ansiedade no relacionamento

Entenda as causas e efeitos da ansiedade no relacionamento

A ansiedade no relacionamento amoroso é tão comum quanto a manifestação de  problemas emocionais e psicológicos nas pessoas individualmente, seja em homens ou em mulheres.

Sentimentos de frustração, apreensão e autocobrança naturalmente emergem, não importando a fase da vida, e consequentemente respingam nas relações afetivas que construímos.

O que será que está no pano de fundo existencial de cada um? A ansiedade no relacionamento é comum, pois nela reproduzimos traumas, angústias e neuroses do dia a dia nos nossos(as) parceiros(as). Não só isso, também há a possibilidade de desenvolvermos novos problemas emocionais e reforçar antigos enquanto interagimos e desenvolvemos novos laços afetivos.

Adicionalmente, a sexualidade pode ter influência extremamente relevante neste contexto. Disfunções sexuais, por exemplo, podem ser gatilhos severos que impactam diretamente na ansiedade no relacionamento. Afinal, a saúde sexual está intimamente ligada à harmonia e aos hábitos saudáveis de um casal, não é mesmo?

Feita esta introdução, vemos que a ansiedade no relacionamento é um tema comum e ao mesmo tempo complexo no dia a dia de todas as pessoas. Assim, vamos nos aprofundar mais um pouco sobre as causas e consequências do fenômeno, além de meios de tratamento efetivos. Sigamos!

Quais as principais causas e consequências da ansiedade no relacionamento?

Relacionamentos amorosos estão sempre propensos a ativar gatilhos relacionados à autoestima, cobrança e incertezas.

Quando uma pessoa deposita em outro ser humano suas inseguranças e críticas, a situação pode fugir do controle e gerar picos de ansiedade. Há sempre uma voz crítica dentro de cada um que cobra exageradamente de si mesmo e do outro. As perguntas são como essas:

  • Será que ele(a) se dedica ao relacionamento da mesma forma que eu?
  • Será que ele(a) me ama de verdade?
  • Será que eu sou bom(a) o suficiente sexualmente?
  • Devo sair do relacionamento antes que eu me machuque?

Quando uma série de questões como essas atingem automaticamente nossos pensamentos de forma negativa e obsessiva, é um sinal de que a ansiedade está em plena ação e pode ter consequências graves para a harmonia do casal. Esses pensamentos são respostas defensivas para traumas e inseguranças que carregamos há muito tempo e reproduzimos nas nossas relações.

A ansiedade no relacionamento prejudica o desempenho sexual

Todas essas questões podem surgir como causas para a ansiedade no relacionamento, e, como exemplifica o terceiro ponto da lista acima, a sexualidade pode ser um gatilho extremamente relevante entre os outros.

Afinal, o desempenho sexual pode ser tanto uma causa quanto uma consequência da ansiedade no relacionamento. Por exemplo, homens que sofrem de disfunções sexuais, como problemas de ereção e ejaculação precoce, tendem a encontrar dificuldades na performance durante o sexo.

Problema de ereção, por exemplo, derivam da dificuldade do homem em deixar ou manter seu pênis ereto a partir de estímulos sexuais; enquanto a ejaculação precoce indica que o homem atinge o orgasmo e ejacula antes do momento desejável entre ele e o parceiro(a).

Esse desalinhamento sexual em consequência de disfunções pode impactar decisivamente na saúde sexual do casal e na autoestima do homem, ativando gatilhos para ansiedade.

Inclusive, as mesmas raízes psicológicas que geram as disfunções sexuais citadas podem ser as que manifestam insegurança, autoestima baixa e sentimentos de cobrança. Traumas e frustrações passadas que desencadeiam essas sensações também podem estar por trás da performance sexual tanto de homens, quanto de mulheres.

Ansiedade pode ocasionar fins de relacionamento

Todos esses elementos, sejam de desempenho sexual ou de distúrbios emocionais, são altamente estressantes e comprometedores para os relacionamentos afetivos. A ansiedade pode gerar um ciclo vicioso de cobranças, impotências e frustrações que inviabilizam a relação e ocasionam em términos.

Essa variedade de causas da ansiedade no relacionamento apontam para a complexidade do problema e a importância de um acompanhamento psicológico e médico para monitorar e tratar a repercussão de cada um dos fatores nas relações afetivas.

Inclusive, há estudos que associam o tratamento da ansiedade, de disfunções sexuais e de falta de libido por meio de psicologia comportamental, segundo pesquisa de 2019.

Como resolver problemas de ansiedade no relacionamento?

A solução do problema passa pela identificação das causas da ansiedade no relacionamento, que podem ter origens tanto psicológicas quanto biológicas.

Algumas dicas pode ser resolvidas com controle de determinados sentimentos que atuam a favor da ansiedade, como:

  • busca a independência no relacionamento: valorize sua identidade, personalidade e independência para não se tornar obsessivamente refém de sentimento de aprovação associados ao parceiro(a);
  • evite estar sempre no controle do relacionamento: um relacionamento saudável supõe a convivência harmônica entre duas pessoas, com senso de identidade e liberdade para agirem do jeito que as fazem felizes. Não tente controlar aquilo que não pode nem deve ser controlado no outro;
  • diminua as auto-críticas: não seja rigoroso e punitivo consigo mesmo e atue sempre de acordo com suas possibilidades;
  • cuide da sua saúde sexual: procure atendimento médico para cuidar da sua sexualidade e desempenho no sexo. No caso dos homens, existem medicamentos como a Tadalafila e Sildenafil para atuar contra disfunções sexuais e minar gatilhos que geram ansiedade (consulte um urologista para receita de fármacos);
  • busque o diálogo entre o casal: a prática é fundamental para dissolver as tensões e resolver os problemas no relacionamento. É importante que o parceiro ou parceira tenha clareza sobre as angústias e sentimentos do outro, até porque, muitas incertezas e conflitos se criam a partir de uma interpretação equivocada ou uma mera suposição do que o outro sente. E muitas vezes resolver esses conflitos é mais simples do que parece.

Nessa jornada, é imprescindível a atuação de um profissional de psicologia e um médico especializado em saúde sexual para solucionar de forma científica e eficaz os problemas do casal.

Em tempos de velozes e profundas inovações tecnológicas, já é possível conseguir atendimento médico, por exemplo, por meio de plataformas de telemedicina.

  • Veja como marcar uma teleconsulta online com um urologista:

https://www.youtube.com/watch?v=LU-3XIdejdk

Sem sair do conforto de casa e abdicando do constrangimento de consultórios, o paciente pode ter acesso a um atendimento seguro e de qualidade para resolver problemas relativos à saúde sexual

Portanto, a lição que fica é que a ansiedade no relacionamento é um problema sério e complexo, porém bastante comum e com soluções ao alcance de todos, que podem ser conquistadas em conjunto.

Esperamos que o artigo tenha sido proveitoso! Até a próxima.

Esse artigo foi escrito pela Omens, plataforma direta, online e segura de acompanhamento da saúde sexual. Nossa equipe é formada por médicos urologistas certificados pela CRM e especificamente qualificados para teleconsulta.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário