SÍNDROME DE MAY-THURNER

Mulheres enfrentam a Síndrome de May-Thurner

Com o desenvolvimento das técnicas dos exames de imagem, uma doença até então considerada rara, passou a ser detectada com maior facilidade. Trata-se da Síndrome de May-Thurner, principal responsável pelo aparecimento das varizes pélvicas. Ela afeta pessoas de qualquer idade e sexo, mas as maiores vítimas são as mulheres, que correspondem a 72% dos casos.

A Síndrome acontece pela compressão da veia ilíaca esquerda pela artéria ilíaca direita, quando se cruzam na pelve. Ao longo do tempo, essa compressão pode ocasionar varizes pélvicas, varizes no membro inferior esquerdo e trombose venosa profunda.  Além da dor pélvica, os pacientes que possuem o problema apresentam edema no membro inferior esquerdo, varizes mais acentuadas na perna esquerda e muitas vezes trombose também. Sensação de peso e latejamento no lado esquerdo também são comuns.

O tratamento é realizado via endovascular, através da angioplastia venosa. Em ambiente hospitalar é realizada uma punção na coxa ou na virilha. Um fio guia e um cateter são introduzidos dentro da veia e é implantado um stent venoso – para que a veia mantenha-se aberta e se permita novamente a passagem do sangue.As mulheres que possuem a doença e pretendem engravidar, devem procurar um tratamento antes de iniciar a gestação.  O cuidado com o aumento de peso é importante e vale lembrar que o problema pode ser acentuado na gravidez por causa das alterações hormonais e aumento do volume de sangue no útero.

Os exames de ultrassonografia e ressonância magnética podem indicar um diagnóstico preciso.  Combater o sedentarismo e a obesidade praticando exercícios regularmente a fim de favorecer a circulação são algumas recomendações que amenizam o quadro.

Ricardo Brizzi – Angiologista e Cirurgião Vascular. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. É um dos Responsáveis pelo setor de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Badim, do Hospital Israelita e Hospital Norte D’Or.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário