A demanda pelo e-commerce cresceu significativamente durante a pandemia do COVID-19 e de lá pra cá, a procura por compras online só cresce.
A necessidade de levar todo o processo de vendas online para que os comerciantes não precisem fechar seus negócios trouxe uma tendência que pode levar anos para ser implementada de maneira concreta.
Por isso, cresce a busca por ferramentas que tragam diferenciação, e a implantação do sistema crm traz benefícios e destaque para quem o aplica no e-commerce.
O que é CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que é o gerenciamento do relacionamento com o cliente em português.
O conceito leva o nome de um software que investe na compreensão de todo o processo de relacionamento entre uma empresa e seus clientes.
Os aplicativos de crm gratis (ou pagos) são importantes porque os dados obtidos podem verificar deficiências no projeto e determinar quais melhorias implementar para sanar elas.
Isso ocorre porque a concorrência para se destacar entre a infinidade de outros sites de e-commerce aumenta a cada dia à medida que as pessoas migram ou fazem negócios na internet.
Como o CRM pode ajudar o e-commerce?
Principalmente no entorno dos grandes centros urbanos, a demanda por serviços e produtos com qualidade de atendimento vendidos por meio do e-commerce tem crescido muito, destacando-se os produtos com um sistema de pipeline de vendas funcional.
Esses softwares realizam todo o processo de leitura desde a captação de clientes até sua fidelização.
Os processos que simplificam a análise de CRM incluem:
- Aquisição de clientes;
- Compreender as necessidades;
- Fornecer a solução;
- Lealdade do consumidor.
Primeiro, é importante ajudar a definir sua personalidade de negócios, quem, qual faixa etária e quando você está procurando seus serviços online.
Esses dados oferecem a oportunidade de analisar com clareza todo o processo de negócios, o que afeta diretamente a forma como o departamento de marketing se posiciona.
Como resultado, você se sentirá mais confiante no marketing que se alinha com seu público-alvo ao se comunicar com seus clientes.
O uso do comercial crm também pode impactar o crescimento da sua empresa, pois vale a pena investir tempo e dinheiro se puder entender como, onde e quando há mais oportunidades para fechar uma venda.
Além de prever compras repetidas do mesmo cliente, o software também mostra quando e como as vendas aumentaram.
Esses são dados sólidos, mas são baseados em seu próprio negócio e, como mencionado anteriormente, o marketing se beneficiará dessas informações.
Tanto as vendas quanto a lucratividade aumentaram devido a uma boa estratégia de marketing digital.
Por meio da integração desses departamentos, que devem ser o mais próximo possível, podem ser desenvolvidas estratégias específicas para diferentes públicos-alvo e períodos de tempo.
Como resultado de ter a estratégia certa e corrigir os problemas, mesmo antes de impactar o e-commerce, isso resultou em mais economia, além de aumentar as vendas.
Por último, mas não menos importante, outros benefícios são que a fidelidade do cliente é o que todo comerciante deseja.
Uma vez que um produto e serviço precisa ser adquirido, ele é lembrado porque o empreendedor prestou um bom serviço ou produto.
Outros benefícios do CRM
Com as ferramentas de CRM, como o app funil de vendas, você pode estar presente no dia a dia de seus clientes a qualquer momento.
Então, que tal enviar uma newsletter mensal diretamente para o e-mail dele, aplicando um serviço que o aproxima do seu e-commerce?
Veja, quanto mais pessoal for o seu serviço, mais impacto ele causará e deixará uma marca positiva na vida de seus clientes.
Você pode prever as necessidades dele. Por exemplo, Pedro comprou um creme de barbear em sua loja de e-commerce e não pediu um pacote de presente. Por que não sugerir que ele o enviasse repetidamente?
Isso faz com que Pedro se sinta cuidado, pois o creme de barbear é uma forma de autocuidado, mas o seu atendimento é pensado para diminuir a necessidade dele parar de se locomover para fazer compras.
Isso é simples, mas faz a diferença, especialmente a longo prazo, porque quanto mais clientes entrarem no ciclo, melhor você saberá sobre seu estoque e suas perspectivas de vendas.
Existem muitas razões pelas quais a implementação de um CRM é essencial para o e-commerce, procure por um software que faça sentido com o seu e-commerce, peça por testes e veja como o sistema funciona na prática.