Uma vida saudável é composta por uma série de cuidados essenciais e um dos mais importantes é o cuidado com a boca e os dentes. Afinal, manter uma boca sadia é sinônimo de maior qualidade de vida.
Mas, para que isso seja alcançado, é importante prestar atenção em alguns hábitos, principalmente de higienização, que devem ser seguidos por todos, independentemente da idade e ou de fazerem ou não tratamentos como o clareamento dental com moldeira.
No presente artigo abordaremos sobre os cuidados dentários que devem ser mantidos pelas e assuntos relacionados aos procedimentos de higienização dos dentes e da boca para garantir um sorriso ainda mais bonito e saudável.
Cuidados para uma boa saúde bucal
Quando nos referimos a uma boa saúde bucal, estamos abordando sobre todas as medidas importantes que devem ser feitas para que os dentes e as gengivas estejam saudáveis.
Isso porque dentes fortes, brancos e sadios não contribuem apenas para uma estética agradável e bonita, mas também ajudam a resolver problemas estruturais que podem afetar a saúde como um todo, como a fala e a mastigação.
Deste modo, a odontologia na contemporaneidade lida com elementos de prevenção, que estão como maiores representantes a escovação e o uso do fio dental.
Tais cuidados devem ser tomados a fim de evitar que problemas mais graves sejam desenvolvidos, tanto em pessoas que usam aparelho dental transparente como os que não usam.
A prevenção é um dos métodos mais eficientes de cuidados odontológicos, além de ser um dos menos doloridos, afinal, quando ocorre um problema em maior escala, os tratamentos costumam ser complexos e podem causar dor.
Algumas das medidas eficientes e simples para evitar o aparecimento de doenças bucais são:
- Escovar bem os dentes após as refeições;
- Usar o fio dental regularmente;
- Caso seja indicado, usar enxaguante bucal com flúor;
- Ter uma alimentação balanceada.
No tópico abaixo falaremos sobre cuidados que devem ser tomados após algum tipo de procedimento, por exemplo, a colocação de implante dentário.
O que fazer após o implante dentário?
Para substituir os dentes que estão em falta ou precisaram ser extraídos, o implante dentário é uma alternativa.
De maneira geral, o implante é uma prótese fixa, presa na boca, que ajuda a substituir os dentes e valoriza o sorriso, contribuindo com a funcionalidade da mastigação.
Contudo, após o procedimento é necessário alguns cuidados para manter o implante e a cavidade como um todo mais saudável.
- Evitar o consumo do cigarro
O consumo do tabaco pode trazer muitos males para a saúde, principalmente por conta da nicotina, que quando consumida em excesso pode causar doenças bucais variadas.
Por esse motivo, o tabaco deve ser evitado por todos. Contudo, quem possui implante dentário deve fazer o máximo para evitar o tabaco, pois pode comprometer a durabilidade do implante, já que em certa medida, as suas substâncias danificam as funções normais da célula.
Evitar o tabaco também permite que a boca fique mais protegida e saudável, já que seu consumo diminui a salivação, podendo causar o acúmulo de placa bacteriana.
- Mantenha a higienização
Um mito muito comum em quem possui implante é que sua boca fica mais resistente do que as pessoas com dentes naturais.
Por esse motivo, cabe ressaltar que os implantes exigem os mesmos cuidados diários, pois a formação das placas bacterianas são as mesmas de quem possui dentes naturais.
Deste modo, a higienização deve ser mantida e precisa ser feita após as refeições, conciliando com o uso do fio dental de forma contínua.
O que fazer após o clareamento dental?
O clareamento dental é um procedimento estético feito em consultório ou de forma caseira (com moldeira e acompanhamento do profissional) e que assim como a lente de contato dente visa trazer uma melhor coloração aos dentes.
No entanto, para manter os resultados do procedimento, é preciso atentar-se para algumas dicas importantes.
- Evitar alimentos muito pigmentados
Para evitar o amarelamento ou escurecimento dos dentes, é preciso restringir o consumo de alimentos pigmentados como café, vinho e suco de uva, entre outros.
Caso haja o consumo, é preciso que seja feita a higienização corretamente após a alimentação. Conciliar os líquidos com pigmentação forte com a ingestão de água também é uma estratégia muito benéfica.
- Manter a escovação
A escovação diária dos dentes deve ser continuada, para evitar que restos de alimentos fiquem presos aos dentes, o que gera a formação de placas bacterianas, o tártaro e o amarelamento.
Assim, vimos que para manter os dentes fortes e saudáveis é preciso manter sempre uma boa limpeza dos dentes e acompanhamento do profissional para evitar o aparecimento de doenças bucais e manter o boa aparência do sorriso.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.
Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!