alimentos que influenciam na fertilidade

Quais alimentos e hábitos influenciam negativamente na fertilidade?

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 48% dos casais em todo o mundo sofrem com algum problema de infertilidade. As causas por trás dessas alterações podem ser inúmeras, entre elas podemos destacar, idade avançada, endometriose, varicocele e infecções urogenitais.

Muitos desses casais, diante do problema, recorrem à reprodução assistida para encontrar uma forma de realizar o sonho de se tornarem pais. O tratamento de fertilização in vitro é uma das técnicas mais indicadas para esses casos.

Entretanto, é preciso que os casais entendam que esses não são os únicos fatores que podem interferir na infertilidade, uma vez que alguns hábitos da rotina podem prejudicar as chances de gravidez.

Principais hábitos que influenciam na fertilidade

Alimentação desequilibrada

Estima-se que mais de 10% dos casos de infertilidade dos casais estão relacionados com o excesso ou a falta de peso. Estudos mostram que o excesso de peso pode causar impactos negativos nos ovários e também, em homens acima de 40 anos, podem começar a produzir espermatozoides de pior qualidade.

Por isso, é extremamente importante seguir uma dieta balanceada, incluindo sempre vitaminas e minerais na alimentação, assim como frutas, vegetais e legumes. Dessa forma, é possível garantir o bom funcionamento do organismo e da fertilidade.

Uma dica para os casais que estão iniciando tratamento de fertilização in vitro ou outro procedimento de reprodução assistida: aposte no consumo de alimentos que ajudam na produção de hormônios envolvidos na fertilidade, assim como peixes, ovos e sementes.

Vitamina D

Um hábito que pode ajudar bastante os casais que estão tentando engravidar é incluir a vitamina D em sua rotina, uma vez que esta substância é capaz de beneficiar a fertilidade feminina. De acordo com estudos recentes, a vitamina D pode trazer grandes benefícios nos processos reprodutivos.

Além disso, pesquisas têm demonstrado que a vitamina D é bastante benéfica para os casais que estão iniciando o tratamento da fertilização in vitro, da síndrome dos ovários policísticos, melhora da reserva ovariano, endometriose e outros problemas que afetam a fertilidade.

Alimentos que podem ajudar na reposição da vitamina D são: gema de ovo, manteiga, laranja, acelera e muitas outras opções.

Consumo de álcool e cigarro

Não é segredo que o consumo de álcool e cigarro é extremamente prejudicial à saúde, principalmente para quem está querendo engravidar. Para casais que estão em tratamento de fertilização in vitro ou outras técnicas de reprodução assistida, é necessário eliminar esses hábitos nocivos, que esses produtos contêm centenas de substâncias que aumentam o estresse oxidativo sistêmico, piorando a qualidade dos óvulos e dos espermatozoides.

Estresse

O estresse pode tornar as chances de um casal engravidar muito menores. Isso acontece porque este é um processo fisiológico que pode interferir na produção dos hormônios reprodutivos importantes, além de, no homem, favorecer o desenvolvimento de proteínas inflamatórias que prejudicam a qualidade dos espermatozoides.

Por isso, aos casais que optarem pela fertilização in vitro para engravidar é muito importante manter uma postura otimista, tranquila e livre de estresse. O ideal é recorrer a uma ajuda psicológica para equilibrar o âmbito emocional.

Vale destacar que é fundamental manter um estilo de vida saudável, adotando uma alimentação balanceada, dormindo bem e praticando atividades físicas regulares. Com certeza, incluindo esses hábitos e os citados acima são importantes para manter o bom funcionamento do organismo e assim melhorar a fertilidade e as chances de engravidar.

Deixe o seu comentário