podólogos em são paulo

Podologia: cuidados diários com os pés ajudam a prevenir doenças graves

Tais como quaisquer hábitos rotineiros de higiene, os pés são fundamentais para a saúde e bem-estar do corpo, que nos permitem caminhar, saltar, correr e realizar todas as outras funções cotidianas. Visitas frequentes ao podólogo são essenciais para evitar problemas

Assim como ir ao dentista é fundamental para manter a saúde bucal, as reiteradas visitas ao podólogo são importantes para a saúde dos pés. A ideia é evitar problemas mais graves, especialmente no caso dos diabéticos, que podem começar com uma simples remoção errada de uma cutícula ou com uma unha encravada.

O trabalho dos podólogos vai muito além de desencravar unhas, ele é um profissional da área de saúde capaz de prestar uma série de serviços, como a reconstrução de unhas, refinamento de calo, cutícula e joanetes, desenrolamento da lâmina ungueal, cuidados pós-cirúrgicos suaves e manutenção cosmética.

Além disso, atua realizando exames e análises sobre o tipo de pisada do paciente, tendo com isso parâmetros para diagnosticar problemas causados por esse problema. Pode recomendar palmilhas e solados especiais, entre outros componentes ortopédicos.

A procura por consultas aos podólogos em São Paulo tem aumentando entre os brasileiros, cada vez mais preocupados com a saúde dos pés. O bairro da Vila Mariana, na capital paulista, tem se destacado pelo crescente mercado de clínicas que oferecem serviços de podologia.

Muitas pessoas acabam desistindo de ir ao podólogo por medo de sentir dor, mas a maioria dos procedimentos não são dolorosos. Claro, tudo vai depender de quanto o pé está machucado ou afetado. Unhas mal cuidadas podem se tornar focos de bactérias e fungos, podendo provocar mal cheiro e dor.

A podologia tem vários segmentos – infantil (podopediatria); geriátrica (podogeriatria); laboral (pé do trabalhador); desportiva (pé do atleta); preventiva; ortopédica (ortopodologia); pé de risco (com alterações e especificidades, como o pé dos diabéticos).

Com o passar do tempo, os pés podem apresentar enfermidades, como as onicomicoses. Para tratá-las, o podólogo faz a remoção parcial (limpeza) das unhas acometidas de micoses e a aplicação de laser. Já as verrugas plantares são de ação mais simples, com aplicação de antisséptico.

O podólogo também faz a aplicação de resina acrílica, quando o paciente tem ausência total ou parcial das unhas. Outra característica do profissional é a confecção de órtese plantar, a fim de melhorar o apoio dos pés, distribuindo as pressões plantares, além de aliviar dores.

A massagem relaxante nos pés é mais um tipo de atendimento realizado pelo podólogo. Ele está apto a realizar uma intensa massagem, que ativa a circulação, relaxa a musculatura facilitando a eliminação de líquidos e toxinas.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza.
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário