Retido dos artistas

Center Shopping Rio recebe a exposição gratuita ‘ Retiro dos Artistas – 100 anos de história ’

05/09/2018
684 Views

O Retiro dos Artistas – espaço assistencial de convivência destinado aos profissionais que trabalharam com entretenimento, está em festa por completar, este ano, seu primeiro centenário. Para celebrar este momento tão importante do famoso lar carioca do bairro de Jacarepaguá, o Center Shopping Rio, em parceria com o abrigo, realiza a exposição ‘Retiro dos Artistas – 100 anos de história’. A mostra tem entrada gratuita e ficará aberta ao público no Center Cultural (3º piso), de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h, até o dia 30 de setembro.

No espaço, os visitantes vão poder conhecer um pouco mais sobre a instituição por meio de imagens que marcaram a trajetória do Retiro dos Artistas, além de itens como as cartas dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas com menções à ‘Casa dos Artistas’, nome inicial do lar.

“A mostra é uma forma de homenagear os 100 anos do Retiro dos Artistas e, com isso, contribuir para a memória dessa instituição que faz parte da cultura de nosso país”, comenta Aline Ferraz, coordenadora de Marketing do Center Shopping Rio.

A exposição contará, também, com curiosidades sobre o abrigo, como informações sobre o surgimento da instituição, as visitas ilustres que passaram pelo local, o concurso ‘Rainha do Baile’, a tradicional festa junina, dentre outros tantos assuntos não menos importantes. Ainda no local haverá uma ‘Calçada da Fama’, onde o público poderá apreciar os nomes de residentes ilustres como Zélia Hossman, Yolanda Cardoso e Claudio Corrêa e Castro, estampados em estrelas.

“A instituição é a prova viva de que viver pela arte, para arte e ajudar ao próximo vale a pena. A identidade de um povo está na cultura. Uma sociedade sem memória e sem cultura, não é um povo. Temos muito o que resolver, mas a riqueza que mora na nossa instituição é incomensurável”, diz Cida Cabral, administradora do Retiro dos Artistas.

Sobre o Retiro dos Artistas

Em 1914, a crise econômica gerada pela Primeira Guerra Mundial, deixou um grande número de desabrigados entre os artistas estrangeiros. A situação trabalhista, bastante precária para os artistas, não era mais confortável para seus empresários. Em decorrência dessa instabilidade profissional, em 1915, um grupo de donos de companhias de atores, encabeçados pelo artista e empresário Leopoldo Fróes, deu início à primeira tentativa de se organizar uma instituição que amparasse o artista idoso e desempregado.

Retiro dos Artistas 100 anos de história

Com esse propósito, surgiu em 13 de agosto de 1918 a Casa dos Artistas, que mais tarde passaria a se chamar Retiro dos Artistas, que tinha como foco principal o trabalho assistencial. Com o passar do tempo, a instituição começou a investir ainda mais na qualidade de atendimento, tendo em vista que o número de profissionais da área artística aumentava cada vez mais. Atualmente, o lar abriga 48 pessoas que trabalharam em diversas áreas do entretenimento e oferece aos seus moradores aulas de ioga, fisioterapia, tratamentos odontológicos, salão de beleza e hidroginástica.

Sobre o Center Shopping Rio

Inaugurado em 26 de abril de 2001 pela ECIA Irmãos Araújo, o Center Shopping Rio é atualmente o maior e mais completo shopping de Jacarepaguá. O empreendimento conta com três lojas âncoras (Renner, Lojas Americanas e Leader Magazine), 4 megalojas (Casas Bahia, Casa & Vídeo, Centauro e Academia Fórmula) e uma praça de alimentação diversificada. Para aprimorar os momentos de lazer, o shopping possui 4 salas de cinema da rede Cinemark e o espaço de recreação Tempo de Recreio. O Center Shopping Rio é o primeiro shopping da região com o selo da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Para maior comodidade dos clientes, o empreendimento também conta com o Serviço de Atendimento ao Cidadão, postos do Detran e Sine. Atualmente, o centro de compras e lazer é administrado pela AD Shopping.

Sobre a AD Shopping

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do país, está presente em todas as regiões brasileiras e no Uruguai. Seu portfólio é composto por empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 27 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Visite: www.adshopping.com.br.

Serviço:

Center Shopping Rio recebe a exposição gratuita ‘Retiro dos Artistas – 100 anos de história’

Data: Até 30 de setembro de 2018

Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h

Local: Center Cultural (3º piso)

Entrada: Gratuita

O Center Shopping Rio fica na Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro/ RJ. Tel.: (21) 3312-5000.


Center Shopping Rio recebe a exposição gratuita ‘ Retiro dos Artistas – 100 anos de história ’

Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário