trabalho

Recursos Humanos, saiba a importância da psicologia no trabalho

O ambiente organizacional de uma empresa, quaisquer que sejam as finalidades propostas, funcionam em sintonia quando a psicologia no trabalho é aplicada de maneira correta.

A relação entre as pessoas que trabalham em um mesmo local, mesmo que em setores diferentes, precisa contar com profissionais que estejam dispostos a entender e gerenciar os processos de trabalho, bem como possíveis conflitos que possam surgir.

O setor de Recursos Humanos assiste esses profissionais para que possam atuar em diversos aspectos no ambiente de trabalho.  Afinal, além de estarem aptos para a realização das tarefas, as empresas precisam acompanhar o bem-estar dos funcionários. 

Por isso a presença de profissionais da área de psicologia no ambiente laboral faz a diferença na saúde emocional e no próprio comportamento humano, contribuindo para o clima da organização.

É preciso lembrar que os funcionários passam boa parte do tempo dentro das empresas, às vezes até mais que em casa, e criar um bom clima se mostra fundamental para a qualidade de vida e produtividade.

Conflitos podem acontecer e isso precisa ser minimizado ao máximo, para não prejudicar a eficiência dos funcionários ou o andamento dos processos produtivos. Além disso, há a questão quanto ao respeito pessoal e tratativas mais humanizadas. 

Dessa forma, é possível entender o quanto os profissionais da área de psicologia são essenciais para manter o ambiente organizacional equilibrado e compreender questões que precisam ser melhor trabalhadas. 

Assim, as motivações se renovam cotidianamente, interferindo na produtividade de forma positiva.

O comportamento de cada indivíduo está associado a diferentes objetivos, que vão desde o corpo diretor até alcançar os colaboradores, mesmo os terceirizados, mas que estão inseridos dentro de um mesmo contexto de trabalho.

Sendo assim, o setor responsável pela psicologia no ambiente de trabalho precisa entender determinados comportamentos humanos, pois eles estão associados a:

  • Competências;
  • Expectativas;
  • Metas;
  • Valores;
  • Crenças;
  • Vivências.

A identificação dos anseios, dos medos, das frustrações e dos sucessos ajuda no acolhimento e na motivação, que deve ser demonstrado de formas diversas na rotina.

Essa seara abrange a saúde emocional, o bem-estar e a qualidade de vida, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Diferenças pontuais para bom funcionamento 

É preciso separar as responsabilidades e competências que recaem sobre a equipe de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas. Ambas são importantes para os processos recorrentes dentro da estrutura organizacional, mas com diferenças perceptíveis.

As ações propostas pelo setor de Recursos Humanos servem para que a administração sobre os funcionários esteja relacionada às práticas do dia a dia. O foco está no comportamento como um todo, visando todos os aspectos produtivos. 

Já a Gestão de Pessoas está relacionada ao comportamento individual de cada colaborador, proporcionando um estímulo para que as atividades sejam realizadas de maneira eficiente e com qualidade dentro de tratamentos mais personalizados, ou nichados.

Na prática, enquanto o pessoal de RH pode exigir do colaborador um curso de bombeiro civil em Cajamar, a equipe responsável pela Gestão de Pessoas pode oferecer um treinamento para que haja uma melhora significativa na vida profissional, beneficiando todos os envolvidos.

Contudo, essas definições e atribuições podem se diferenciar a cada empresa, visando os objetivos e atividades estabelecidas.

Dentro das competências centradas no setor de Recursos Humanos, estão a garantia para que as regras sejam cumpridas de forma devida, assim como assegurar que os setores da empresa trabalhem visando a qualidade, bem como os direitos dos funcionários.

Além disso, é responsável pela seleção de profissionais, e contínua contratação conforme a competência apresentada. 

Com isso, permite que a empresa esteja preparada para competir no mercado de forma eficiente, além de garantir um ambiente de trabalho agradável, atuando junto aos talentos para o desenvolvimento do negócio.

Quando se trata de Gestão de Pessoas, as funções mudam de maneira considerável. Os responsáveis devem proporcionar um ambiente criativo e disponibilizar ferramentas adequadas para os processos de trabalho.

A ambientação deve estimular ideias e o senso criativo dos funcionários. O foco é centrado em metas e resultados positivos, bem como a melhora dos ambientes, assim como o estabelecimento e gerenciamento de atividades e benefícios.

Para reter os talentos profissionais nos quadros da empresa, a oferta de benefícios como brinde personalizado para empresa promove funcionários mais satisfeitos e atentos à produtividade e o alcance de metas estabelecidas, sendo geridos por esse setor. 

Ambiente laboral é colaborativo e multidisciplinar

Vale reforçar que o trabalho em equipe é fundamental para todo e qualquer ambiente de trabalho. A colaboração entre os profissionais funciona como um estímulo para que todos possam alcançar as metas e objetivos propostos ao longo do tempo.

Por isso, a aplicação da psicologia em atividades que ativam o senso comum entre os colaboradores é primordial, e uma grande responsabilidade por parte do RH a partir da contratação. 

As pessoas demonstram aptidão para desenvolver um projeto eletrico industrial, porém pode ser necessário trabalhar a questão de direcionamento do trabalho, para que tudo seja realizado de maneira correta.

Portanto, a presença de uma equipe multidisciplinar é importante dentro do aspecto de colaboração entre os profissionais que atuam, por exemplo, dentro de um canteiro de obras. 

A necessidade da presença de diferentes profissionais, com pontos de vista técnico que podem ser conflitantes, precisam ser adequados para que todos cheguem a um consenso comum. 

Ou seja, para que tudo esteja construído de maneira adequada, com toda segurança possível.

No caso exemplificado, a instalação de um portão de alumínio de correr valor pode precisar ocupar um espaço para que seja complementado com um motor elétrico para automação residencial. 

Logo, os profissionais responsáveis por cada tarefa precisam chegar a um denominador comum para que tudo seja empregado de maneira correta e na ordem necessária, garantindo a construção de forma apropriada. 

Nesse ponto, a gestão de pessoas vai apontar a criatividade, as habilidades e as ferramentas próprias para a realização dos serviços. 

No fim, o ambiente de trabalho se torna mais harmônico, e a colaboração se mostra eficiente e a multidisciplinaridade torna o espaço mais produtivo.

Processo de rotina permite alterações gerenciáveis

A disponibilidade de ferramentas adequadas para os procedimentos de trabalho também se aplicam quando se trata de psicologia nos meios corporativos e empresariais. 

O Gerenciamento de Processos de Negócio pode ser empregado por meio de um BPM software preço de investimento que tem retorno quando a sistematização de processos fica mais acessível, ajudando na organização de informações.

Assim, quando é necessário tomar uma decisão importante sobre os procedimentos adotados, é possível gerenciar com uma visão mais abrangente.

A cultura organizacional de uma empresa deve ser trabalhada continuamente no aspecto da psicologia empresarial, pois é preciso lembrar que são seres humanos trabalhando a todo instante.

Qualquer pessoa pode apresentar problemas pontuais, ou mesmo conflitos internos que vão de encontro à visão e os valores estabelecidos como um caminho a ser trilhado. 

O uso do software em questões gerenciais ou administrativas pode direcionar às resoluções de conflitos, promovendo:

  • Aumento da produtividade;
  • Automação protocolar e de processos;
  • Clareza em etapas distintas;
  • Controle administrativo evidente;
  • Redução de custos.

Isso permite proporcionar o desenvolvimento individual e coletivo dentro das equipes de trabalho, promovendo um ambiente mais colaborativo, seguindo métodos empregados pela psicologia empresarial.

Orientação ajuda definição de plano de carreira

As empresas que identificam profissionais altamente capacitados e com possibilidades de crescimento profissional oferecem plano de carreira. Assim, a retenção de mão de obra qualificada é evidente e muito útil, para ambos os lados, mas pode demandar apoio psicológico.

No momento que um escritório que atende a área de vendas de consórcio de caminhão scania e conta com uma pessoa com habilidades naturais, é importante manter o profissional junto à equipe. 

Isso vale para qualquer área de atuação, pois sempre há cargos que podem ser ocupados por pessoas com experiência e treinadas dentro do próprio negócio, estimulando-os e reduzindo os custos do negócio, mas testes podem ser necessários e algumas mudanças também. 

A apresentação de novos desafios também é trabalhar com a psicologia visando a superação, o cumprimento de metas e alcance dos objetivos, alinhando e atuando junto a esses profissionais para uma melhor adequação e desenvolvimento.

Se um profissional trabalha em uma corretora de seguro para auto e consegue atender as vendas de acordo com as metas estabelecidas, isso pode ser reflexo do ambiente de trabalho e das ferramentas disponíveis, bem como do estímulo desse colaborador e suporte prestado. 

Todavia, há os treinamentos que são oferecidos pelas empresas, visando melhorar as habilidades e o conhecimento em áreas específicas da profissão, e que demonstram grande interesse em manter o profissional na equipe também se mostra fundamental. 

Isso se dá por conta, também, da concorrência, que pode estar visando aumentar o time e pode oferecer vantagens e benefícios que não fazem parte de um contrato.

A empresa faz parte da vida do funcionário

Quando um empregado realmente veste a camisa da empresa, ele está inserido em um papel importante, que é a representatividade profissional.

Da mesma forma, a empresa que emprega a visão e os valores para a sociedade, e aos clientes, de uma forma ampla, reflete o treinamento e compromisso que honra com os trabalhadores, diretos e indiretos.

Os objetivos traçados por uma pessoa que trabalha em uma assistência técnica de refrigeração peças e acessorios podem estar atrelados às metas estabelecidas pela empresa, em suas devidas proporções. 

Tudo isso deve ser trabalhado pela equipe responsável pela psicologia que atende os profissionais dentro do ambiente laboral. 

Uma vez que cada ente compreende a dependência entre um e outro, levando a um equilíbrio prontamente estabelecido que leva ao sucesso profissional e corporativo.

Deixe o seu comentário