aparelho alinhador transparente

As vantagens do aparelho alinhador transparente

24/10/2020
26 Views

O aparecimento de novas tecnologias é um dos fatores essenciais para que os procedimentos e tratamentos sejam otimizados. Hoje em dia, devido a este fato, já é comum agilizar diversos processos que antes não seriam possíveis.

O aparelho alinhador transparente é um bom exemplo das diversas novidades que constantemente aparecem, mostrando que o setor se preocupa com a qualidade dos tratamentos.

Para que o entendimento sobre o funcionamento do aparelho fique claro, o presente artigo irá apresentar a sua definição e também quais as principais vantagens que ele pode oferecer. Continue a leitura e acabe com todas as dúvidas em relação ao aparelho.

O que é o aparelho alinhador transparente?

O aparelho alinhador transparente pode ser entendido como mais um tratamento ortodôntico oferecido por uma clínica odontológica especializada. A diferença é que o material utilizado e as técnicas são diferentes das tradicionais.

A sua principal função é realizar o alinhamento dos dentes. Toda essa ação será realizada de forma discreta e confortável, diferente das demais formas. As suas características físicas são:

  • Placa removível moldável e transparente;
  • Apresentam espessura média de 0,75mm;
  • Não apresentam os fios de metal;
  • Não apresenta necessidade de utilização de bráquetes para a sustentação.

A escolha pela sua utilização quase sempre acontece por questões estética. A sua cor transparente faz com que ele fique quase imperceptível, sendo ideal para aquelas pessoas que são mais discretas ou que realizam atividades onde a imagem é utilizada.

O tratamento com o aparelho transparente pode ser recomendado tanto para crianças quanto adultos. O dentista deverá realizar uma análise prévia e verificar se o paciente realmente tem a necessidade da utilização.

Quando o aparelho é indicado?

Como já falado, o aparelho é indicado quando existe algum desalinhamento na arcada dentária. Para melhor esclarecer, veja os principais casos onde este tipo de tratamento é indicado:

  • Maloclusão: acontece quando a arcada dentária superior está desalinhada com a inferior. O não tratamento pode até trazer problemas que possuem uma gravidade maior;
  • Dentes desalinhados;
  • Apinhamento dental ou dente encavalado, como é dito popularmente;
  • Quando os dentes apresentam um espaçamento maiores do que o padrão esperado.

Apesar da grandiosidade do tratamento com o aparelho invisível, ainda existem alguns casos em que ele deve ser evitado. Não que ele não seja eficiente, mas o modelo padrão ainda se apresenta como a melhor alternativa. Confira as exceções:

  • Intrusão dentária: quando a maior parte do dente está localizada dentro da gengiva. Ela pode ocorrer por genética e também acidentes que fazem com que os dentes sejam movidos.
  • Extrusão dentária: acontece o oposto do item anterior. A maior parte do dente está localizada fora da gengiva.
  • Rotação dentária: como o próprio nome já diz, esta patologia acontece quando o dente apresenta algum grau de rotação.

Lembrando que somente o profissional da clínica odontológica, no caso o dentista, poderá avaliar o caso e identificar se realmente o aparelho padrão será a melhor alternativa.

Conheça as etapas do tratamento

Primeiramente, como já falado, o dentista terá que analisar a arcada dentária do paciente. Para que isso seja feito, alguns exames podem ser solicitados, como é o caso do raio X.

Tendo essa visão ampla, o dentista irá iniciar o escaneamento 3D, que será feito através de um software especializado. Nesta etapa. o profissional, junto com o paciente, definirá como a arcada dentária irá ficar.

Feito todo o procedimento e também o planejamento do tratamento, os alinhadores serão confeccionados. A utilização das peças deverá ser feita seguindo a ordem que o dentista definir.

Lembrando que seguir corretamente as orientações do profissional, o tratamento possui maiores chances de bons resultados além de ganhar uma certa agilidade. A cada seis semanas, o paciente deve voltar ao consultório para que o dentista possa realizar uma avaliação.

Quais são as principais vantagens do aparelho alinhador transparente?

Agora que as principais características foram apresentadas, chegou a hora de entender as vantagens que ele pode oferecer. Confira:

  • Preocupação com a estética durante o tratamento

Seguindo o que o próprio nome diz, o aparelho é invisível, fazendo dela uma peça imperceptível durante a sua utilização. E é por esse motivo que o seu uso vem crescendo bastante, como já apresentado.

  • Não apresenta restrições durante a alimentação

Diferente do modelo padrão, a alimentação durante o tratamento não terá restrição. A sua facilidade de remoção fará com que o paciente possa ingerir qualquer tipo de alimento, bastando retirar a peça na hora de comer.

  • Facilidade durante a higienização

A higienização também irá seguir o mesmo modelo do item anterior. A facilidade também está ligada ao fato dele possuir fácil remoção. O paciente poderá retirar a peça, realizar a limpeza de forma prática e colocar novamente.

  • Conforto garantido durante a utilização

A tecnologia utilizada durante a montagem das peças, faz com que ele seja ideal para a arcada dentária. Por isso é muito difícil que ele cause algum tipo de desconforto.

O paciente não deverá passar por um tempo de adaptação, como acontece na utilização dos aparelhos tradicionais. Por mais que a fabricação seja feita para que ocorra o alinhamento, o planejamento feito pelo dentista, através da troca das peças, faz com que o conforto seja garantido.

  • Ausência de dores

Assim como ele irá trazer conforto durante o uso, as dores também ficarão ausentes durante o tratamento. O motivo também será pelo fato dele ser fabricado por um software 3D que tem o poder de mapear, perfeitamente, a arcada dentária.

Além disso, a sua espessura mínima também irá auxiliar para que ele não machuque a boca, a língua ou os dentes. Toda a correção será feita de uma forma suave, então o paciente nem sentirá que o tratamento está sendo realizado.

Dica extra essencial para quem quer iniciar o tratamento

Diante de tanta informação e também após a apresentação dos benefícios, é comum que surja a vontade de iniciar o tratamento com a utilização deste tipo de aparelho.

Para que o valor do tratamento não chegue a pesar tanto no bolso, escolher um bom plano de saúde odontológico, que cubra o tratamento, pode ser uma boa opção. Mas é importante verificar os detalhes que o plano oferece.

Um exemplo é quando o cidadão tem a necessidade de encontrar um dentista em santos, mas o plano odontológico não cobre a região, fazendo com que ele fique na mão.

Então se você quer usufruir de todas as vantagens que o alinhador transparente pode trazer e ainda ter o valor do tratamento reduzido, tenha bastante atenção na hora da escolha do plano.

A realização de um tratamento ortodôntico pode fazer com que o paciente tenha uma elevação da autoestima, fazendo com que outros aspectos sejam melhorados. Não deixe a saúde para depois, se houver necessidade, não demore a iniciar um tratamento.

aparelho alinhador transparente


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu site sobre notícias diversas!

Deixe o seu comentário