Rinoplastia

Cuidados antes e depois da rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica para alterações estéticas do nariz e viabiliza mudanças no formato, tamanho, projeção, entre outros aspectos da estrutura nasal.

Apesar de estar entre os procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, é importante que antes de se submeter a uma rinoplastia o paciente avalie as indicações da técnica e também os cuidados necessários no pré e pós-operatório.

3 cuidados antes da rinoplastia

Muitas vezes deixados de lado por pacientes que estão ansiosos por uma mudança estética, os cuidados pré-operatórios são essenciais para segurança durante a cirurgia e influenciam diretamente os resultados obtidos. Saiba mais a seguir!

Escolha do cirurgião plástico

O primeiro aspecto fundamental antes da rinoplastia é escolher um cirurgião plástico de confiança. Escolha um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e verifique se ele tem especialização em cirurgia plástica do nariz.

Mesmo atendendo esses requisitos, é importante que você sinta segurança ao conversar com o médico. Exponha honestamente quais são os seus incômodos e o que te leva a recorrer a uma intervenção cirúrgica.

O profissional deve avaliar o quadro e verificar se a rinoplastia é de fato a técnica mais indicada para o caso.

Exames pré-operatórios

Os exames pré-operatórios são fundamentais à segurança do paciente durante e depois da cirurgia, evitando complicações que podem ser fatais. Alguns deles incluem:

  • Exame físico;
  • Exame de sangue, incluindo hemograma completo;
  • Eletrocardiograma para verificar a condição cardíaca;
  • Tomografia computadorizada para ter uma visão mais completa da estrutura nasal.

Esses são alguns dos exames solicitados, mas o profissional pode pedir outros de acordo com os resultados ou com o histórico do paciente.

Mudanças na rotina

Antes de uma cirurgia plástica algumas mudanças na rotina podem ser necessárias para que a intervenção seja mais segura, como:

  • Verificar junto ao médico os medicamentos atualmente ingeridos;
  • Interromper o uso de tabaco um mês antes, pelo menos;
  • Não beber álcool na semana que antecede a técnica;
  • Comparecer em jejum no hospital no dia da cirurgia.

A equipe médica pode fazer outras indicações, sendo fundamental que o paciente siga corretamente as recomendações e notifique o especialista sobre qualquer imprevisto ou indisposição.

Como é o pós-operatório da rinoplastia?

Se todos os cuidados pré-operatórios foram tomados, as chances de uma boa recuperação da rinoplastia são consideravelmente melhores. Entre as principais recomendações nessa fase destacam-se:

  • repouso: recomenda-se que nos primeiros 7 dias o paciente faça repouso absoluto, na segunda semana o descanso pode ser moderado e posteriormente retomar as
  • atividades cotidianas desde que não se faça esforço físico ou exercícios até alta médica;
  • alimentação: indica-se uma alimentação entre líquida e pastosa na primeira semana após a rinoplastia, pois a face estará dolorida e inflamada, podendo intensificar o desconforto ao mastigar alimentos duros;
  • dor: o pós-operatório não costuma apresentar dores severas, mas se acontecer elas podem ser revertidas com o analgésico prescrito pelo médico;
  • descanso: para a posição de descanso, principalmente a noite, recomenda-se que o paciente use dois travesseiros para que a cabeça fique mais elevada que o tronco. Isso melhora a respiração e reduz as chances de sangramentos.

É fundamental que as recomendações pós-operatórias sejam seguidas corretamente, o que vai influenciar o tempo de recuperação e também os resultados da cirurgia plástica do nariz. Antes de se submeter à rinoplastia é importante planejar tanto o pré quanto o pós-operatório para garantir os cuidados adequados nessas fases.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário