saúde das pernas

Dicas para cuidar da saúde das pernas

19/10/2020
339 Views

Em um país tropical, mulheres de todas as idades valorizam muito a beleza e a saúde das pernas. Antes da chegada do verão, estação de shorts e vestidos curtos, as brasileiras se preparam cuidando da aparência das pernas combatendo os temidos “vasinhos” com tratamentos menos invasivos como os com laser. Mas é possível, para quem ainda não tem varizes, cuidar da circulação para que o problema não aconteça ou minimizando para quem já tem propensão. O angiologista e cirurgião vascular Ricardo Brizzi dá dicas:

Dicas :

  •   Cuide de sua alimentação. A pessoa é o que se come. Uma alimentação pobre em fibras e rica em gordura acaba resultando no entupimento de artérias e isso pode acarretar em prejuízo para a vascularização. O ganho de peso também compromete a circulação.
  •  Pratique exercícios. Quando se faz uma atividade física, o coração bate mais forte e há um aumento do fluxo de sangue no corpo. Trabalhar o músculo da panturrilha também é importante pois ela vai funcionar como uma bomba que melhora o retorno venoso das pernas para o coração.
  •  Não fique muito tempo em pé ou sentado. Se o trabalho exigir uma certa imobilidade, tire um intervalo para andar e movimentar as pernas.
  •  Após o banho, antes de dormir, coloque as pernas para cima. Isso ajudará a melhorar a circulação.
  •  Beba bastante líquido. Se mantenha hidratado e seu corpo todo responderá de melhor. O sangue circulará melhor se o organismo estiver hidratado. Vale lembrar que  o nosso corpo é composto de 70% de água.
  • Cuide bem de seu intestino. Quem sofre de prisão de ventre e costuma ficar mais tempo no vaso sanitário, pode prejudicar a circulação. O aumento da pressão intra abdominal é um fator prejudicial ao retorno venoso.

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV- RJ) apontam que 18% da população adulta têm varizes. Como as varizes possuem variações os tratamentos são aconselháveis caso a caso. A prescrição de medicamentos, tratamentos a laser, cirurgias e as injeções no interior dos vasos podem levar ao desaparecimento do problema. Pacientes com varizes e que não podem recorrer a uma cirurgia tem como opção de tratamento o uso de espuma de polidocanol, que já está disponível em alguns hospitais da rede pública. Vale lembrar que é um procedimento médico e só um angiologista ou cirurgião vascular deve realizar.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário