O homem e o fantasma do envelhecimento

O homem e o fantasma do envelhecimento

07/07/2017
172 Visualizações

Especialista fala sobre o problema que abala a masculinidade da maioria dos homens

Os homens parecem realmente preparados para lidar com qualquer tipo de situação, seja um pneu furado, uma barata voadora ou uma dificuldade no trabalho. Porém, é claro que o sexo oposto tem lá suas preocupações. Pois é, naturalmente, a vida prega peças de tempos em tempos e entre essas peças, uma das principais é o medo de envelhecer.

Tudo ou quase tudo na vida do homem, gira em torno de sua vida sexual e o seu maior desafio é mantê-la ativa. Segundo a psicóloga Carla Ribeiro, com abordagem em sexualidade humana, “o homem não entende que há um declínio natural como o de qualquer ser humano e que suas funções sexuais ficam um pouco diferentes. Quando a libido do homem começa a diminuir e o desempenho sexual já não funcionam mais tão bem como antes, é muito comum que em certo momento passem a se preocupar com futuras mudanças com relação ao sexo”, explica.

Inacreditavelmente, a perspectiva de impotência é ainda mais assustadora para os homens do que o câncer ou a morte em si. Carla ressalta que “ao contrário das mulheres, que costumam frequentar os consultórios médicos, os homens correm dessas visitas periódicas, ainda que estejam com algum sintoma incomum. Nesse ponto, os homens seguem a máxima de ‘o que os olhos não vêem, o coração não sente’, e preferem a ignorância à consciência de algum problema grave”.

Carla Ribeiro ainda conta que homens a partir dos 40 anos, já possuem vida profissional e familiar estabilizadas, portanto passam a ter mais tempo para prestar atenção em suas funções físicas, conhecendo melhor o corpo. “Por isso é essencial que haja maturidade para lidar com as mudanças e naturalmente, a mulher pode ajudar seu parceiro a diminuir seus medos e inseguranças. Cultivar a cumplicidade entre o casal é importante para até mesmo renovar a vida sexual”, aconselha.

Para os homens maduros, o medo é de não manter o vigor sexual . Esse temor, também, está relacionado ao ego do homem: saber se está com o desempenho sexual sem nenhum problema. “Por isso, em muitos casos, o homem busca relacionamentos com mulheres mais novas porque acham que irão se desempenhar melhor e qualquer problema de ordem sexual irá se resolver e ter bons resultados”. Mas nem sempre é a melhor a melhor solução, finaliza a especialista.

 


Serviço: Carla Ribeiro

Psicóloga Clínica e Hospitalar voltada para Saúde do Homem

caribeiro.psi@gmail.com

https://www.facebook.com/psicologacarlaribeiroRJ


O homem e o fantasma do envelhecimento

Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu Comentário