Os influenciadores digitais se tornaram uma grande potência da internet, se equiparando – e por vezes superando – o poder dos artistas na hora de influenciar os consumidores. Com isso, diversas empresas passaram a investir em estratégias de marketing visando os resultados. Pensando nisso, confira como trabalhar sua marca com influenciadores digitais de uma forma efetiva!
Entenda como funciona o envolvimento do público com influenciadores
Os influenciadores digitais tem um público fiel nas redes sociais. Isso significa que essa legião de seguidores está sempre atento ao conteúdo postado, procura interagir por curtidas e comentários, e, além disso, tem a tende a consumir os produtos usados e sugeridos por eles.
Como escolher os influenciadores
Diferentemente do que se costuma pensar, para colher os frutos de um trabalho realizado com o digital influencer não basta apenas optar por alguém com um alto número de seguidores.
Isso porque, ainda que esse número significa o alcance da pessoa em questão, não significa, necessariamente que todos serão impactados, e tão pouco, que serão convertidos em clientes.
Considerando tal fato, é imprescindível que haja uma pesquisa prévia para saber quais são os influenciadores mais atrelados ao universo da sua marca, produto e/ou campanha.
Visto que, sem uma segmentação eficiente, ocorrerá o risco da empresa investir muitos dos seus recursos em influenciadores digitais que não conseguirão entregar o resultado esperado.
Para que você faça uma escolha assertiva terá de considerar qual mídia será impactada, qual o formato de conteúdo que você prioriza, o budget da campanha – ou até mesmo se o profissional aceita pagamento por permuta (modelo de negócio comum nesse caso), bem como, o retorno que você deseja, e, de que forma esses dados serão mensurados.
Caso você almeja um alcance mais expressivo, opte por celebridades. Entretanto, se o seu intuito for impactar um grande número de pessoas do seu nicho, escolha os macro influencers.
Contudo, se você pretende passar confiança para os seguidores, trabalhe com micro influencers. Por fim, para melhorar o relacionamento com a audiência, e o interesse na sua marca prefira os influencers conhecidos como brandlovers.
Como a assessoria de imprensa pode ser útil
Caso você não tenha expertise suficiente para a realização desse trabalho, e consequentemente, não deseja correr o risco de um investimento mal-feito, é hora de contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa.
Diferentemente do que se costuma pensar, a assessoria não atua apenas com veículos de comunicação tradicionais, com a era digital eles buscaram novas áreas de atuação, como é o caso do marketing de influência.
O que é marketing de influência e como ele funciona?
O marketing de influência trabalha com os influenciadores digitais de uma forma estratégica com o objetivo de os influencers escolhidos interfiram nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca, a partir da forma como eles influenciam o público daquele segmento.
A opinião desses profissionais e a forma como elas agem sobre o público pode auxiliar em três possíveis objetivos da sua campanha: reconhecimento, consideração, e também na tomada de decisão.
Além de um trabalho mais assertivo, visto que as campanhas são realizadas a partir do retorno almejado, outra vantagem de fazer o marketing de influência com o assessor de imprensa é que há uma mensuração minuciosa dos dados a partir do clipping e monitoramento de mídias sociais.
“A minha marca pode ser um influenciador digital?”
Uma das coisas que também precisam ser desmistificadas é a de que, para se tornar um influenciador digital é necessário “ser uma pessoa”. Isso porque, com as mudanças recorrentes no relacionamento dos consumidores, hoje as marcas também podem trabalhar a sua influência no meio digital.
Nesse caso, é necessário que a marca tenha um porta-voz para exercer tal função. Deve-se ter em mente que o promotor da marca representa um produto específico, enquanto o embaixador é o primeiro ponto de contato do consumidor, portanto é imprescindível que exista conhecimento e identificação.
Os chat-bots, também conhecidos como influenciadores artificiais são excelentes para criar um porta-voz da empresa, uma vez que eles conseguem transmitir os valores da marca da forma desejada, como é o caso da “Nat Natura” e da “Lu do Magalu”.
Qual a melhor forma de trabalhar com influenciadores?
Como já apontado anteriormente, para que as campanhas sejam assertivas é necessário que haja uma equipe especializada na estruturação da campanha de influência digital da marca, portanto, para ter um discurso e posicionamento alinhado que esteja de acordo com aquilo que a sua marca almeja, é importante contar com o marketing de influência de uma assessoria de imprensa.
Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!