autoestima

Como a autoestima reflete no trabalho e na produtividade

Cuidar da saúde mental é uma das coisas mais importantes para quem deseja ter uma boa qualidade de vida, bem-estar e uma carreira sólida, e a autoestima no trabalho está muito ligada a isso.

Visto que uma boa autoestima faz toda a diferença na sua produtividade. Falar sobre isso acaba gerando um grande debate em torno de autoimagem, autocobrança e produtividade, o que pode aumentar a ansiedade de algumas pessoas e fazê-las se sentirem mal.

Portanto, queremos abordar sobre a autoestima de uma maneira leve e fluída para que se entenda que ela não é uma frescura, mas um pilar fundamental para a produtividade e bem-estar.

O que é autoestima?

Para começo de conversa, vamos conceituar o termo autoestima, pois muitas pessoas pensam que uma boa autoestima está apenas ligada a sua autoimagem e beleza, mas ela vai muito além disso.

A autoestima nada mais é do que a satisfação e alegria em ser você, é saber quais são as suas qualidades e defeitos e entender que nenhum deles é o responsável pela sua essência e valor.

Uma pessoa com uma boa autoestima é aquela que sabe quais são os seus valores e limites, que reconhece o que faz bem e mal para ela, e com isso, toma decisões de forma assertiva.

Claro que ter uma boa aparência física também é importante, se olhar no espelho e gostar do que vê é essencial para uma boa autoestima, mas entender que seu valor e beleza vai além daquilo que o espelho mostra é ainda mais crucial.

Uma baixa autoestima pode trazer muitos problemas para as pessoas e colocar em risco os seus relacionamentos e produtividade, seja um profissional de pirômetro digital ou uma professora particular.

Muitos ainda pensam que só as mulheres sofrem com a baixa autoestima, isso devido ao estereótipo imposto pela sociedade, no qual as mulheres devem se preocupar com a sua aparência e estarem sempre arrumadas.

Mas, o número de homens que sofrem com isso também é gigante, porém, eles não demonstram tanto esse sentimento devido, também, a outro estereótipo imposto pela sociedade, que não permite a vulnerabilidade e tristeza de um homem.

Homem ou mulher, todos querem uma boa qualidade de vida, bem-estar, felicidade, se sentir bem ao se olharem no espelho e ao realizarem uma tarefa que lhe foi designada.

Por isso, o que vem a seguir é destinado para ambos, pois o nosso objetivo aqui é te ajudar a enxergar de uma outra maneira e construir uma carreira e vida mais leve e feliz.

Características de uma pessoa com baixa autoestima

O primeiro passo para o processo do aumento da sua autoestima, é reconhecer que ela está baixa, e para isso, existem algumas características que podem te ajudar.

É necessário que você preste bastante atenção nos próximos tópicos, assim como prestaria a uma hidroginástica zona norte, pois existem algumas características que talvez nem saiba que existam.

Pessimismo

Uma pessoa pessimista é aquela que sempre vê o lado negativo das coisas e antes mesmo de começar algo novo, já declara fracasso e derrota sem nem ao menos tentar realizar a atividade.

Vamos imaginar que você trabalhe em uma rede de vending machine comodato e daqui a dois dias a marca fará o lançamento de um novo produto, imediatamente você já imagina todas as coisas que podem dar errado e acha que o lançamento será um fracasso.

Esse tipo de pensamento pode estar ligado a sua baixa autoestima por te fazer pensar que não fez o bastante, e por isso, tudo dará errado.

Muita autocobrança

É normal que dentro de um ambiente corporativo, você se cobre por resultados e pela produção de um bom trabalho, mas quando essa cobrança começa a crescer e não para, ela afeta diretamente a sua autoestima.

Por exemplo, você é um profissional de marketing e criou uma campanha de divulgação de bermuda para andar de bicicleta, a campanha foi um sucesso, mas você percebeu que poderia ter feito algo diferente para obter um resultado ainda maior.

Essa cobrança sendo constante, te impede de comemorar as vitórias e conquistas que surgem no seu caminho, a longo prazo, isso pode gerar um quadro de ansiedade e depressão.

Isolamento

Uma pessoa com uma baixa autoestima tende a se isolar quando algo de ruim acontece, isso porque ela tem medo de se abrir com alguém e prefere ficar sozinha. Isso por um lado é bom, mas pode acabar piorando a situação.

Ter amigos com quem contar é extremamente importante para o trabalho e para a vida, um amigo pode te ajudar a encontrar uma rede de limpeza de injeção eletronica preço e também, te ouvir quando estiver passando por um momento difícil.

Por isso, tente não se isolar todas as vezes em que sentir que a sua autoestima está baixa, converse com um colega de trabalho ou companheiro, colocar esse sentimento para fora já será um grande passo no seu processo de melhora.

Existem diversos outros sintomas relacionados à baixa autoestima, mas esse são os mais comuns dentro do universo corporativo, e que podem interferir na produtividade de um profissional.

Consequências da baixa autoestima no seu trabalho

A baixa autoestima traz diversas consequências e problemas para a vida das pessoas que não procuram ajuda, e algumas dessas consequências dentro do âmbito profissional podem ser:

Dificuldade com prazos e demandas

Um profissional com a autoestima afetada pode se sentir inferior se comparado com seus colegas de trabalho, e isso coloca em risco a sua produtividade, prejudicando seu desempenho e atrasando entregas importantes.

Vamos imaginar que um profissional que trabalha com a venda de areia de quartzo para piscina precisa entregar três relatórios até o fim do expediente, mas com a autoestima abalada, ele acaba passando o dia disperso e com pensamentos negativos sobre si mesmo.

Isso interfere diretamente na sua produção e acaba fazendo os gestores e líderes pensarem que ele não fez a tarefa por má vontade, e isso acaba colocando em risco até mesmo o seu emprego.

Estagnação e falta de ânimo

Um profissional com uma baixa autoestima acredita tanto no seu fracasso e na sua incapacidade, que não aceita novos desafios e acaba ficando estagnado no mesmo lugar ou posição, pois tem medo de tentar algo novo.

Um vendedor interfone com camera para condominio, por exemplo, pode não se candidatar a uma vaga de gerente na empresa por medo de não passar e por achar que não possui capacidade suficiente para chegar naquele cargo.

Depressão e ansiedade

Não é todos os dias que nos sentimos bem e felizes com nós mesmos, e tudo bem.

Mas, quando a nossa visão sobre nós é negativa e pessimista na maior parte do tempo, isso pode não só ser um sinal de baixa autoestima, mas de algo ainda mais grave.

A depressão e a ansiedade são transtornos que vem tirando a felicidade e bem-estar de milhões de pessoas no mundo, e infelizmente, grande parte desses casos provém de uma baixa autoestima que não foi tratada anteriormente.

Por isso, localizando os sinais de baixa autoestima em você, não exite em procurar ajuda e tratamento, isso é uma prova de autocuidado e amor próprio.

Dicas para tratar a baixa autoestima

Assim como um problema físico consegue ser tratado e curado junto a um médico especialista, a baixa autoestima não é um bicho de sete cabeças e possui os seus meios de tratamento e cura.

Sendo assim, selecionamos abaixo alguns deles para você.

Faça terapia

A terapia, durante muito tempo, foi associada a pessoas loucas ou que possuíam um transtorno mental mais grave, tudo isso devido a falta de debates sobre a saúde mental e a ideia de que depressão e ansiedade não existiam, eram frescuras.

Felizmente, isso mudou e continua mudando, a terapia é muito mais do que uma simples consulta, é um espaço onde você pode ser 100% você, com todas as suas dores, medos, receios, ideias e sentimentos.

E com um terapeuta que você irá entender os motivos pelos quais a sua autoestima pode estar tão abalada e o que fazer para melhorar essa situação.

Entenda que não é só a sua opinião que importa

Uma pessoa com uma baixa autoestima acredita que somente a sua opinião sobre ela mesma é que importa, por mais que o resultado tenha sido ótimo, nunca será o suficiente para ela.

Se ela fez um relatório de câmara fria pequena para carnes para o seu chefe e ele elogiou o trabalho, ela irá achar erros e se martirizar pensando que poderia ter feito um trabalho melhor.

Por isso, quando algo assim acontecer lembre-se que nem tudo o que você pensa sobre si mesmo é um fato absoluto.

Cuide da sua saúde física

Existem diversos estudos que comprovam como uma boa saúde física interfere diretamente na saúde mental das pessoas, na sua disposição, produtividade e na forma como elas se enxergam.

Por isso, você pode separar alguns minutinhos do seu dia para realizar um exercício físico ou criar um novo hábito para a sua saúde, como:

  • Correr;
  • Caminhar;
  • Fazer musculação;
  • Yoga ou pilates;
  • Beber bastante água;
  • Evitar alimentando que não fazem bem à saúde;
  • Comer mais frutas;

Tudo isso acaba trazendo mais leveza para a sua vida e te ajuda a se enxergar de uma outra maneira, aumentando a sua autoestima e melhorando a sua qualidade de vida.

Considerações finais

Assim como cuidar da sua saúde física é extremamente importante, cuidar do que se passa na sua mente e no seu coração também é.

Uma pessoa com uma boa autoestima entende que nem tudo o que ela deseja acontece, mas vive em paz e alegre por saber que fez, e faz o seu melhor para chegar onde deseja.

2 Comentários

  1. Olá Quem vê.com. Ótimo conteúdo.

    • Obrigado pelo comentário sobre Autoestima no Trabalho!

Deixe o seu comentário