SIITTRAL

Simpósio sobre lesões traz avanços científicos

22/08/2018
1.098 Views

Hoje, com o envelhecimento da população, milhares de pessoas no Brasil sofrem com lesões crônicas. Mal que gera um impacto significativo na qualidade de vida de pacientes, familiares, além de alto custo no sistema de saúde devido a tratamentos complexos e internações. Um tema que merece atenção e que será abordado no V Simpósio Internacional de Inovações Tecnológicas no Tratamento de Lesões ( SIITTRAL 2018 ) que acontece dias 31 de agosto e 1º. de setembro, no Sheraton Rio Hotel & Resort (Av. Niemeyer, 121 – Leblon) reunindo médicos, do Brasil e exterior, de várias especialidades e profissionais da área de saúde.

Uma das novidades apresentadas no Simpósio é o VAC portátil. Um aparelho que acelera o tempo de cicatrização de lesões graves. A terapia já faz parte de alguns hospitais públicos e particulares do Rio de Janeiro, mas agora, estará acessível aos consultórios e poderá atender a um maior número de pessoas sem a necessidade de internação. O cirurgião plástico Marcelo Oliveira, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e presidente do SIITTRAL, explica que com o equipamento a região fica mais vascularizada, menos úmida, e com isso a recuperação do tecido se torna mais rápida. “Além desse equipamento vamos falar de inúmeras pesquisas e inovações tecnológicas. Serão dois dias com sessões teóricas e práticas, para que os profissionais possam aprimorar seus conhecimentos da melhor forma”.

É importante destacar que as lesões crônicas, sejam elas de origem vasculares, por pressão, infecciosas, neoplásicas, traumáticas ou outras, afetam um grande número de pessoas, e podem levar a óbito se não tratadas adequadamente.

A preocupação com os tratamentos de lesões cresce ainda mais com o aumento da expectativa de vida do idoso. Dados do IBGE divulgados em julho último estimam que em 2039 a população idosa com mais de 65 anos vai superar a de crianças de até 14 anos. Com isso crescem as incapacidades ocasionadas por doenças associadas ao envelhecimento. São pessoas sem mobilidade ideal com sequelas de doenças venosas, AVC, fraturas, enfermidades neurológicas e cardiovasculares, integrando um grupo mais propenso ao desenvolvimento de feridas crônicas.

No simpósio os médicos abordarão a importância da nutrição, terapia celular, reconstruções e enxertos, banco de pele e novidades no tratamento de queimaduras e ulceras. “Existem muitos avanços e é importante ter essa troca frequente de conhecimento, falando de tecnologias em prol da melhora do paciente, trazendo uma maior qualidade de vida e um tratamento mais efetivo”, diz o cirurgião plástico José Gradel, vice presidente do SIITTRAL.

O SIITTRAL 2018 é aberta a profissionais e estudantes da área de saúde. As inscrições podem ser feitas pelo site www.siittralrj.com.br. O evento oferece mesas de debates científicos, com trabalhos nacionais e internacionais, que vão abranger as diversas atuações nessa área e as principais inovações tecnológicas voltadas para o tema.


Simpósio sobre lesões traz avanços científicos

Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário