Como gerenciar uma empresa no ramo da saúde

Como gerenciar uma empresa no ramo da saúde

É comum que médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas e outros profissionais da saúde tenham pouco ou nenhum conhecimento sobre como gerenciar uma empresa.

Para se tornar um profissional completo e bem-sucedido, é preciso ir além dos conhecimentos adquiridos na graduação.

Por isso, separamos informações sobre a importância da gestão empresarial para o setor de saúde para que você saiba mais sobre o tema.

Gerenciar programas, produzir e implementar procedimentos ativos de alta qualidade e promover o bem-estar e o conforto do paciente são apenas algumas das responsabilidades mais comuns dos gerentes de saúde.

Quer saber mais? Continue lendo nosso artigo! 

O que é gestão empresarial na área da saúde?

Assim como a gestão corporativa tradicional, a gestão empresarial da saúde inclui como princípios o planejamento, a organização, o controle e a direção.

Porém, para gerir uma instituição, seja ela hospital, clínica ou locação de ambulância sp, além das competências do perfil médico, é preciso investir também em outras habilidades e qualificações.

Isso porque a gestão empresarial em saúde coordena:

  • Recursos Humanos;
  • Recursos financeiros;
  • Estratégias logísticas;
  • Práticas sanitárias.

Todas elas dentro de instituições de pequeno, médio ou grande porte, públicas ou privadas. 

Outra tarefa do gestor é gerenciar processos analisando as necessidades e exigências dos serviços prestados pela instituição para garantir segurança, atendimento competente e saúde dos pacientes. 

A saúde, como área com características especiais e que deve ser gerida de forma eficaz, requer rapidez de decisão.

Dessa forma, é imprescindível identificar gargalos e oferecer soluções inteligentes em nitreto de silício. Por isso, essa é a principal tarefa de um especialista em gestão de saúde.

Quais são os pontos positivos de uma boa gestão na área da saúde?

O primeiro ponto: a saúde dos pacientes, é claro! Um hospital bem gerido não oferece nenhum risco a quem o frequenta, por exemplo.

Mas os benefícios da gestão bem feita não param por aí. As equipes responsáveis pelos serviços de corte a laser também são muito beneficiadas.

Confira nos tópicos logo na sequência o que isso quer dizer!

Diminuição de faltas

Uma empresa que constantemente vê profissionais em afastamento deve ficar muito atenta, pois o motivo pode estar relacionado ao ambiente de trabalho

Os níveis de estresse, ansiedade e competição… Todos esses fatores podem ser muito prejudiciais à saúde de um profissional a longo prazo.

Com a gestão eficaz dos cuidados de saúde, consegue-se a melhoria geral do ambiente de trabalho e estes indicadores diminuem significativamente.

Melhor alocação de recursos

O sistema de gestão em saúde permite que os profissionais tenham um conhecimento mais aprofundado até mesmo no nível individual, onde as especificidades de cada caso são compreendidas e tratadas sem exceção. 

Assim, é possível destinar os recursos certos às pessoas certas e identificar com mais precisão situações no ambiente que possam prejudicar outros funcionários e, assim, tomar as medidas de prevenção adequadas.

Mais produtividade

O aumento da produtividade dos profissionais é um dos maiores benefícios de investir em gerenciamento de saúde qualificado.

Além do bem-estar físico, os funcionários ficam mais satisfeitos com a empresa de licenciamento ambiental e, portanto, tendem a realizar seu trabalho com maior dedicação e motivação.

A qualidade do trabalho feito dessa forma melhora e os resultados da empresa podem melhorar.

É importante ressaltar que a queda na produtividade nem sempre está relacionada à desmotivação, mas sim ao efeito de problemas de saúde na disposição física e mental do profissional. 

Boas práticas para uma gestão eficaz

Todo o processo de gestão estratégica da saúde, como vimos, traz benefícios significativos para a empresa e para as pessoas que trabalham nela.

Para que uma estratégia seja eficiente, ela deve funcionar sob diferentes perspectivas e ser constantemente monitorada, promovendo atividades que satisfaçam as necessidades da empresa de instalações elétricas em cada momento. 

Vejamos algumas boas práticas para ajudar a tornar esse processo mais eficiente: 

Atenção ao local de trabalho

Uma medida simples, mas sem dúvida importante, é investir em um ambiente de trabalho confortável.

Isso significa que os móveis utilizados devem ser criteriosamente selecionados e considerados quanto à sua adequação à função utilizada no local.

O projeto de som e iluminação é igualmente importante não apenas para um ambiente visualmente bonito, mas também para um ambiente adequado ao conforto auditivo e visual das pessoas que ali trabalham. 

Ninguém consegue ser produtivo em um local com muito barulho ou cansaço visual. Se for inevitável (como na manutenção de caldeiras industriais), deve-se fornecer o equipamento adequado aos colaboradores.

Humanize seu atendimento

Toda a equipe de sua empresa é responsável por um bom funcionamento. Mas deve ser bem treinada.

Ao escolher funcionários para trabalhar com você, preste atenção especial em como eles cuidam de seus clientes.

A explicação e apresentação das ações tomadas pelo funcionário são úteis e necessárias. Uma forma de saber como anda o seu atendimento é conversar muito bem, de forma aberta e transparente com o seu cliente.

Você também pode fazer um comprador oculto. Você pode fazer isso contratando pessoas para representar seus clientes e testar seu serviço. Existem diversos serviços no mercado especializados em testar a presença de empresas.

Saiba dar autonomia 

Delegar funções e atividades é importante para evitar a sobrecarga dos trabalhadores de saúde e garantir a execução eficiente e burocrática dos processos. 

Dar autonomia é extremamente importante do ponto de vista do engajamento dos colaboradores, pois ao direcionarem melhor seu trabalho, eles se sentem mais motivados e produtivos.  

Dedique-se nos feedbacks 

Para que colaboradores e parceiros possam desenvolver suas atividades da melhor forma possível, é importante que o supervisor forneça feedback para que os colaboradores permaneçam engajados e motivados.  

Com a ajuda das sugestões de seu supervisor, o profissional entende quais são seus pontos fortes e também o que deve ser melhorado ou mesmo eliminado na movimentação de cargas suspensas. 

Além disso, vale ressaltar a importância da realização de reuniões periódicas. Nelas, é pertinente que o gestor mostre à equipe o quanto cada um é importante para o funcionamento geral do serviço de saúde.

Ele deve também estar sempre pronto para ouvir, ajudar e esclarecer as dúvidas dos especialistas envolvidos.

Cuide das finanças

Uma boa ferramenta digital ajuda a criar e manter o fluxo de caixa em uma clínica ou consultório, gerenciando a entrada e saída de recursos. Ela ainda ajuda a medir o crescimento financeiro.

Dessa forma é possível conhecer as áreas que demandam mais recursos e onde é possível reduzir custos, o que torna mais eficiente a utilização dos capitais disponíveis. 

Outra dica importante é que você não deve tirar dinheiro do cofre para despesas pessoais. A ideia é que o médico que dirige a clínica tenha um salário mensal pré-determinado e o utilize para suas despesas.

Afinal, sacar dinheiro do caixa, por menor que seja, pode causar erros no fluxo de caixa do escritório ou no transporte de máquinas pesadas.

Pense na acessibilidade

A capacidade de acessar prontuários, dados do paciente e dados de gerenciamento financeiro em qualquer lugar e a qualquer momento otimiza significativamente o gerenciamento e a tomada de decisões. 

Procure um sistema seguro que suporte de forma completa e segura o acesso ao seu computador, smartphone ou tablet.

Além da segurança, é importante que seu sistema se adapte bem a qualquer tela em que estiver sendo utilizado.

Assim, as informações podem ser gerenciadas usando computadores e laptops, bem como telefones celulares com tela menor.

Invista em Marketing

Nem as instituições especializadas na saúde escapam! É preciso investir em marketing para que as pessoas conheçam sua clínica ou consultório e se interessem pelos serviços que você oferece.

Embora o Conselho Federal de Medicina (CFM) dite algumas regras e regulamentos éticos para a propaganda médica, existem várias técnicas que podem ser executadas sem problemas. 

O marketing de conteúdo, que é criar artigos, dicas, vídeos e outras informações em canais como blogs e redes sociais, pode fazer de você uma autoridade na área.

Use novas tecnologias para agendamento

Convenhamos: uma agenda de papel pode ser confusa, principalmente na hora de cancelar consultas e agendar novos pacientes.

Uma alternativa para isso é implementar um bom sistema computacional que facilite a organização dos diagramas e possa ser visualizado até mesmo em um smartphone ou tablet. 

A agenda eletrônica evita que a secretária cometa erros, como solicitar dois pacientes ao mesmo tempo. Além disso, os próprios médicos podem consultar o horário de atendimento de qualquer lugar.

Outro grande benefício da agenda eletrônica é poder marcar consultas rapidamente: basta que o cliente acesse o site ou o app a qualquer hora do dia!

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