dicas para tratamento de fertilidade

3 dicas para manter o controle emocional durante o tratamento de fertilidade

02/02/2022
413 Views

Um dos maiores sonhos de homens e mulheres é construir uma família e ter filhos. Entretanto, segundo dados obtidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade hoje atinge aproximadamente 10% dos casais em idade reprodutiva.

Para essas pessoas que precisam recorrer a um tratamento de Fertilização in Vitro, esse período envolve grandes desgastes físicos e psicológicos. Isso pode acontecer, pois, o tratamento de fertilidade é bastante longo e requer muita paciência, o que pode transformar esse sonho em estresse, ansiedade e tensão.

Existe relação entre estado emocional e infertilidade

Mesmo não tendo evidências concretas que mostrem que existe alguma relação entre o estado emocional com a infertilidade, o casal precisa ficar atento a essa alta carga emocional relacionada com esse problema, uma vez que isso pode interferir nesse processo e afetar a gestação.

Por isso, para o casal que está com dificuldade para engravidar, é fundamental — além de se consultar com um especialista em reprodução humana, para encontrar o melhor tratamento de fertilidade —, é importante procurar um aconselhamento psicológico, para levar todas as suas angústias, medos e ansiedade, para que ele possa auxiliar e ajudá-los passar por essa etapa tão importante de suas vidas da melhor forma possível.

3 Dicas de como manter o controle emocional durante o tratamento

Pratique atividades relaxantes

Para que a mulher diminua o estresse e mantenha o controle emocional durante o período de tratamento de fertilidade, é necessário encontrar atividades relaxantes. O ideal é criar uma lista de coisas que faça você se sentir bem, podendo ser algum esporte, viagem, ou qualquer coisa que proporcione um bem-estar e desvia o foco desse processo.

Outro ponto que pode ajudar é colocar o corpo em movimento, uma vez que isso pode trazer diversos benefícios para quem está passando por um tratamento de fertilidade, proporcionando alívio físico e emocional.

Conte com uma rede de apoio (família e amigos próximos)

Outra dica bastante importante para controlar o estado emocional durante o tratamento de fertilidade, é contar com o apoio de familiares e amigos próximos, pois o cuidado dessas pessoas pode ser extremamente positivo para a efetividade desse processo.

O ideal é incluir essas pessoas em todo o processo, permitindo que eles participem e estejam juntos durante cada uma das etapas. Isso com certeza, irá relaxar o casal e tornar o tratamento mais tranquilo.

Busque acompanhamento psicológico

Contar com um acompanhamento psicológico é imprescindível durante o tratamento de fertilidade. Isso porque, esse processo vem acompanhado de expectativas, medos, inseguranças, estresses e angústias, que se não trabalhadas, podem se transformar em algo extremamente negativo, afetando a saúde dos pais e do bebê.

É importante se preparar para essa fase, tendo bastante calma, tranquilidade e compreensão para conseguir equilibrar o bem-estar e as necessidades tanto da mulher quanto do homem.

Vale ressaltar que é muito importante cuidar dos sentimentos e das emoções para que o casal consiga passar pelo processo de tratamento de fertilidade da melhor maneira possível.

Deixe o seu comentário