Configurando-se como um dos procedimentos estéticos mais populares no Brasil, a rinoplastia é conhecida por ajudar na melhora da autoestima de pacientes que estão desconfortáveis com a aparência de seu nariz.
Entretanto, esse não é apenas o único benefício que pode ser conquistado com a rinoplastia. Com a cirurgia, também é possível corrigir anormalidades que estão relacionadas com a estrutura do nariz.
Ainda que, de maneira geral, sejam esses os benefícios da cirurgia de nariz, elucidaremos em quais situações este procedimento é indicado e como os resultados podem ser obtidos.
Procedimento
Como introduzido brevemente, a rinoplastia possui duas funções, denominadas estética e funcional.
Cada técnica é responsável por um objetivo, e ambas podem ser realizadas atingindo tanto a melhoria em problemas respiratórios, mas também corrigindo imperfeições e oferecendo uma maior harmonia facial ao indivíduo.
Rinoplastia estética
Sendo a modalidade comumente procurada, a rinoplastia estética é responsável por alterar a aparência do nariz, resolvendo quaisquer satisfações desde que estejam alinhadas com a melhora harmônica da face.
A rinoplastia estética pode ser dividida em subtipos, sendo eles:
- Redutora: procedimentos que visam a redução do tamanho do nariz;
- Aumento: também pode ser realizado o aumento do nariz. Esta técnica é usada, por exemplo, em casos de afundamento;
- Columela: técnica que tem como objetivo reparar a estrutura que divide as narinas, que também pode trazer incomodo ao indivíduo;
- Dorso nasal: também é possível aumentar ou reduzir o tamanho do dorso nasal.
Embora existam estes subtipos, na modalidade estética podem ser combinados diversos tipos de técnicas a fim de proporcionar um resultado satisfatório ao paciente.
Por meio da rinoplastia estética também é possível:
- Modificar a ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou então muito arrebitada;
- Providenciar uma melhoria no perfil do nariz.
É importante que o paciente compreenda que esta modalidade leva em consideração apenas as características individuais de cada paciente, e não deve ser influenciada por resultados de terceiros.
Rinoplastia funcional
A rinoplastia funcional tem como objetivo reposicionar e reconstruir estruturas, prezando pela correção de problemas relacionados à saúde do paciente, sendo possível reparar condições como:
- Desvio de septo;
- Válvulas nasais;
- Hipertrofia de cornetos;
- Patologias do seio da face.
Este método também pode auxiliar na melhoria respiratória de traumas e doenças de cunho respiratório, como:
- Perfuração do septo;
- Pólipos;
- Rinossinusite;
- Rinite;
- Fraturas no nariz, decorrentes de acidentes ou então de práticas esportivas.
Portanto, são muitos os benefícios que podem ser conquistados através da rinoplastia.
Outros benefícios
Ainda que esses sejam os principais benefícios que podem ser conquistados através da rinoplastia, existem outras técnicas que também podem ajudar pacientes de acordo com a situação que se encontram, como a rinoplastia étnica, secundária e pós-traumática.
Enquanto a rinoplastia étnica tem como função a reparação estética — respeitando as particularidades étnicas do paciente —, as modalidades secundária e pós-traumática atendem tanto insatisfações estéticas quanto funcionais.
A rinoplastia secundária é indicada para pacientes que já realizaram uma cirurgia de nariz previamente e não se encontram satisfeitos com os resultados. Enquanto a pós-traumática tem como objetivo reparar o formato ou funcionalidade do nariz após algum tipo de trauma facial.
Independentemente de seu objetivo, ao optar por uma rinoplastia procure um cirurgião plástico para solucionar quaisquer dúvidas e encontrar a modalidade que melhor atenda às suas queixas.
Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!