Wellness

Wellness : tendência de estilo de vida

Entenda o que é essa tendência que cresce a cada dia e como ela pode deixar sua vida muito melhor

Você já ouviu falar sobre wellness? Esse termo em inglês, que significa bem-estar, traz consigo uma definição bem mais ampla e completa do que a tradução da palavra pode denotar.

O número de adeptos – e interessados – pelo wellness cresce a cada dia e deve se manter assim por muito tempo, já que os benefícios proporcionados por essa escolha são capazes de melhorar consideravelmente a vida de uma pessoa em praticamente todos os seus aspectos.

Entenda melhor o que está compreendido nesse mundo do bem-estar, quais são as áreas em que ele atua e como pode lhe ajudar em seu dia a dia.

O que é wellness?

É um processo ativo de tornar-se consciente e tomar decisões com o objetivo de ter uma vida saudável, completa e realizada. Muito além de estar livre de doenças e problemas, é um processo dinâmico de mudança e crescimento que pode ser seguido por todas as pessoas, independentemente de idade, condição financeira ou qualquer outro critério.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.

Já na opinião do National Wellness Institute (Instituto Nacional do Bem-Estar, que existe há mais de 40 anos), é um processo consciente, auto-dirigido e evolutivo para que seja possível alcançar todo o potencial.

O viés da explicação pode variar um pouco, mas percebe-se que a definição de wellness é uma vida saudável em todos os aspectos, o que resulta em uma experiência diária simplesmente incomparável.

De acordo com o Global Wellness Institute, o mercado mundial de bem-estar chegou ao valor de US$ 3,7 trilhões em 2015, equivalente a mais de US$ 10 bilhões por dia, número que chama muito a atenção.

O “2018 Wellness Trends”, da mesma entidade, aponta que empresas com um alto nível de felicidade apresentam um aumento de 37% nas vendas, 31% na produtividade, 300% na inovação e 10% na satisfação dos clientes, ou seja, seus benefícios podem ser sentidos até mesmo no mundo comercial.

Quais são as áreas do wellness?

Depois de perceber, através de números e estatísticas, o quão poderoso é esse conceito, é importante entender as 8 dimensões do bem-estar, que são as seguintes:

– Bem-estar emocional: relacionado à compreensão dos sentimentos e ao ato de lidar de maneira eficiente com o stress. Deve-se prestar atenção ao cuidado próprio, relaxamento, redução do nervosismo e desenvolvimento de recursos internos para poder aprender e crescer com cada experiência.

– Bem-estar ambiental: inspira a viver um estilo de vida que respeita o que está ao redor. Esse reino encoraja a viver em harmonia com a Terra ao desempenhar ações que possam protegê-la. Todos podem fortalecer sua consciência ambiental ao prestar mais atenção ao meio ambiente e em suas necessidades.

– Bem-estar financeiro: envolve o processo de aprender como gerenciar com sucesso as despesas financeiras. O dinheiro possui um papel muito importante na vida, e não ter o suficiente (através de seu uso inadequado) pode impactar a saúde tanto quanto o desempenho acadêmico. O stress financeiro é comumente considerado como uma fonte de ansiedade, exaustão e medo para as pessoas.

– Bem-estar intelectual: relacionado à presença de uma mente aberta ao encontro de novas ideias, bem como à continuidade de expansão dos conhecimentos. Tem papel fundamental em uma participação escolar, cultural e comunitária ativa.

– Bem-estar ocupacional: diz respeito a aproveitar seus esforços ocupacionais e apreciar suas contribuições. Essa dimensão do bem-estar convida as pessoas a terem mais satisfação pessoal e enriquecimento na vida através do trabalho.

– Bem-estar físico: relacionado à manutenção de um corpo saudável e que procura por cuidados quando necessário. Está estritamente relacionado à prática de exercícios, boa alimentação e sono equilibrado, além de se manter sempre atento aos sinais de doenças e procurar por profissionais da área da saúde sempre que preciso.

– Bem-estar social: ajuda a desempenhar papéis sociais de maneira eficiente e confortável, o que cria uma poderosa rede de suporte. Essa dimensão permite não apenas se relacionar melhor com os outros, mas também ajuda nos relacionamentos amorosos.

– Bem-estar espiritual: permite desenvolver um conjunto de valores que ajuda a procurar por um significado e um propósito na vida. A espiritualidade pode ser representada de muitas maneiras, como relaxamento ou religião. Estar bem espiritualmente é sinônimo de conhecer os recursos que podem ser usados para lidar com o que acontecer na vida cotidiana.

Como melhorar o bem estar nas mais variadas áreas?

A palavra-chave quando se fala sobre isso é persistência. Afinal de contas, são 8 áreas da vida, diferentes, embora correlatas, ou seja, o que acontece em uma pode influenciar diretamente na outra.

Cada dimensão do wellness precisa ser exercitada diariamente para que se encontre o equilíbrio necessário para levar uma vida saudável. Certas pessoas têm mais facilidade com determinadas áreas do que outras, mas isso faz parte do processo.

Também é interessante observar que algumas dimensões, como físico, emocional, espiritual, financeiro e intelectual, podem ser consideradas como mais introspectivas, ao passo que social, ocupacional e ambiental demandam a interação com outras pessoas, atividades, comportamentos e situações.

É preciso ter paciência e perseverança, já que o processo é contínuo e progressivo, mas é certo que vale muito a pena investir no desenvolvimento das áreas do bem-estar, o que é capaz de tornar sua vida ainda melhor.

Busque crescer em cada dimensão do wellness!

Manter um alto nível de bem-estar é crucial para viver uma vida melhor, já que tudo o que fazemos e as emoções que sentimos se relacionam com o conceito de wellness, e a recíproca também é verdadeira, o que forma um círculo vicioso.

Quem adota ações, atitudes e comportamentos em prol do bem-estar pode ter menores níveis de stress, diminuir as chances da ocorrência de doenças e assegurar interações mais positivas com os acontecimentos da vida, ou seja, o processo é totalmente vantajoso.

Busque atividades que possam desenvolver suas dimensões do bem-estar, como meditação para o espiritual, estudo para o intelectual, academia terceira idade ou de outras faixas etárias para o físico e tudo o que tenha potencial de lhe fazer bem. Assim, você poderá se tornar o mais novo adepto do wellness e comprovar todos os seus benefícios!


Wellness : tendência de estilo de vida

Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário