higiene bucal

Saúde bucal em tempos de quarentena: saiba como manter os dentes saudáveis

11/05/2020
15 Views

O cuidado com a saúde bucal é essencial, para a estética e para a qualidade de vida. Mesmo diante da quarentena, não devemos de maneira nenhuma relaxar com os hábitos de higiene bucal, uma vez que a boca é uma das principais vias de contágio.

Realizar a higiene bucal de forma correta, juntamente do uso do fio dental, escovação dos dentes, tecidos moles e língua ajudam a reduzir a quantidade de patógenos infecciosos.

Cuidados que se deve ter durante a quarentena

Todos sabemos que uma das formas de contágio do Covid-19 acontece pela difusão de gotículas de saliva, por isso, é essencial conservar a boca e a garganta livres dos patógenos. Se alguém na sua casa estiver com sintomas ou suspeita de infecção, o uso da pasta de dente, sabonete e toalha de rosto precisa ser individualizado.

Dessa maneira, também se indica não deixar as escovas de dentes no mesmo recinto. Antes de fazer a higiene bucal, é necessário sempre lavar as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos.

Nossas mãos sempre estão em contato com vários materiais que podem ser contaminados. Tocar nessas superfícies e levar as mãos à boca, nariz ou olhos aumenta o risco de contrair o vírus. Lavar as mãos anteriormente da escovação e usar o fio dental é uma forma de precaução.

As mãos estão sempre em contato com todo tipo de superfície e é um dos meios de transmissão do vírus. A escova de dente é uma fonte de diversas bactérias e fazer sua limpeza evita a proliferação dessas doenças.

Se possível, limpar o cabo pelo menos duas vezes na semana com álcool e, para higienizar as cerdas, uma boa dica são as pastilhas efervescentes usadas para limpeza de contenções e próteses em geral ou enxaguante bucal.

Aliado a isso, continua valendo o preceito de trocar a escova de dente a cada três meses e se mostrar qualquer suspeita, ela deve ser trocada assim que for confirmado que a pessoa está livre do vírus.

O significado da quarentena é o distanciamento ou isolamento social, onde o contato físico deve ser evitado ao máximo. Sabemos que um dos principais transmissores do coronavírus é a boca, logo por mais custoso que possa parecer, evitar beijos e abraços é importante.

É recomendável também que o casal durma até em camas separadas caso qualquer um dos dois apresente os sintomas. Dessa maneira, se evita a crescimento do vírus e garante um lar seguro para todos.

LEIA TAMBÉM: Como é feito um Implante dentário?

As clínicas odontológicas estão todas fechadas?

Devido às recomendações de quarentena, alguns consultórios estão priorizando os atendimentos de urgência, conforme orientado pelo Conselho Federal de Odontologia, Ministério da Saúde e Anvisa.

Alguns dos procedimentos que se encaixam como urgência são quebra de dentes, dores constantes e sangramentos.

Devendo ir ao dentista apenas em caso de urgência. Já os tratamentos com propósito de estética, procedimentos ortodônticos que não envolvam traumas, restauração de dentes assintomáticos, bem como cirurgias eletivas para extração de dentes ou inspeção da periodontite, devem estar suspensos e só retomados depois das recomendações do profissional.

Quais as medidas tomadas pelas clínicas odontológicas?

Em casos de atendimento de emergência para impedir o crescimento do coronavírus as clínicas devem prosseguir à risca as normas de biossegurança.

Evitando cumprimentos como beijos ou apertos de mão, assim também higienizando frequentemente as mãos, higienizando antes e depois de cada atendimento.

Outro procedimento a ser seguido é a esterilização e limpeza dos instrumentos seguindo os procedimentos do manuseio e ter uma cautela redobrado com o manuseio de modelos e moldes para efetiva desinfecção.

Vale reforçar que, quanto mais aderirmos às medidas de precaução e contenção, mais velozmente passaremos por esse momento de pandemia e assim como toda a população os profissionais de saúde bucal também estão enfrentando estes tempos difíceis.

Escolhendo um dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de seu sorriso, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações.

Por mais que você deseja mudar o sorriso em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento ortodôntico precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

As franquias de Clínicas Odontológicas trazem um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

Deixe o seu comentário