Whatsapp

Seis Benefícios do Whatsapp para Negócios

04/08/2020
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Com a invenção do telefone inteligente veio o surgimento de muitos aplicativos e a loucura das redes sociais. Ele começou como elemento de satisfação da fome de atenção a uma ferramenta essencial para o marketing e a divulgação do valor da marca.

Embora sites de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Tik Tok e LinkedIn estejam ganhando mais atenção devido a sua natureza vibrante com um número crescente de usuários a cada minuto que passa.

No entanto, não podemos negar o fato de que 1,5 bilhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo, representa uma enorme possibilidade de usar o Whatsapp para o marketing.

O número mencionado acima não pode ser ignorado e, de acordo com pesquisas realizadas, eles são os criadores da mudança e influenciadores da percepção na geração atual.

Vantagens do Whatsapp para Negócios

O que é o poder do Whatsapp como aplicativo de mensagens instantâneas é bem conhecido em todo o mundo. No entanto, a maioria das empresas não consegue perceber o poder crescente da plataforma como uma rede de mídia social.

A Whatsapp faz parte da família Facebook, juntamente com Instagram – foi comprada por US$ 19 bilhões em 2014. Quando o Facebook lançou as histórias do Snapchat para a Instagram, eles também o lançaram para a Whatsapp e deram ao aplicativo sua primeira característica social.

A Whatsapp de fato reconhece seu poder atual e seu potencial futuro para ser uma fonte de poder para os marqueteiros. Eles até fizeram um anúncio sobre seus planos de transformar a Whatsapp em uma plataforma de marketing mais funcional.

1. Criação de Listas de Transmissão

Você deve criar listas que estejam relacionadas a tópicos ou segmentos de audiência específicos como salões de beleza. Uma vez preparadas as listas, você pode enviar comunicações unidirecionais que são especificamente adaptadas para aumentar o engajamento.

Você pode incluir ofertas, links, ou convites em suas mensagens. Por exemplo, se você estiver tendo um evento ou lançamento que interessará sua audiência, listas de difusão são o caminho a seguir.

Vamos assumir que você é um negócio de lazer e spa. Então seu público estará interessado em comemorações de aniversário, verão e feriados bancários. Assim, você pode usar essas oportunidades para enviar-lhes mensagens de transmissão.

2. Use o bate-papo em grupo

As mensagens de grupo são compartilhadas com membros de um grupo, e também incluem respostas de participantes do grupo. Isso vem a calhar quando você precisa conduzir grupos de foco ou pesquisas de mercado antes de lançar um produto ou serviço.

A característica de grupo é também a melhor maneira de conceder exclusividade a grupos específicos de clientes. É também uma forma de incentivar seus clientes a interagir uns com os outros e talvez apresentar outros clientes existentes para experimentar um novo serviço ou produto que eles nunca experimentaram antes.

O grupo de chat do Whatsapp oferece benefícios tanto para você quanto para seu cliente: Seus clientes podem interagir facilmente entre si e uns com os outros e você pode se conectar facilmente a um público internacional.

3. Ofereça um serviço ao cliente

Prestar atendimento imediato ao cliente é um luxo para muitas pequenas empresas, especialmente as de lazer. Entretanto, a Whatsapp pode ajudar você e sua equipe a responder e solucionar rapidamente as dúvidas dos clientes.

Como o Whatsapp dispõe de mensagens multimídia, você pode fornecer um atendimento personalizado ao cliente usando texto, áudio ou vídeo. Você pode até mesmo fornecer ajuda de vídeo ao vivo ou tutoriais sobre o Whatsapp, o que simplificará ainda mais o processo de suporte ao cliente, tanto para você como para seus clientes.

Lembre-se também de que o Whatsapp tem um aplicativo desktop, sem contar algumas modificações no aplicativo que oferecem funcionalidades extras como FMWhatsapp. Portanto, se você estiver usando outro software de suporte ao cliente em sua área de trabalho, você pode facilmente fundir os dois e fornecer um atendimento ao cliente ainda mais rápido.

4. Obtenha Feedback

Em vez de ligar para os clientes para obter feedback, considere enviar perguntas à sua lista de clientes através do WhatsApp. Especialmente porque a taxa aberta para as mensagens da WhatsApp é de 70%. É uma pesquisa de marketing no seu melhor e também é gratuita.

Ao receber o feedback, você pode responder diretamente às solicitações deles dentro do aplicativo e melhorar os produtos ou serviços que você oferece.

E não se limite apenas aos questionários tradicionais. Desenvolva questionários divertidos e criativos que sejam ao mesmo tempo um reflexo de sua marca e também lhe permitam interagir com seus clientes de uma forma não intrusiva.

Como o feedback deles é de grande valor para você, você pode recompensá-los com cupons para incentivar a fidelidade à marca e como parte de uma estratégia de retenção de clientes.

5. Personalize a comunicação

Se você estiver fazendo o Whatsapp marketing corretamente, seus grupos continuarão a crescer. E à medida que eles crescem, você pode personalizar sua interação com os clientes comunicando-se diretamente com eles na plataforma – um a um.

Isto é particularmente útil para as pequenas empresas porque a interação direta com seus clientes torna muito mais fácil para os clientes enviarem mensagens diretamente a eles se precisarem de um produto específico, se tiverem dúvidas ou se precisarem de suporte ao cliente.

6. Ligue para seus clientes

Além de interagir e comercializar para seus clientes através de mensagens, você deve interagir diretamente com eles através de ligações telefônicas.

Por exemplo, quando você recebe uma solicitação de cliente (talvez alguém esteja interessado em falar com um vendedor ou simplesmente quer mais informações), você pode responder imediatamente, dentro do aplicativo, ligando para eles.

Conclusão

Assim como a WhatsApp continua a evoluir de um aplicativo de mensagens para outra plataforma de mídia social, o mesmo acontecerá com seus esforços de marketing.  Recomendamos que você comece a incorporá-lo em sua estratégia de marketing hoje.

Não apenas porque é uma plataforma versátil que você pode usar para distribuir arquivos, vídeos, imagens e textos sobre seus produtos e serviços. Mas também porque é uma forma gratuita de divulgar sua marca; e para entender melhor as necessidades de seus clientes para que você possa atendê-los melhor no futuro.

A chave é medir suas interações e assegurar que cada mensagem que você envia forneça valor. Acompanhe sua análise e continue otimizando suas campanhas. Para mais detalhes conheça nosso site parceiro: https://watsgp.com.br


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