período menstrual

Escapes fora do período menstrual

22/02/2019
136 Views

O sangramento uterino anormal (SUA) é definido como escapes fora do período menstrual, proveniente do corpo uterino, que apresenta características diversas em sua cor, volume, tempo de duração e frequência, podendo apresentar estas variáveis de acordo com a faixa etária das pacientes.

Também conhecido como escape menstrual ou escapes fora do período menstrual, este sangramento anormal ocorre fora do ciclo menstrual e pode ser ocasionado por fatores físicos e até emocionais.

Apesar de ser responsável pelo grande número de consultas nos consultórios ginecológicos, o escape menstrual, na maioria das vezes, pode estar relacionado a fatores que não comprometem o estado de saúde da paciente, sendo em alguns casos até mesmo inofensivo. Porém, merece atenção e cuidado.

O sangue, decorrente dos escapes fora do período menstrual, apresentam características diferentes dos da menstruação, com coloração que varia da cor rosa ao vermelho vivo ou coloração amarronzada. Geralmente têm duração de 2 a 3 dias, ocorrendo fora do ciclo menstrual.

Causas do sangramento uterino anormal

Os motivos que podem ocasionar o escape menstrual, podem ser decorrentes de: uso de pílulas contraceptivas e DIU – Dispositivo Intrauterino, estresse, síndrome do ovário policístico, infecções, doenças inflamatórias, início do período do climatério, início da menstruação em adolescentes e jovens, DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis e após exames invasivos.

Para entendermos melhor, vamos analisar as principais causas:

Uso de pílulas contraceptivas e DIU – Dispositivo Intrauterino – Os escapes fora do período menstrual podem ser causados pelo uso irregular das pílulas anticoncepcionais, quando a paciente não segue o horário de ingestão do comprimido, pela dosagem inadequada ou outros fatores. O sangramento também pode ocorrer depois de colocar o DIU, quando ocorre a manipulação do colo do útero durante o procedimento. Este sangramento é de pequena quantidade e desaparece ao longo dos dias.

Estresse – Caso não seja identificado nenhum problema ginecológico, o escape menstrual pode ocorrer devido ao estresse decorrente do estilo de vida da paciente. Nos casos das doenças psicológicas, geralmente um órgão “sente” parte da dor psicológica, transformando essa pressão em sintoma físico.

Síndrome do ovário policístico – O sangramento pode ocorrer devido as alterações hormonais, que são as principais características desta doença.

Certamente, todas as alterações que ocasionam os escapes fora do período menstrual, devem ser observadas e a recomendação é procurar um ginecologista. Além das alterações hormonais, que prejudicam a qualidade de vida, deve ser considerado que qualquer sangramento pode ocasionar o surgimento de doenças graves, como câncer do colo de útero.

Tratamentos para os escapes fora do período menstrual

Os escapes fora do período menstrual podem desaparecer naturalmente. Mas, este fato não descartar a possibilidade de tratamento, em especial quando o médico identificar que tal condição clínica pode trazer riscos à saúde e bem-estar da paciente.

Existem diversos tratamentos para o sangramento uterino anormal, dependendo do diagnóstico apresentado pelo médico, que podem ser ministrados por meio de medicamentos e até mesmo cirurgias.

Apesar de poder ocasionar outras doenças, os escapes fora do período menstrual possuem tratamentos eficazes e, na maioria dos casos, resultam no desaparecimento do sangramento. A prática de atividades físicas, hábitos alimentares saudáveis e prevenção com exames de rotina também ajudam na supressão do sangramento anormal uterino.


Escapes fora do período menstrual

Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza

Deixe o seu comentário