mamoplastia

Cuidados antes da mamoplastia

A mamoplastia está entre os procedimentos estéticos cirúrgicos mais realizados no Brasil, podendo ser aplicada para aumentar os seios, reduzir as mamas, corrigir assimetrias ou promover um efeito lifting que levanta os seios e elimina o excesso de flacidez.

Os cuidados antes da mamoplastia são diversos, incluindo exames médicos, revisão de hábitos, alinhamento das expectativas e outros. Confira detalhadamente a seguir, e descubra algumas informações importantes sobre o que não fazer antes da cirurgia e como é o pós-operatório!

5 cuidados antes da mamoplastia

Os cuidados antes da mamoplastia ajudam a tornar o planejamento da intervenção cirúrgica mais satisfatório e aumentam a segurança durante e após a realização da cirurgia plástica. É essencial que, independentemente dessas dicas, você siga as recomendações específicas do seu médico após a avaliação particular do caso.

1. Exames médicos

O primeiro passo é realizar exames laboratoriais que vão indicar seu estado de saúde e avaliar se está apta à realização de um procedimento cirúrgico.

Indica-se ainda fazer uma mamografia antes e depois da mamoplastia para verificar alterações no tecido mamário que possam ter relação com o procedimento.

2. Revisar hábitos

A manutenção de hábitos saudáveis está entre as principais indicações sobre o que fazer antes da cirurgia para colocação de silicone ou outro tipo de intervenção cirúrgica.

Um dos hábitos mais prejudiciais aos resultados de uma cirurgia e que aumenta os riscos do procedimento é o tabagismo, portanto, pare de fumar com a maior antecedência possível.

Manter bons hábitos alimentares, fazer exercícios físicos regularmente, ter boas noites de sono e evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica também são cuidados indicados antes da mamoplastia.

3. Alinhar as expectativas

Uma etapa importante antes de decidir pela mamoplastia é alinhar as suas expectativas durante a consulta com o cirurgião plástico. Isso significa fazer um planejamento da cirurgia que aproxime o que você deseja com as possibilidades oferecidas pelo procedimento, desde que não haja comprometimento da segurança.

Avaliando quais as suas insatisfações e quais resultados deseja alcançar, o cirurgião plástico poderá fazer indicações mais acertadas sobre o procedimento, tais como o tipo e volume da prótese de silicone.

4. Avaliar os medicamentos ingeridos

Diversos medicamentos são prejudiciais à execução da cirurgia plástica por aumentar o sangramento, como o AAS, aspirina, alguns anti-inflamatórios, alguns anticoncepcionais e outros.

Dessa forma, é essencial que na consulta de avaliação o paciente apresente ao médico todos os medicamentos — sejam eles naturais ou não — de que faz uso contínuo, para que sejam adequadas as dosagens ou temporariamente interrompido o uso.

5. Seguir as recomendações médicas

A equipe médica vai passar uma série de recomendações para o pré-operatório da mamoplastia, tais como período de jejum, medicamentos a serem usados ou interrompidos, como e quando se apresentar para internação hospitalar e outros detalhes.

É essencial seguir corretamente as indicações, incluindo aquelas que se referem ao que não se deve fazer antes de uma cirurgia, como:

  • Descumprir o jejum de 8 ou 12 horas recomendado antes do procedimento;
  • Consumir bebida alcoólica na véspera da cirurgia;
  • Não informar a equipe médica caso se sinta indisposto no dia da cirurgia;
  • Ter uma alimentação muito pesada na véspera;
  • Não seguir as recomendações de internação hospitalar, que inclui chegada ao centro médico com antecedência, com acompanhante, sem acessórios ou maquiagens e com os itens necessários para internação.

Todos esses cuidados antes da mamoplastia aumentam as chances de sucesso do procedimento, tanto na execução quanto na recuperação da paciente.

Quais são os cuidados pós-cirúrgicos e tempo de repouso?

O tempo de repouso após a mamoplastia é de duas semanas, em média, sendo possível retomar atividades mais leves após esse período. As atividades mais extenuantes, como dirigir, fazer exercícios físicos ou levantar peso devem esperar liberação médica.

Nesses casos, podem ser necessários entre dois e três meses para que a cicatrização seja adequada, de forma que a atividade mais intensa não comprometa os resultados da cirurgia. Alguns dos cuidados pós-cirúrgicos incluem:

  • Usar o sutiã pós-cirúrgico continuamente por cerca de 3 meses;
  • Evitar levantar os braços acima dos ombros;
  • Manter o local da cirurgia limpo e seco;
  • Tomar apenas a medicação prescrita pelo especialista;
  • Evitar hábitos ruins até o final da cicatrização.

Com os cuidados antes da mamoplastia e uma atenção adequada às recomendações pós-cirúrgicas, a paciente terá menos chances de ter complicações na recuperação e apresentará resultados mais satisfatórios com o procedimento.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário