lado, como em casos de pilates ou exercícios físicos, por exemplo.
Ela deve começar em primeiro lugar em um ambiente calmo e que, o indivíduo tenha reservado um tempo para a prática, podendo ser após o serviço de comunicação visual interna para supermercados.
Podendo ser até mesmo duas vezes ao dia, a meditação pode ser mantida pelo tempo que o indivíduo desejar, de modo que em alguns casos, algumas pessoas utilizam despertadores para que possam se programar melhor.
O local é importante para o processo, sendo ele livre de distrações e tranquilo para colaborar com uma concentração mais aprofundada do que a prática exige.
A postura é um dos pontos principais dentro da meditação, sendo a postura de lótus, onde as pernas são cruzadas e os pés ficam sobre as coxas, um pouco superior ao joelho, enquanto a coluna fica ereta.
Algumas práticas de meditação podem ser deitadas, ou sentadas de forma que o ponto principal seja o conforto de quem irá praticar, do mesmo modo que quem trabalha com gerenciamento de frota de veículos deve trabalhar de forma confortável.
Fechar os olhos e controlar a respiração é outro passo importante dentro da meditação, isso porque os pulmões devem ser usados completamente nos exercícios de expiração e inspiração.
O foco é um principal ponto assim que se começa a meditação, do mesmo modo como qualquer outra prática que o indivíduo irá realizar, como um serviço de entrega de documentos, a concentração é algo fundamental dentro da prática.
O formato tradicional possui um mantra que deve ser repetido várias vezes, sendo sílabas, sons, palavras ou até mesmo frases, que tem um poder na mente para que a concentração seja ainda maior de forma vocal ou pensante.
Outros pontos que também podem contribuir com o foco e atenção são:
- Imagens;
- Melodias;
- Brisa;
- A própria respiração;
- Pensamentos positivos;
- Bons objetivos.
A mente durante a meditação deve estar tranquila para que a prática acabe gerando algum efeito, e embora alguns pensamentos possam vir durante o ato, devem ser deixados de lados para melhorar a concentração, sendo assim, importante evitá-los.
O ato de meditar deve começar de uma forma pequena e ir se encaixando na rotina do indivíduo, podendo começar com alguns minutos antes de iniciar logo uma prática que levaria horas.
Alguns que estão no campo de iniciação da meditação podem optar por uma ajuda de um instrutor, que saberá direcionar melhor o que é necessário para meditar e como pode alcançar os objetivos que possui.
O processo de meditação por ser algo lento, não deve ser apressado e nem comparado com o de outras pessoas que as praticam, por isso, a cobrança não deve ser muito grande para que os resultados possam ser benéficos.
Quais são os benefícios ao meditar?
Os benefícios que um indivíduo pode ter ao meditar é algo que melhora a sua rotina diária, até mesmo durante a limpeza de escritório, porque a concentração para as tarefas será ainda maior.
Isso porque a mente acaba se acalmando conforme a pessoa pratica ao longo de sua rotina, e com isso, situações estressantes podem se tornar menos poderosas, de modo que não afetem o psicológico nem o físico do indivíduo.
A meditação também contribui para que o corpo não sofra sobrecargas de modos desgastantes, de modo que resulte em alívios, que ao longo prazo, se tornam bons para o bem-estar humano.
A memória é uma das mais beneficiadas com a prática da meditação, isso porque melhora a massa cinzenta do órgão, local onde há uma grande concentração de neurônios, sendo pesquisas de especialistas.
Essa parte é trabalhada na prática de modo que são multiplicadas e com isso, aprimoram a memória.
As melhoras nas dores no corpo também são um dos benefícios de quem medita, isso porque se tem um controle maior sobre o corpo durante o ato.
Porém, especialistas recomendam que em casos muito tensos, a procura do médico é fundamental.
Isso porque a posição sentada acaba afetando as costas e a lombar em casos de dores já existentes antes da meditação, por isso, não devem ser ignoradas e sim, remediadas da forma correta com a junção da meditação.
Por também trabalhar as emoções, a autoconfiança é melhorada por meio da meditação, de forma que os desafios que possam surgir em um serviço de lavagem de tapetes residenciais, por exemplo, possam ser concluídos com êxito.
Como a meditação ajuda no trabalho?
O ato de meditar traz benefícios para o corpo e com a meditação em forma coletiva no trabalho, o bem-estar corporativo acaba sendo aprimorado por conta da mente mais calma que os funcionários acabam desenvolvendo.
Essa meditação no local de trabalho, mesmo que por um curto período, ao longo prazo, acaba melhorando a produtividade e o seu emocional, e com isso, os resultados que uma equipe pode obter são ainda maiores e melhores do que sem o ato.
A meditação também faz com que, em tarefas repetidas ou em situações de emergência, o estresse não seja um fator que acaba piorando tudo e com isso, deixando ainda mais empecilhos para a prática da atividade.
Outro ponto positivo é que, com a meditação, a síndrome de burnout pode ser prevenida. Essa síndrome é um distúrbio emocional que ocorre por exaustão externa, estresse e o esgotamento físico do profissional devido ao trabalho desgastante.
Com as práticas de meditação, ainda que de início curtas para depois serem aprimoradas, acabam contribuindo com o combate dessas síndromes, garantindo que o funcionário possa ter uma qualidade de vida melhor.
Considerações finais
Portanto, a meditação é uma prática antiga que surgiu na humanidade com ligações a religiões diferentes.
Contudo, aos poucos esse ato acabou tendo um quesito científico e por meio dele, a adoção se tornou ainda maior com os benefícios que traziam.
Podendo ser iniciada aos poucos em curtos períodos do dia, e em lugares calmos, a meditação é algo que está cada vez sendo mais adotada dentro do ramo profissional.
De modo que os bons resultados podem ser notados em um exame ocupacional de retorno ao trabalho, porque acabam gerando efeitos positivos na vida de quem pratica, como, maiores concentrações e diminuição do estresse, além do bem-estar.
Contribuindo com a saúde mental dentro do trabalho, a meditação é um ato que embora possa começar aos poucos na rotina de quem a pratica, acaba gerando resultados prolongados no futuro do indivíduo, de forma física e principalmente, mental.