O que é CRM?

O que é CRM e quais os benefícios para e-commerce?

26/09/2022
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A demanda pelo e-commerce cresceu significativamente durante a pandemia do COVID-19 e de lá pra cá, a procura por compras online só cresce.

A necessidade de levar todo o processo de vendas online para que os comerciantes não precisem fechar seus negócios trouxe uma tendência que pode levar anos para ser implementada de maneira concreta.

Por isso, cresce a busca por ferramentas que tragam diferenciação, e a implantação do sistema crm traz benefícios e destaque para quem o aplica no e-commerce.

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que é o gerenciamento do relacionamento com o cliente em português.

O conceito leva o nome de um software que investe na compreensão de todo o processo de relacionamento entre uma empresa e seus clientes.

Os aplicativos de crm gratis (ou pagos) são importantes porque os dados obtidos podem verificar deficiências no projeto e determinar quais melhorias implementar para sanar elas.

Isso ocorre porque a concorrência para se destacar entre a infinidade de outros sites de e-commerce aumenta a cada dia à medida que as pessoas migram ou fazem negócios na internet.

Como o CRM pode ajudar o e-commerce?

Principalmente no entorno dos grandes centros urbanos, a demanda por serviços e produtos com qualidade de atendimento vendidos por meio do e-commerce tem crescido muito, destacando-se os produtos com um sistema de pipeline de vendas funcional.

Esses softwares realizam todo o processo de leitura desde a captação de clientes até sua fidelização.

Os processos que simplificam a análise de CRM incluem:

  • Aquisição de clientes;
  • Compreender as necessidades;
  • Fornecer a solução;
  • Lealdade do consumidor.

Primeiro, é importante ajudar a definir sua personalidade de negócios, quem, qual faixa etária e quando você está procurando seus serviços online.

Esses dados oferecem a oportunidade de analisar com clareza todo o processo de negócios, o que afeta diretamente a forma como o departamento de marketing se posiciona.

Como resultado, você se sentirá mais confiante no marketing que se alinha com seu público-alvo ao se comunicar com seus clientes.

O uso do comercial crm também pode impactar o crescimento da sua empresa, pois vale a pena investir tempo e dinheiro se puder entender como, onde e quando há mais oportunidades para fechar uma venda.

Além de prever compras repetidas do mesmo cliente, o software também mostra quando e como as vendas aumentaram. 

Esses são dados sólidos, mas são baseados em seu próprio negócio e, como mencionado anteriormente, o marketing se beneficiará dessas informações.

Tanto as vendas quanto a lucratividade aumentaram devido a uma boa estratégia de marketing digital.

Por meio da integração desses departamentos, que devem ser o mais próximo possível, podem ser desenvolvidas estratégias específicas para diferentes públicos-alvo e períodos de tempo.

Como resultado de ter a estratégia certa e corrigir os problemas, mesmo antes de impactar o e-commerce, isso resultou em mais economia, além de aumentar as vendas.

Por último, mas não menos importante, outros benefícios são que a fidelidade do cliente é o que todo comerciante deseja.

Uma vez que um produto e serviço precisa ser adquirido, ele é lembrado porque o empreendedor prestou um bom serviço ou produto.

Outros benefícios do CRM

Com as ferramentas de CRM, como o app funil de vendas, você pode estar presente no dia a dia de seus clientes a qualquer momento. 

Então, que tal enviar uma newsletter mensal diretamente para o e-mail dele, aplicando um serviço que o aproxima do seu e-commerce?

Veja, quanto mais pessoal for o seu serviço, mais impacto ele causará e deixará uma marca positiva na vida de seus clientes.

Você pode prever as necessidades dele. Por exemplo, Pedro comprou um creme de barbear em sua loja de e-commerce e não pediu um pacote de presente. Por que não sugerir que ele o enviasse repetidamente?

Isso faz com que Pedro se sinta cuidado, pois o creme de barbear é uma forma de autocuidado, mas o seu atendimento é pensado para diminuir a necessidade dele parar de se locomover para fazer compras.

Isso é simples, mas faz a diferença, especialmente a longo prazo, porque quanto mais clientes entrarem no ciclo, melhor você saberá sobre seu estoque e suas perspectivas de vendas.

Existem muitas razões pelas quais a implementação de um CRM é essencial para o e-commerce, procure por um software que faça sentido com o seu e-commerce, peça por testes e veja como o sistema funciona na prática.

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