Alimentação Saudável

Alimentação saudável: Quais hábitos que impactam a sua saúde

08/02/2023
424 Views

Você com certeza sabe que há diversos hábitos, presentes em nossa rotina, que afetam direta ou indiretamente o nosso corpo. Ter uma alimentação saudável é um destes fatores, sendo, na verdade, um destaque dentre os mais importantes, que impactam a sua saúde.

Confira agora o que são hábitos saudáveis, responsáveis por trazerem melhorias na sua qualidade de vida e confira como estes fatores influenciam você e seu corpo da melhor maneira possível.

Ademais, confira o básico sobre alimentação saudável e entenda quais são os impactos positivos de adotá-la na sua rotina o quanto antes, de maneira correta.

Seja você um estudante ou um responsável por uma empresa que realiza manutenção de máquinas CNC, ter hábitos saudáveis pode melhorar a sua qualidade de vida e, por isso, atente-se a tudo que será dito adiante.

Hábitos saudáveis

Antes de mais nada, precisamos definir um conceito importante, afinal, o que são hábitos saudáveis?

Por definição do dicionário, o termo “hábito” se refere a “maneira usual de ser, fazer, sentir; costume…” ou então “maneira permanente ou frequente de comportar-se”. Ou seja, dizemos que um hábito é tudo aquilo que se repete regularmente, em uma rotina, no dia a dia.

Um colaborador de uma empresa que vende eletrodo para solda inox, por exemplo, pode ter, dentro e fora de seu ambiente de trabalho, diversos hábitos específicos, ações que estão presentes em sua rotina de maneira praticamente inconsciente, feitas naturalmente,

Já o termo saudável é definido como “(algo) que é bom para a saúde”. Ou seja, dizemos que é saudável tudo aquilo que tem impactos positivos na manutenção da vida, mantendo o necessário para ela continuar, da melhor maneira possível.

Podemos dizer que filtros ecológicos, por exemplo, são itens altamente saudáveis uma vez que tratam a água para consumo humano e colaboram com o meio ambiente na forma que operam e também que são produzidos.

Agora, quando pensamos em um hábito saudável, basta unirmos as duas definições.

Ou seja, hábitos saudáveis são ações realizadas rotineiramente, de forma frequente em determinados períodos de tempo e que têm impactos positivos na saúde de seus praticantes.

Note que não basta ter ações consideradas saudáveis, é necessário adotá-las em uma rotina, de forma que elas se tornem hábitos e passem a ser realizadas no dia a dia de forma natural.

Exemplos de hábitos saudáveis

Para facilitar o entendimento sobre a definição do termo, confira uma lista de exemplos de ações que podem ser consideradas hábitos saudáveis quando realizadas corriqueiramente. Algumas das principais são:

  • Ter o sono regulado;
  • Beber as quantidades corretas de água;
  • Ter hobbies que te façam bem;
  • Fazer atividades e exercícios físicos;
  • Ter rotinas saudáveis de trabalho;
  • Tomar sol durante determinados períodos do dia;
  • Alimentar-se corretamente.

O último item da lista será em breve detalhado, de qualquer forma, seja você um profissional autônomo ou um fornecedor de arame solda MIG, por exemplo, adotar esses hábitos no seu dia a dia pode lhe trazer uma série de benefícios.

Benefícios de ter hábitos saudáveis

Dentre os principais benefícios de ter hábitos saudáveis, principalmente os listados acima, podemos citar:

  • Melhor condicionamento físico;
  • Melhora no humor;
  • Prevenção de doenças e lesões;
  • Mais disposição para realização de tarefas;
  • Funcionamento fisiológico do corpo melhorado;
  • Melhor rendimento profissional.

Portanto, se você é um profissional responsável por definir preço projeto SPDA, ou atuante de qualquer outra área do mercado, adotar hábitos saudáveis pode trazer benefícios listados anteriormente para a sua vida, incluindo um desempenho melhor no trabalho.

Alimentação saudável

Agora, iremos falar mais sobre um hábito em específico que tem impactos altamente relevantes em nossa saúde, a alimentação. Afinal, quais hábitos alimentares podem nos impactar? É importante manter uma boa alimentação?

Como fizemos anteriormente, iniciamos pela definição do termo. Dizemos que uma alimentação saudável é aquela que ajuda a manter ou a aprimorar a sua saúde, ou seja, tem  impactos positivos na manutenção da vida e na melhora de sua qualidade.

Também podemos chegar a outro termo extremamente importante, os hábitos alimentares. Para entendê-lo, basta relacionar as duas palavras e podemos concluir que são ações rotineiras relacionadas com sua alimentação.

É de extrema importância manter os melhores hábitos alimentares possíveis, que tenham impactos positivos na sua saúde, tanto para estudantes quanto para colaboradores de uma fabrica de espelho camarim, por exemplo.

Hábitos alimentares que impactam sua saúde

Confira agora alguns dos principais hábitos alimentares que podem ter impactos na sua saúde, no aprimoramento e manutenção de uma melhor qualidade de vida.

Hidratação

O primeiro fator que pode não parecer, mas é considerado alimentar, e impacta diretamente a nossa saúde é a hidratação. É essencial manter o nosso corpo sempre hidratado, comendo os alimentos corretos, mas principalmente bebendo bastante água.

Não há uma regra universal que dita quanto de água precisamos beber, pessoas com peso corporal e idade diferentes apresentarão variações na quantia necessária durante o dia.

De maneira bem simplificada, podemos dizer que você deve beber aproximadamente 35 ml de água por quilograma de peso. Faça o cálculo e pesquise outros fatores que podem influenciar estes números e beba água regularmente, todos os dias.

Frequência

Outro fator essencial, que determina seus hábitos alimentares e influencia sua saúde é a frequência com que você come. De maneira também simplificada é recomendado que você faça de cinco a seis refeições em um dia, sendo elas:

  • Café da manhã;
  • Lanche;
  • Almoço;
  • Lanche da tarde;
  • Jantar;
  • Ceia.

O número de refeições também pode variar de pessoa para pessoa e, se for possível consultar um médico nutricionista, é extremamente recomendado.

Qualidade dos alimentos

Por fim, outro fator com influência direta e extremamente relevante é a qualidade dos alimentos. Comer alimentos naturais, integrais, frutas, legumes, vegetais e tudo da melhor qualidade possível é essencial para manter uma rotina alimentar saudável.

Evite os ultraprocessados, além de alimentos com excesso de sal e açúcar, que podem ser extremamente prejudiciais à sua saúde.

Independentemente do seu ramo de atuação, seja imobiliário, financeiro, de segurança ou até mesmo em uma empresa de locação de bomba de infusão, os 3 fatores acima são vitais e você deve se atentar a eles quando pensa em seus hábitos alimentares.

Dicas para conseguir manter uma alimentação saudável

Confira agora algumas das principais dicas, que podem ser extremamente valiosas para conseguir manter uma alimentação saudável, que trará vários benefícios.

Coma no ritmo correto

A primeira dica diz respeito ao ritmo em que consumimos os alimentos. É contraindicado comer rapidamente, qualquer que seja a sua refeição. Caso você coma muito rápido, sua digestão será prejudicada e a sensação de saciedade pode não ser atingida corretamente.

Por isso, alimente-se devagar, mastigando bem o alimento e evite aparelhos como televisores, computadores e celulares durante as refeições, foque na comida.

Coma fibras com frequência

A segunda dica também tem muito valor e diz respeito às fibras, afinal, elas são extremamente nutritivas e responsáveis por saciar a fome.

Por isso, é recomendado que você coma verduras e legumes, que compõem saladas e são excelentes fontes de fibra, antes do prato principal, para evitar consumos exagerados, comendo somente o necessário.

Evite bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas não são nada nutritivas para o seu corpo, além de serem extremamente calóricas. Ademais, o consumo excessivo de álcool pode trazer complicações, como problemas em seu fígado.

Por isso, sempre que possível, evite bebidas alcoólicas e de forma alguma transforme seu consumo em um hábito alimentar diário.

Não fique muito tempo sem comer

Esta dica tem relação direta com o tópico da frequência alimentar. É extremamente contra indicado que você fique muito tempo sem se alimentar, afinal, isto pode desencadear em alguns problemas.

Uma das principais preocupações é que, quando pulamos alguma refeição, a tendência é “compensar” na seguinte, comendo mais do que o necessário e isto pode ser extremamente prejudicial para o nosso sistema digestivo.

Ainda há outros problemas em não se alimentar por longos períodos, como situações de quedas de pressão e hipoglicemia, que são extremamente perigosas.

Lembre-se da hidratação e qualidade dos alimentos

Por fim, atente-se sempre a manter-se hidratado, bebendo a quantidade correta de água durante o dia. Você pode, por exemplo, colocar lembretes em seu celular para não se esquecer de beber água, afinal, não é recomendado tomá-la apenas quando você sente sede.

E, claro, lembre-se de consumir alimentos de qualidade, como itens integrais, orgânicos, com baixos níveis de sal e açúcar. Tente trocar aquele doce de sobremesa por uma saborosa fruta, enquanto aproveita seu sistema de som ambiente residencial, por exemplo.

Benefícios de manter uma alimentação saudável

Por fim, devemos pensar em alguns dos principais benefícios de se manter a melhor alimentação possível, considerada saudável. Podemos dizer que manter os hábitos alimentares corretos, dentre outras coisas, gera:

  • Mais energia para o seu dia a dia;
  • Sistema imunológico mais eficiente;
  • Manutenção do peso ideal para seu corpo;
  • Menor chance de adquirir doenças crônicas (como hipertensão e diabetes);
  • Melhor desenvolvimento (pensando em crianças e adolescentes);
  • Mais concentração na sua rotina;
  • Melhor produção hormonal;
  • Sono regular.

Em conclusão, é imprescindível manter hábitos saudáveis para aumentar a sua qualidade de vida e a alimentação é um dos fatores mais importantes quando pensamos em uma rotina que prioriza aprimorar e manter sua saúde a melhor possível.

Deixe o seu comentário