Como aplicar o marketing digital na sua empresa de saúde

Como aplicar o marketing digital na sua empresa de saúde

09/02/2023
431 Views

O marketing digital para empresas de saúde vai muito mais além do que conseguir pacientes para serem atendidos no local. A ideia é estabelecer a marca como uma referência e autoridade dentro do nicho.

Essa é uma técnica já usada por diversos gestores, pode ser implementada em qualquer setor, seja empresa de instalações elétricas, uma pequena lanchonete do bairro e até mesmo em uma clínica de estética.  

Isso porque é por meio de conhecimentos de propaganda e marketing que a equipe pode alcançar grandes objetivos.

Se você possui uma empresa de saúde, pode ser uma clínica, hospital ou seguradora, está na hora de aplicar tudo que pode ser aprendido com o marketing digital na sua organização.

Fique conosco no artigo que preparamos sobre o assunto e saiba mais a respeito do marketing digital na empresa de saúde. Confira nos tópicos abaixo e aprenda tudo.

O que é marketing digital?

As empresas da área de saúde são conhecidas por seus locais físicos, com prédios enormes ou atendimentos de balcão. Dessa forma, operam a partir do marketing tradicional, um modelo que não possui mais tanto efeito quanto antes.

Sai de cena o anúncio em jornais, revistas, televisão, rádio e cartazes, e o meio digital entra como principal fator do novo marketing. Nos últimos anos, o acesso à internet aumentou bastante, o que aumenta o destaque das empresas que optam por esse processo.

Isso porque o marketing digital não se volta somente para a venda, mas possui a preocupação com toda a experiência do cliente, do conhecimento da empresa para verificação do preço de instalação elétrica por m2 e aquisição do contrato.

É por meio do uso da internet, das redes sociais, das pesquisas do Google e de um bom site que uma empresa de saúde consegue chegar até o conhecimento de um paciente.

Marketing de conteúdo na área de saúde

Mais do que simplesmente vender um plano ou uma consulta, uma empresa de saúde precisa usar o marketing digital para promover um conteúdo interessante para o seu cliente. Isso é possível graças às técnicas do Inbound Marketing.

Nesse novo marketing, o gestor concentra os seus esforços em atingir um público específico,o público-alvo do serviço, uma persona, que está dentro do segmento da sua loja. 

Esse público pode ser um contratante de projetos de instalações elétricas prediais, o possível cliente de uma loja de roupas e no caso do setor de saúde, um paciente.

Entre os recursos disponíveis nos meios do Marketing de conteúdo, podemos mencionar:

  • SEO;
  • Redes Sociais;
  • E-mail marketing;
  • Blog.

Esses quatro itens são capazes de fazer o nome da sua marca chegar a um grande público de forma muito mais rápida comparado com o marketing tradicional. Você também é capaz de projetar campanhas segmentadas para um público específico, atingindo quem deseja.

Um grande diferencial é na oferta de conteúdo para os visitantes da sua marca, que chegam até o seu nome por meio das pesquisas do Google. 

Com um conteúdo relevante, você pode conquistar aos poucos o usuário até ele marcar uma consulta com a sua empresa.

Diversas marcas e empresas já usam o marketing digital nos seus trabalhos, seja um projeto de arquitetura com foco em fechamento de sacada com vidro ou um vendedor de roupas usadas pela internet.

Vale mencionar o benefício do baixo investimento e do alto retorno, tendo em vista o uso gratuito das ferramentas, ainda que vez ou outra seja necessário a ativação de campanhas pagas.

Etapas do marketing digital em uma empresa de saúde

Para aplicar adequadamente o marketing digital em uma empresa de saúde, é necessário ter conhecimento das técnicas de alguns recursos e seguir alguns passos para a construção da identidade da sua marca. Confira abaixo o que selecionamos para você.

Planejamento estratégico

Nenhum projeto começa sem antes pensar em quais ações serão realizadas, em cima de quais investimentos e com o uso de quais recursos. Esse é um passo fundamental de uma estratégia de marketing digital.

Você deve observar o seu cenário atual e os seus concorrentes, para entender o que melhor pode ser feito e com quais ferramentas. Pense a partir do que a sua persona deseja consumir, sendo a criação de um perfil de um público um passo fundamental.

No caso de uma empresa de saúde, é comum existir fichas de cadastro já presentes dentro da companhia, um acontecimento que facilita a construção de um perfil da persona. 

Quanto mais detalhista, melhor: saiba se a sua persona possui um trabalho como uma locação de equipamentos estéticos ou um negócio próprio popular, se ela é casada, qual idade, escolaridade e outras informações.

Criação de conteúdo

Com o planejamento realizado, é hora de pensar em conteúdos. Quais temas os seus futuros pacientes podem se interessar?

A partir dos dados da persona e de uma pesquisa de palavras-chave mais buscadas do seu nicho no Google, você pode começar a pensar em pautas para publicações para o seu blog.

Uma técnica interessante para ser o suporte da criação de conteúdo é o Funil de Vendas. Nele, você visualiza os diferentes estágios de compra que a sua persona está: do conhecimento da empresa até o contrato final.

Para cada nível, um conteúdo diferente é usado, de forma a atrair e puxar cada vez mais o usuário pelo funil.

Uma empresa de engenharia deve observar, por exemplo, em qual etapa faz mais sentido enviar um artigo especial sobre limpeza química ou um e-book sobre cuidados com a saúde no inverno é a melhor opção.

Relacionamento com o público nas redes sociais

Uma estratégia de marketing digital completa para uma empresa de saúde não pode deixar de ter perfis nas redes sociais. Não é necessário estar presente em todos os canais existentes, mas sim fazer uma busca naqueles mais frequentados pela sua persona.

Você pode fazer das redes sociais um canal de agendamento online de consultas, facilitando ainda mais a vida do usuário. O WhatsApp é uma ótima ferramenta para ser usada nesse sentido.

Há também a divulgação do conteúdo do blog, a criação de conteúdos originais, como publicações de vídeos e imagens ou simplesmente o estabelecimento de um canal ativo para a comunicação com público, para rapidamente tirar as principais dúvidas dos clientes.

São milhões de usuários navegando ativamente pelas redes sociais, interagindo com conteúdos, entrando em contato com empresas e viralizando publicações. E é claro que a sua empresa de saúde não pode ficar de fora dessa.

Análise constante

Uma estratégia de marketing digital não para, ela é atualizada constantemente. Sempre realize testes e faça uso de métricas para saber quais ações estão dando certo e quais estão falhando.

E esse é mais um diferencial do marketing digital: a possibilidade de saber como anda a relação do público com o seu conteúdo, quantas pessoas estão sendo atingidas, quantos cliques estão sendo feitos e quantos usuários estão lendo o seu conteúdo.

Se nada disso resultar em novas vendas, é hora de mudar as atividades e apostar em novas campanhas.

Fique atento às regras do Código de Ética

Na área da saúde, algumas regras devem ser seguidas, para evitar penalizações por parte do Conselho de Medicina. Um exemplo é o “antes” e “depois” dos procedimentos médicos, permanentemente proibido, nem por meio de uma balança médica digital, por exemplo.

Outra indicação a ser feita é não colocar o preço e as formas de pagamento diretamente nos anúncios ou publicações do seu serviço. Ao invés, invista na promoção de conteúdo relevante e de qualidade para atingir o público desejado.

Sempre se mantenha atento com a veracidade dos seus conteúdos. Afinal, estamos falando da ciência e da saúde, um assunto que não pode ser divulgado de forma alguma com informações falsas, para não prejudicar o paciente nem a empresa.

Por último, não use fotos de pacientes em suas campanhas. Aproveite os bancos de imagens gratuitos disponíveis pela internet para ilustrar o conteúdo das suas postagens.

Marketing Digital na sua empresa de saúde!

Depois do nosso artigo explicativo sobre marketing digital voltado para empresas de saúde, você já pode começar a estudar, planejar e aplicar os conhecimentos na prática do seu negócio.

As técnicas podem ser apreendidas por profissionais de diversas áreas, desde vendedores de solda tig inox até mesmo, é claro, profissionais da saúde, como são os colaboradores da sua empresa.

A partir da promoção de conteúdo relevante e de qualidade, com a união do relacionamento das redes sociais e a melhoria constante da sua estratégia como um todo, a sua empresa de saúde tende a crescer e se estabelecer dentro da área.

Dessa forma, é só reunir a equipe de marketing e publicidade, levantar dados e colocar a mão na massa no seu plano de marketing digital.

Deixe o seu comentário