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Agência carioca especializada em marketing de causa, já impactou mais de 75 mil jovens e crianças de comunidades carentes do Rio

Desgoverno, crise mundial e fome nunca foram situações tão vistas, faladas e vividas como nos últimos anos. A pandemia de Covid-19 fez acentuar ainda mais alguns destes fatos gravíssimos que são constantemente vivenciados por milhares de pessoas que se encontram em risco social e político no Brasil. O Rio de Janeiro está entre as 10 metrópoles mais desiguais do mundo, segundo estudo da Casa Fluminense, uma organização que debate políticas públicas. Desde 2015, Fernando Oliveira, publicitário carioca à frente da Agência Trinity, vem tentando driblar os números assustadores da desigualdade instalada por todos os cantos da Cidade Maravilhosa através de projetos esportivos e socioculturais. A Trinity é autora de inúmeros projetos de sucesso e que fazem parte do calendário cultural do Rio.

Entre os cases de sucesso da agência que destina 100% de sua produção ao marketing de causa, encontra-se o Projeto Gentilezinha, lançado em setembro de 2016, tendo como pauta o Profeta Gentileza e depois a criação de um personagem (Gentilezinha) que virou mascote e rodou por orfanatos e áreas de risco do Rio, pregando o amor e a gentileza. O projeto ainda apresentou o espetáculo “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”. Nele, o protagonista e o amigo, Luquinhas, um menino negro, lutavam contra o bullying e o racismo. O espetáculo alcançou mais de 15 mil crianças no Rio de Janeiro, contemplando 28 apresentações teatrais, teve 6 mil cartilhas para colorir distribuídas gratuitamente e milhares de curtidas no Facebook. Em 2021 ele ressurge com seus espetáculos teatrais que completa 5 anos com muitas novidades. Gentilezinha, o amigo da cidadania, estreia na internet com sua webssérie Gentilezinha Show (disponível proximamente em www.youtube.com/gentilezinhashow). Serão 15 episódios muito divertidos com temáticas que vão do valor da amizade ao bullying, de sustentabilidade à educação financeira.

Especializada em esporte, cultura e marketing de causa, a Trinity cresceu 30% em um ano de adversidades. A agência antecipou modelos virtuais para seus projetos para evitar aglomerações na pandemia e se consolida hoje como uma das mais importantes agências de marketing de causa na cidade do Rio de Janeiro.

Trabalham na criação, produção e gestão de projetos culturais incentivados por meio das leis municipal, estadual e federal. Possuem em seu DNA orientar as empresas da melhor forma na utilização das leis em benefício próprio como um asset de marketing cultural e responsabilidade social, e também desenvolver projetos de Responsabilidade Social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Em 2020, realizou os projetos Música no Deck, Be Kind Festival e Lançamento do PlayStation 5 no Rio de Janeiro (Cidade das Artes).

O desenvolvimento de campanhas com a finalidade de promover e aumentar as vendas das marcas envolvidas é naturalmente parte do dia a dia do publicitário Fernando Oliveira. Ele cria ideias que possam mudar a vida de jovens e crianças, e leva para as empresas, assim fundou a Trinity.

Outros cases de sucesso:

Meninos de Ouro

Em 2018 lançou a o projeto “Meninos de Ouro” e levou ao Complexo Esportivo da Rocinha, na comunidade da Rocinha, uma exposição de arte que trata do poder transformador do esporte na sociedade. Focado nos esportes aquáticos, o projeto destacou, através de 12 telas produzidas por artistas, grafiteiros e designers, os valores associados à prática esportiva – como dedicação, disciplina, esforço, superação e espírito de equipe. A ação de Fernando foi reforçar no público, através da arte, a ideia de que o esporte tem o potencial de transformar vidas e, com isso, transformar perspectivas e relações entre os indivíduos. Foi um convite a se pensar e enxergar os esportes sob uma nova perspectiva, também transformadora – a arte.

Projeto Carroselfie

Em 2019 criou o projeto Carroselfie, ação que se consistiu na realização de 25 workshops de mobigrafia (fotografia com celulares) para cerca de 600 alunos da rede pública de ensino. O projeto foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, que teve como slogan “O Despertar da Fotografia como Plataforma Transformadora”. Contou com patrocinadores como MetrôRio e Instituto Invepar, Kinoplex, Sol Ipanema Hotel, Laer, Mark Way, AmRop 2GET, e Insetisan.

Devido à pandemia, o projeto foi reinventado como um concurso fotográfico online. É o primeiro prêmio carioca de mobigrafia. Premiações em dinheiro para os vencedores e materiais pedagógicos gratuitos estão disponíveis no site do projeto. O tema do concurso é “Meu Olhar da Janela: Perspectivas da Quarentena”. Inscrições abertas em www.carroselfie.com.br.

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