Botox

Botox ®: como usar a toxina a seu favor?

Conhecido popularmente como Botox ®, o nome refere-se à primeira marca a produzir a toxina botulínica para fins estéticos. A marca começou as atividades no Brasil em 1992 quando a substância foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), motivando que o tratamento estético ficasse conhecido por esse nome.

Atualmente, o Botox ® éum dos procedimentos estéticos não cirúrgicos mais realizados devido aos benefícios que proporciona aos pacientes. A substância é produzida a partir da bactéria Clostridium botulinum, que é responsável pela doença botulismo. A toxina botulínica usada na medicina, entretanto, passa por processos de purificação e é usada em doses que não colocam o paciente em risco.

A toxina botulínica industrializada usada para fins médicos e estéticos é a do subtipo A, sendo que existem também o B e o C.

Como o Botox ® age na pele do paciente?

O envelhecimento facial pode ser motivado por diversos fatores, como idade, exposição excessiva ao sol, consumo de álcool ou tabaco, má alimentação, predisposição genética, entre outros, mas o principal deles é a contração natural dos músculos que formam as linhas de expressão e as rugas.

Por exemplo, pessoas que sorriem muito tendem a ficar com a região ao redor da boca com vincos devido à contração da musculatura. O mesmo acontece na região dos olhos e da testa.

Dessa forma, a toxina botulínica e, consequentemente o Botox ®, atua justamente evitando que essas contrações musculares aconteçam para reduzir as linhas de expressão. A substância é um bloqueador neuromuscular, o que faz com que ela interrompa a transmissão dos estímulos dos neurônios para os músculos. Com isso a contração muscular pode ser parcial ou totalmente evitada.

A toxina funciona apenas no local no qual é aplicada, fazendo com que a definição dos pontos de aplicação seja fundamental para um resultado consistente do tratamento. O Botox ® é mais eficaz quando a aplicação acontece nas áreas de maior atividade muscular que formam as linhas de expressão, como:

• testa (região da fronte);
• espaçoentre as sobrancelhas (glabela);
• região logo acima das sobrancelhas e na lateral dos olhos;
• queixo (área do mento).

A aplicação deve ser realizada por um cirurgião plástico ou dermatologista qualificado, lembrando que profissionais não autorizados a realizar o procedimento não têm acesso à toxina verdadeira, pois o Botox® é uma substância controlada no país.

Como funciona a aplicação da toxina botulínica?

A toxina botulínica é comercializada em pó, sendo necessária a diluição da substância em soro fisiológico para que ela seja aplicada. Normalmente, os pontos de aplicação têm uma distância de 1,5cm entre eles, no entanto, o cirurgião plástico deve realizar o estudo da face da paciente para realizar a aplicação e obter um resultado mais natural.

A aplicação é praticamente indolor, podendo sendo usada uma anestesia tópica para suavizar o incomodo gerado. Há relatos de sensibilidade na região após a aplicação, entretanto, ela tem uma curta duração.

Devido ser um complexo proteico o Botox ® pode causar reações alérgicas, no entanto, essa ocorrência é rara e mais comum em pacientes que já possuem histórico de alergias. O tratamento não é indicado para gestantes ou mulheres que amamentam, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

O efeito do Botox ® é cumulativo, sendo que o tratamento pode reduzir as chances de surgimento das linhas de expressão. As aplicações são indicadas com cerca de seis meses de intervalo entre as sessões.

O uso do Botox ® contribui para amenizar as linhas de expressão, entretanto, o tratamento deve ser realizado por um cirurgião plástico de confiança com o objetivo de melhorar os resultados obtidos.


Botox ®: como usar a toxina a seu favor?

Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário