cuidados com a pele

Cuidados com a pele: não esqueça do protetor solar no inverno

Durante a estação mais seca do ano, a pele pode sofrer com ressecamento e falta de cuidados. Isso porque muitas pessoas deixam de usar o protetor solar no inverno acreditando que a ausência de sol faz com que o produto seja desnecessário.

Apesar do frio e do sol frequentemente entre nuvens, a radiação solar, que é a principal inimiga da pele, continua ativa nessa estação. Isso significa, portanto, que é necessário usar protetor solar no inverno independente de o clima estar seco, chuvoso, com ventos ou frio.

Qual a importância de cuidar da pele?

Apesar de ressaltar a importância do protetor solar no inverno, muitas pessoas abdicam do uso do produto mesmo durante o verão, pois não veem efeitos com o uso diário dele.De fato, o uso do protetor solar é um cuidado de longo prazo, não apresentando mudanças perceptíveis de um dia para o outro e nem mesmo de um mês para o outro, ainda que haja benefícios significativos pelo uso diário dessa proteção contra a radiação solar.

O cuidado com a pele vai fazer diferença principalmente no longo prazo, ajudando também a evitar o fotoenvelhecimento— que é responsável pela perda de colágeno que causa flacidez e aumenta a incidência de manchas, linhas de expressão e rugas.Portanto, a importância de cuidar da pele é principalmente envelhecer com menos insatisfações estéticas, mas também de saúde, pois o uso diário do protetor solar é a principal forma de prevenir o câncer de pele.

Por que usar protetor solar no inverno?

Sabendo que o protetor solar é importante para evitar o envelhecimento da pele, manchas, rugas e câncer de pele causados pela radiação solar, por que ele é necessário no inverno se nessa estação o sol pouco aparece?

A radiação solar é dividida em tipo A (UVA), tipo B (UVB) e tipo C (UVC), sendo que no verão elas são mais intensas. No inverno prevalece a radiação tipo A que, apesar de ter menor influência sobre o câncer de pele, age principalmente como fator de fotoenvelhecimento, causando os incômodos sinais na pele.Dessa forma, ao usar o protetor solar no inverno é possível reduzir a exposição da pele à radiação solar e minimizar os efeitos do envelhecimento no longo prazo.

Quais outros cuidados com a pele devem ser adotados?

Além de passar protetor solar no inverno de forma diária, existem outros cuidados que podem ser adotados visando melhorar a aparência e saúde da pele nessa estação, tais como:

  • Evitar banhos quentes, que ressecam a pele;
  • Associar o uso do protetor solar com um antioxidante, como a vitamina C;
  • Hidratar o rosto para evitar o ressecamento;
  • Ter uma rotina de limpeza, e nunca dormir de maquiagem.

Com esses cuidados associados ao uso do protetor solar no inverno e demais estações, é possível manter a pele mais firme, com cor uniforme e com menos rugas e linhas de expressão.

Qual a importância de procurar um dermatologista?

O dermatologista é o profissional mais qualificado para orientar quanto ao uso do protetor solar e demais cuidados que devem ser adotados com a pele, considerando as características específicas dela, como se é mais seca, oleosa ou mista.Além de orientar quanto a uma rotina de cuidados mais personalizada e eficaz, o dermatologista poderá avaliar tendências da pele, como acneica, ressecada.

O profissional também poderá prevenir a formação de dermatites, como rosácea e descascamento. Com base em uma avaliação detalhada e minuciosa, o profissional poderá indicar produtos específicos para o seu tipo de pele, além de orientar uma rotina de cuidados mais satisfatória, incluindo o uso do protetor solar no inverno e outras recomendações personalizadas.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário