praia para surfar em são paulo

Melhores praias de surf no litoral de São Paulo

06/04/2022
354 Views

O estado de São Paulo, localizado na região sudeste do Brasil, tem mais de 600 km de litoral com forte presença de floresta tropical atlântica e ondas incríveis.

Há surf em SP, a “terra da garoa” se tornou a cidade sem praia mais surfada do mundo, você pode acreditar?

Praticamente a capital da parafina, São Paulo está a 70 km da costa mais próxima, mas abriga inúmeros surfistas amantes da água salgada. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria e do Esporte de Surfboard, Romeu Andreatta, São Paulo é a cidade não costeira com o maior número de surfistas do mundo.

Se você quer aprender a surfar, São Paulo tem ótimas praias no Brasil com fundos planos, que são mais fáceis de começar a praticar. As ondas são mais fracas, mais cheias e mais lentas, o que facilita a queda e o equilíbrio, bem como o desenvolvimento de manobras.

Mesmo quebrar a onda e passar o disjuntor é mais fácil, embora o disjuntor esteja geralmente mais longe, o que requer um pouco mais de remada. Isso não significa que não seja possível aprender a surfar em praias de maré, mesmo que você consiga surfar em uma praia de maré, com certeza você será capaz de surfar em qualquer outra praia!

Então, vamos começar a trabalhar! Aqui estão algumas praias de fundo plano para que você aprenda a surfar em São Paulo.

Itamambuca, Ubatuba

Uma das praias de surf em Ubatuba favoritas é esta, o local respira surf, uma das praias mais consistentes do país em termos de ondas e uma das mais belas também. Já sediou vários campeonatos nacionais e internacionais de surf.

Ela recebe todos os tipos de ondulação, sendo a ondulação sul a melhor. O pico mais popular é o lado direito da praia, onde as lendárias longas e pesadas retas quebram ao lado da enseada rochosa do rio que dá nome à praia.

Para aprender a surfar no pico você tem que cair mais para o centro ou para o canto esquerdo, onde as ondas se formam e quebram dos dois lados, mas são um pouco mais fracas. Além de ser ideal para o surf, a vista é incrível, totalmente imersa na floresta tropical atlântica.

Praia Grande, Ubatuba

Também localizada em Ubatuba, é uma das praias mais frequentadas da região, tanto por banhistas quanto por surfistas, desde iniciantes até profissionais, devido à grande variedade de ondas. O canto esquerdo, conhecido como Baguari, funciona bem na ondulação sul, na ondulação leste, o canto direito é a melhor opção. É muito tranquilo para surfar na pausa e o local oferece condições de surf em qualquer tipo de mar.

Quebra Mar, Santos

Localizado em Santos (berço do surf), o principal e mais constante pico da cidade, ao lado do Emissário Submarino, garantindo grande diversão. Suas ondas são geralmente cheias e longas, os conjuntos mal ultrapassam 1m. O posicionamento das rochas ajuda a formar a margem para receber as ondas do sul, onde formam longas retas para o lado esquerdo do canal. Os locais estão sempre presentes, por isso não se surpreenda de ver ídolos como Picuruta Salazar surfando ao lado.

Praia de Astúrias, Guarujá

Localizado no Guarujá, entre a Praia de Pitangueiras e a Praia do Tombo, este é o famoso pico alternativo da região, pois nos dias de ondulação sul/sudeste, o mar neste pico tende a quebrar menos do que em outros pontos da região e tem uma ruptura mais fácil. Ela se conecta com a Praia de Pitangueiras, entre elas há um ponto bem conhecido chamado “Sobre as Ondas”, a multidão lá é louca, então para aprender a surfar é melhor ir à Praia de Astúrias.

Riviera de São Lourenço, Bertioga

Localizado em Bertioga, seu acesso é restrito por um condomínio aberto ao público. Um dos picos mais constantes da região, ele recebe todas as direções da ondulação. O pico mais famoso é aquele no canto direito da praia, no cais, conhecido por quebrar ondas que estão cheias e manobráveis. Mas as ondas rolam soltas por toda parte, quebrando-se de ambos os lados, em dias de perfeitas condições as ondas são bem muradas e longas. Geralmente as melhores condições estão nas extremidades da praia, cada extremidade tem um canal que ajuda muito a quebrar as ondas. Diversão garantida para todos os níveis de surf durante todo o ano.

Praia da Baleia, São Sebastião

Localizado em São Sebastião, entre as praias de Camburi e Barra do Sahy, meu ponto preferido para surfar no litoral norte. Sem dúvida, a Praia da Baleia é um dos melhores lugares para se aprender a surfar.

A hospitalidade e o ambiente familiar contribuem para uma atmosfera agradável e calma, especialmente no mar, e eu acho que é um dos pontos de surf mais populares para as mulheres! Com quase 3 km de comprimento, está praticamente sem comércio e rodeado de condomínios. Canto Magico, localizado no lado direito da praia, tem grandes ondas e é o ponto mais consistente da região.

Ela quebra melhor com a ondulação sudeste/sul e o vento leste. No centro da praia também há grandes ondas, mas para aqueles que querem começar a surfar, o melhor lugar é o canto esquerdo, um ponto abrigado onde as ondas são menores e mais fracas.

Este canto é o famoso pico a que todos se voltam quando o mar é grande e tempestuoso em outras praias dos arredores, onde as ondas chegam mais fracas e menores do que em qualquer outro lugar.

Agora que você sabe quais são as melhores praias para aprender a surfar em São Paulo, o que você está esperando, amigo? Vamos surfar!

Confira outros artigos relacionados aqui no seu portal Quem Vê!

Deixe o seu comentário