O controle emocional é uma característica muito importante em qualquer pessoa, principalmente para os profissionais. É assim que o negócio será gerido da melhor maneira, tendo em vista que esse fator interfere no ambiente organizacional.
Um indivíduo precisa ter conhecimento sobre suas emoções, como dominá-las e como lidar com elas do jeito certo, sabendo que no dia a dia muitas situações inesperadas acontecem.
Dentro de uma empresa existem várias pessoas diferentes trabalhando e elas possuem sentimentos, necessidades, problemas e questões particulares que podem interferir em seus desempenhos.
A influência negativa acontece quando não se tem controle sobre essas emoções. Porém, independentemente do que esteja desencadeando alguma sensação ruim, é imprescindível saber trabalhá-la para resolver a pendência e não se deixar impactar.
Hoje em dia, as empresas esperam muito mais dos profissionais do que os conhecimentos técnicos e experiência naquilo que fazem. Elas também requerem habilidades emocionais, algo que pode ser desenvolvido ao longo do tempo.
Para aprofundar um pouco mais o assunto, este artigo dará algumas dicas para que os profissionais consigam manter o controle emocional, e também explicará esse conceito e sua importância.
O que é controle emocional?
Autocontrole é a capacidade que uma pessoa tem de dominar seus impulsos, paixões e emoções, e ele não está relacionado apenas a frear ou impedir que certos sentimentos nos atinjam.
Na verdade, se trata de uma habilidade que ajuda a lidar de maneira saudável com as emoções em geral, principalmente com os sentimentos negativos. É através dele que você terá sabedoria para guiar emoções como:
Estresse;
Tristeza;
Ansiedade;
Nervosismo.
Muitas vezes, é difícil controlar o que estamos sentindo, por exemplo, uma pessoa que acabou de fazer um exame de DST completo pode se sentir um pouco ansiosa pelos resultados.
Mas se tiver autocontrole, saberá lidar melhor com essa sensação e reagir de maneira positiva. Se isso não acontecer, até mesmo a capacidade de raciocinar pode ser afetada.
Por outro lado, uma pessoa que sabe controlar seu lado emocional internaliza melhor a situação e consegue raciocinar claramente.
Importância do controle emocional
No ambiente profissional ou até mesmo na vida pessoal, é comum vermos pessoas que perdem o controle de suas emoções e têm reações muito negativas diante de determinada circunstância.
Por exemplo, alguém que teve uma demanda exaustiva no trabalho durante a semana tem a necessidade de chegar rápido em casa na sexta-feira e descansar.
No entanto, pode se sentir extremamente mal se no fim do dia alguém lhe pedir para que trabalhe meio período no sábado para cobrir um colega que está doente. Esse tipo de acontecimento pode desencadear reações negativas, como a raiva.
Alguns profissionais, como aqueles que trabalham com escolta armada, precisam ainda mais de autocontrole. Mas é realidade que vemos pessoas tendo discussões acaloradas com seus superiores e colegas em muitas empresas.
Isso acaba criando atritos na relação, enquanto, se houver o domínio dos sentimentos, existirá melhora no diálogo, possibilitando que as partes cheguem a um bom acordo.
O propósito deve ser evitar conflitos, tendo em vista que a explosão emocional fere os relacionamentos pessoais e profissionais. Encontrar um ponto de equilíbrio é uma forma de ter relações saudáveis, evitar inimizades e melhorar o ambiente de trabalho.
Ademais, quando uma crítica é recebida, não se pode descontar a frustração em outras pessoas, pois isso é algo comum na trajetória profissional.
Trata-se de uma das habilidades mais importantes na vida, pois, sem ela, se torna difícil lidar com muitos momentos do cotidiano.
O autocontrole é fundamental para regular o comportamento e fazer com que as pessoas tenham atitudes equilibradas tanto em situações simples, como ser pontual no trabalho, quanto em situações mais desafiadoras, como um momento de estresse.
Dentro de uma empresa de plano funerário vertical, assim como em qualquer outro negócio, as experiências vivenciadas exigem níveis diferentes de autocontrole.
Quem domina essa habilidade de maneira abrangente tem muito mais facilidade para controlar seus impulsos. Mas, independentemente de dominar ou não as emoções, trata-se de uma habilidade que pode ser aperfeiçoada ao longo do tempo.
Com isso, você terá acesso a vários benefícios para a sua vida pessoal e profissional, permitindo uma convivência social de respeito mútuo e empatia.
Como dominar o controle emocional
Para exercitar o seu controle emocional e viver de maneira mais leve em casa e no trabalho, existem algumas dicas que podem ajudar.
- Saber lidar com o estresse
O estresse afeta as relações no ambiente de trabalho e a convivência social como um todo. Uma pessoa que está com a cabeça quente pode fazer alguma coisa que vai se arrepender depois, além de ter que arcar com os prejuízos e impactos negativos.
O funcionário de uma empresa de equipamentos para remoção industrial pode procurar sair da zona de conflito, escutar uma música tranquila e pensar em coisas que o façam feliz.
Dessa maneira, vai se sentir mais calmo e preparado para lidar com a situação de modo tranquilo e assertivo. - Saber lidar com sentimentos negativos
Os sentimentos negativos são normais, mas geram consequências profundas na vida do indivíduo que não sabe lidar com tristeza, frustração, inveja e assim por diante. Isso acontece porque essas sensações fazem as pessoas se sentirem impotentes.
Não existe uma fórmula única para evitá-las, mas é possível controlá-las para que você possa enxergar o problema como ele realmente é, e não maior do que sua realidade.
Organize os anseios de maneira positiva, pois isso vai te ajudar a agir da maneira certa nos momentos mais complexos dentro do trabalho.
O supervisor de uma empresa de recreação com apresentação de mágico pode orientar seus colaboradores sobre como lidar com essas questões.
Se o profissional se sente irritado com a equipe ou com seu chefe por alguma razão, naturalmente os sentimentos ruins vão aparecer, fazendo com que ele se sinta deprimido.
Para lidar com essa sensação de angústia, convide todos para uma conversa amigável onde eles podem expor seus pontos de vista e resolver o problema de maneira inteligente e prática. - Fazer exercícios físicos
Os exercícios físicos também ajudam a controlar o estresse em situações do cotidiano, tendo em vista que são fundamentais para equilibrar o corpo e a mente.
Quando alguém se exercita, libera substâncias como a serotonina, endorfina e a dopamina, que trazem sensação de prazer, disposição, motivação e satisfação.
Existem várias modalidades de exercícios físicos disponíveis, e mais do que cuidar do corpo e permitir que um profissional tenha um bom resultado com o seu exame admissional PCMSO, ele vai se sentir mais tranquilo e relaxado. - Ter autoconhecimento
O autoconhecimento facilita o controle das emoções porque a pessoa saberá exatamente em quais pontos pode falhar e quais são as características que colaboram com seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Se você quer controlar seus sentimentos, precisa refletir e entender suas potencialidades, atributos marcantes e crenças fundamentais, além, claro, de conhecer os próprios limites.
Qualquer profissional vai compreender muito melhor seus objetivos, valores, anseios e, assim, manter total controle de sua saúde mental. - Respeitar os próprios limites
O especialista que atua em uma clínica voltada para secagem de vasinhos, e que respeita os próprios limites, consegue identificar seu ponto de equilíbrio.
Veja até onde você consegue chegar em determinadas situações sem prejudicar as pessoas que o cercam, o que será possível depois de lidar com momentos mais complexos.
Isso acontece porque alguém só consegue respeitar seus limites se tiver autoconhecimento em relação aos sentimentos, pois são eles que movem as pessoas a tomarem decisões boas ou ruins.
Estas são questões fundamentais para evitar frustrações futuras ou falar alguma coisa que você vai se arrepender quando a emoção e o estresse passarem. - Trabalhar a respiração
Durante o almoço, quando alguém experimenta uma coxinha de frango gourmet, pode se sentir mais feliz e com a respiração equilibrada. Porém, a pressão do dia a dia e uma rotina muito corrida podem desencadear sentimentos que atrapalham a respiração.
Quando estiver em um momento de exaustão, procure um local reservado para meditar e esvaziar os pensamentos, inspirando e expirando lentamente. Se fizer isso repetidamente, é possível se sentir mais calmo e preparado para resolver o problema.
Considerações finais
Agora, que já se sabe qual é a importância do controle emocional, não deixe de praticá-lo no dia a dia, pois isso vai fazer toda a diferença para as atividades que precisa realizar, além de melhorar o clima organizacional.
Mais do que beneficiar a companhia, o autocontrole também é uma forma de beneficiar você mesmo, uma vez que vai se sentir menos estressado e abalado pelos sentimentos negativos.