Como aumentar a produtividade, conquistar e reter mais clientes

Como aumentar a produtividade, conquistar e reter mais clientes

28/06/2022
399 Views

A concorrência do mercado atualmente não é pouca. Dessa forma, acaba ficando cada vez mais difícil prosperar e conquistar mais clientes para seu empreendimento, que é uma das bases de qualquer companhia que quer crescer e se tornar referência no mercado.

Felizmente, atualmente, é possível encontrar no mercado diversas ferramentas e estratégias para conseguir driblar toda a concorrência e se destacar de alguma forma. 

Vale lembrar que uma das principais estratégias que pode ser desenvolvida em qualquer companhia, independentemente do ramo de atuação da mesma, é o relacionamento com o cliente e o estabelecimento de vínculos e laços afetivos, que justamente resultam na fidelização.

Confira algumas dicas sobre como saber mais a respeito de estratégias e ferramentas para aumentar a produtividade da sua companhia, conquistar e reter mais clientes, mesmo que não tenha condições de fazer especializações, por exemplo, um curso de empreendedorismo a distância.

Como aumentar a produtividade das vendas?

As vendas são parte importante de qualquer negócio. Isso porque, é justamente dessa parte que a companhia vai conseguir tirar o caixa necessário para se manter e realizar mais investimentos, em um movimento que consequentemente proporciona o crescimento da companhia. 

Por sua importância, existem diversas ferramentas e dicas estratégicas que podem te ajudar a levantar o número de vendas, assim como a especialização de gestão de pessoas a distância pode te ajudar a entender como tratar melhor os seus funcionários para que os mesmos sejam mais produtivos.

Veja a seguir algumas dicas de como fazer uma boa gestão de vendas e com isso conseguir aumentar o seu caixa. 

  1. Revise o planejamento de vendas

Para começar é importante salientar que um dos passos fundamentais para conseguir mais vendas é justamente estabelecer um planejamento, questão que além de ajudar a aumentar as vendas em si ainda contribui para o aumento da produtividade de sua equipe. 

Esse planejamento precisa revisar questões, como, por exemplo, quem é a sua persona e qual o perfil de seus clientes. Isso porque, os erros dessas definições podem acarretar em diversos problemas na estratégia de vendas como um todo. 

Além disso, o planejamento estratégico de vendas também deve conter metas e objetivos tanto da companhia como um todo, como de forma individual para cada funcionário. É necessário estabelecer métricas de monitoramento e normas a serem seguidas para manter um certo padrão de serviço e atendimento. 

Em suma, todos esses requisitos só têm a agregar para o aumento da produtividade da equipe de vendas, além de fortalecer a estratégia das áreas de comunicação e marketing, assim como acontece no desenvolvimento e gestão de startups.

  1. Invista em treinamento

Outro tópico muito importante é a formação e evolução de seus funcionários. Assim, é muito importante investir em treinamentos, não só para ter funcionários mais qualificados, como também para aplicar padrões de atendimento aos clientes. 

Vale lembrar que atualmente, o atendimento ao clientes é visto como algo tão importante quanto vender um produto ou serviço de qualidade.

Mesmo tendo um produto qualificado, se o atendimento for ruim o cliente acaba indo buscar o produto de forma completa no concorrente. 

Investir em treinamentos também é importante para desenvolver em seu time maiores qualidades que muitas vezes acabam fazendo toda a diferença na hora de vender. 

Além disso, promover bolsas de estudos a seus funcionários a cursos, como, por exemplo, uma graduação em gestão comercial ead, pode ser visto também como uma premiação, incentivo e etc, questões que ajudam na motivação de seus funcionários. 

  1. Conte com boas ferramentas de trabalho

Quando se fala em aumentar as vendas, produtividade e eficiência de uma companhia, é preciso saber que os funcionários e a equipe precisam de ferramentas de trabalho que também sejam mais eficientes e eficazes para que eles possam desenvolver um trabalho melhor, de acordo com as expectativas.

Um caminho para isso é investir em aparelhos tecnológicos que possam otimizar suas estratégias de vendas e garantir o aumento de produtividade da força de vendas. Leia adiante alguns desses exemplos de soluções para melhorar o dia a dia de sua equipe:

  • Computadores de qualidade;
  • Internet com velocidade adequada;
  • Reuniões por videoconferência;
  • Uso de aplicativos e sistemas modernos.

Também é prudente pontuar que o investimento em softwares é importante, pois facilitam o gerenciamento de leads, tal qual a gestão de equipe e fluxo processual da companhia.

Como conquistar e reter mais clientes?

Outra questão que é muito importante para qualquer companhia é como conseguir conquistar mais clientes e fazer com que ele se fidelize a marca, de modo que a companhia possa contar com o seu retorno periódico.

Nenhuma empresa tem como objetivo atrair o cliente para que ele compre uma vez apenas. Isso porque, além de ser um pensamento duvidoso, a retenção ou fidelização do cliente diminui o custo de aquisição de novos clientes e consolida a marca como uma empresa formal, que possui autoridade no mercado. 

Abaixo colocamos algumas dicas que vão ajudar a sua companhia nesse requisito, tanto quanto uma boa gestão de recursos humanos ajuda no relacionamento entre a companhia e seus funcionários. 

  1. Mensure a satisfação do cliente

O primeiro passo para fidelizar a clientela de uma forma a estabelecer laços sólidos e estreitos com o seu público-alvo começa com a análise de alguns dados em relação aos seus clientes e ao seu serviço. 

Ou seja, comece medindo o nível de satisfação do seu consumidor verificando sua satisfação em relação a aspectos como a sua loja on-line, abordando-os, por meio de um questionário, sobre diversos aspectos, como por exemplo: 

  • Variedade e preços dos produtos;
  • Tempo de entrega;
  • Valor do frete;
  • Qualidade do atendimento e outros mais.

É justamente através dessas informações que a sua companhia conseguirá ter bases sólidas para estabelecer novas estratégias e entender quais os pontos fortes, que devem ser maximizados, e os pontos negativos, que devem ser reavaliados. 

Para entender melhor sobre esse tipo de estratégia, é possível buscar por uma graduação ou curso profissionalizante, como por exemplo o curso gestão comercial ead melhores faculdades.

  1. Direcione o foco para o cliente certo

Essa dica se baseia na seguinte lógica: ao invés de tentar agradar todo mundo, passe a direcionar o seu foco, bem como todos os seus esforços de trabalho no cliente certo, também conhecido como público-alvo ou persona. 

Todo empreendimento precisa estabelecer qual é o seu público-alvo para entender que é justamente para essas pessoas que o seu produto ou serviço pode mais interessar, e portanto, é nesse nicho que o seu negócio pode fazer a maior diferença e arrebentar no número de vendas. 

Para entender melhor, pense em uma loja que é especializada em acessórios de bicicletas. O público-alvo desse empreendimento é justamente quem possui uma bicicleta, gosta desse tipo de esporte e se interessa por ele.

Não adianta tentar agradar ou se desgastar em estratégias que irão alcançar pessoas que não fazem esse esporte ou não sabem andar de bicicleta, por exemplo. 

Além de poder investir em uma graduação e especialização em uma faculdade gestão financeira a distância, por exemplo, também é necessário estudar a fundo o modo como o seu público-alvo  se comportam e, principalmente, quais são as suas necessidades e expectativas.

  1. Invista no relacionamento entre a loja e o cliente

Por último, mas não menos importante, é necessário cuidar do pós venda. Isso porque, depois que o cliente sai de sua loja com o produto comprado, a venda ainda não acabou. 

Atualmente, com a transformação do mercado, as revoluções digitais e a mudança do consumidor, ficou cada vez mais valorizado um bom atendimento, que inclui o atendimento e o cuidado com o cliente após a compra, questão que vai contar muito para que ele possa se fidelizar.

É justamente nesse momento que você deve investir todo o seu potencial para conquistá-lo, utilizando, para isso, os seus canais de comunicação. Por isso, é importante acompanhar as entregas de produtos, questionar se houve algum problema e solicitar feedbacks, por exemplo. 

Se sua companhia conseguir demonstrar toda essa preocupação e cuidado com o bem-estar do cliente, ele tenderá a ser mais fiel em sua próxima compra. Prepare-se para criar uma estratégia baseada no relacionamento com o cliente. Transforme cada oportunidade de contato em um modo de mantê-los mais próximos.
Vale a pena lembrar que investir nessas dicas, somadas a outras estratégias de relacionamento com os funcionários, com uma boa administração financeira, através de um curso de gestão financeira empresarial, só vai fazer com que a sua companhia possa alcançar patamares cada vez maiores.

Deixe o seu comentário