mamoplastia de aumento

Quem pode fazer uma mamoplastia de aumento?

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia plástica que utiliza próteses de silicone para aumentar o volume dos seios, destacando-se como um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil. O procedimento também pode ser indicado para mulheres que desejam restaurar o volume mamário após amamentar ou perder bastante peso.

Embora esta seja uma cirurgia bastante segura, especialmente com o avanço da Medicina, a realização da mamoplastia não depende unicamente da vontade da paciente. Antes de mais nada, é preciso passar por uma avaliação criteriosa por parte do cirurgião plástico, que analisa não apenas a indicação do procedimento, mas as condições de saúde do indivíduo.

Quais são as indicações para a mamoplastia de aumento?

De maneira geral, a cirurgia para aumento dos seios é indicada para mulheres que possuem seios pequenos e se incomodam com a aparência deles. Além disso, pacientes que apresentam assimetria mamária, flacidez ou desproporção dos seios em relação ao restante do corpo podem se submeter à intervenção. O procedimento também pode ser associado a um lifting de mamas para um melhor resultado.

Vale lembrar que a mamoplastia é uma intervenção individualizada e, como tal deve respeitar não apenas as características da paciente, mas sua vontade. Isso significa que a cirurgia jamais deve ser feita para satisfazer outra pessoa que não seja a própria paciente, e nem para atender a um modelo de imagem ideal.

Além disso, a cirurgia de aumento das mamas é uma boa opção apenas se a mulher atender aos seguintes requisitos:

  • Estar fisicamente saudável;
  • Apresentar expectativas realistas e que podem ser alcançadas por meio da cirurgia;
  • Estar com os seios totalmente desenvolvidos;
  • Ter conhecimento de todos os cuidados necessários no período pós-cirúrgico.

Preparativos para a cirurgia

Para ter certeza de que a paciente está realmente apta a se submeter ao procedimento e ter uma recuperação saudável e completa, as consultas que antecedem a cirurgia são compostas por conversas detalhando o procedimento e realização de exames pré-operatórios. Entre os principais exames solicitados estão os de sangue e eletrocardiograma.

Também pode ser necessário tomar antibióticos profiláticos, suspender o consumo de cigarros e evitar tomar remédios que apresentam ação anticoagulante. Todas essas recomendações são passadas durante as consultas pré-operatórias e devem ser seguidas à risca para garantir o sucesso da mamoplastia e evitar possíveis complicações.

Recuperação cirúrgica

O tempo médio para recuperação total da cirurgia para aumento dos seios é de 1 mês, sendo que nas primeiras semanas a paciente pode apresentar desconfortos que devem desaparecer gradualmente. Alguns cuidados são necessários ao longo desse período, tais como evitar a prática de exercícios com os braços e não dormir de barriga para baixo.

Os primeiros resultados da mamoplastia de aumento podem ser notados logo após a realização da cirurgia, embora a aparência definitiva possa ser vista apenas dentro de 4 a 8 semanas. A cicatriz é praticamente imperceptível, geralmente ficando localizada na axila da paciente, na parte inferior da mama ou na aréola.

Para saber mais sobre a mamoplastia de aumento e descobrir se o procedimento é indicado para você, agende uma consulta com um cirurgião plástico de confiança.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário