mamoplastia

Como é feita a cirurgia de mamoplastia?

Configurando-se como uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, a mamoplastia é um procedimento que pode trazer tanto melhorias estéticas como também o aumento na qualidade de vida da mulher.

Com diversos métodos, com a mamoplastia é possível aumentar e diminuir o tamanho das mamas, assim como proporcionar uma maior harmonia entre elas e a reconstrução em casos de mastectomia (tratamento do câncer de mama), por exemplo.

Procedimento de mamoplastia

Para compreender melhor como a mamoplastia é feita, é importante conhecer os procedimentos, já que a intenção e a necessidade de cada cirurgia estão ligadas diretamente as particularidades de cada caso.

Entre os tipos de mamoplastia disponíveis estão:

  • Mamoplastia de aumento;
  • Mamoplastia redutora;
  • Lifting de mama;
  • Reconstrução mamária.

Mamoplastia de aumento

Sendo a mais popular entre as cirurgias plásticas nas mamas, na mamoplastia de aumento são utilizados implantes de silicone para ar volume aos seios ou restaurar a aparência da mama, que pode ter sido perdida após a gravidez (amamentação) ou perda de peso, por exemplo.

Para realizar a cirurgia, são necessárias incisões — podendo ser inframamária, transaxiliar ou periareolar —, que dependem do volume desejado e das particularidades da paciente, para a inserção dos implantes.

Os implantes podem ser inseridos sob o músculo peitoral ou diretamente atrás do tecido mamário.

Mamoplastia redutora

Neste procedimento ocorre a remoção do excesso de gordura, do tecido glandular e da pele para atingir um tamanho de mama proporcional em relação ao corpo da paciente, proporcionado alívio em relação ao incomodo causado pelo tamanho dos seios.

Assim como na técnica de aumento, a paciente é submetida a incisões, só que desta vez para a remoção cirúrgica. As opções de incisão incluem: padrão circular, fechadura ou de âncora.

Após a incisão, o mamilo é reposicionado e o tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado. Se necessário, o tamanho da aréola pode ser reduzido.

Lifting de mama

Também chamado de mastopexia, no lifting de mama são reposicionados o tecido mamário e a aréola, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para então compor o novo formato da mama.

O procedimento é feito também por técnicas de incisão ao redor da aréola. Feitas as incisões, ocorre a remodelação dos seios, reposicionando o que for necessário para a melhora estética.

Reconstrução mamária

A reconstrução de mamas é um procedimento que tem como objetivo fazer o uso de várias técnicas de cirurgia plástica para a restauração da mama da paciente após a mastectomia.

O procedimento pode usar técnicas de retalhos com gordura, músculo e pele da paciente para criar ou cobrir o local da mama, especialmente porque em muitos casos de mastectomia e tratamento com radiação, pode haver pouco tecido para cobrir e sustentar o implante mamário.

Em alguns casos, a reconstrução mamária pode ser feita também com a expansão da pele, em que a paciente usa um expansor para que haja mais tecido disponível. Entretanto, esta técnica é mais demorada e pode levar cerca de 4 a 6 meses para que a reconstrução possa ser possível.

Indicação da cirurgia de mamoplastia

Embora a mamoplastia seja o desejo de muitas mulheres, ainda é necessária uma avaliação médica para verificar se há a necessidade do procedimento e analisar se a paciente está saudável para a realização da cirurgia.

Procure por um cirurgião plástico devidamente registrado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e veja qual tipo de mamoplastia se enquadra na real necessidade.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário