Em muitos casos, mesmo quando o indivíduo faz dietas adequadas e exercícios físicos com regularidade, o cuidado não é suficiente para eliminar a gordura localizada. Para essas situações, a realização de procedimentos estéticos como coolsculpting podem ser uma solução eficaz e duradoura.
O que é o Coolsculpting?
Considerado uma técnica não invasiva para a redução da gordura localizada, o coolsculpting é semelhante a uma lipoaspiração sem fissuras ou anestesias. Esse é um método que possibilita uma alternativa aos procedimentos cirúrgicos. Veja as principais áreas a serem tratadas:
- Abdômen;
- Costas;
- Culotes;
- Flancos (pneuzinhos indesejáveis);
- Gordurinha da área do sutiã;
- Interno dos braços;
- Joelho;
- Monte de Vênus (localizado logo acima do púbis);
- Papada (queixo duplo).
No procedimento do coolsculpting, o aparelho prende a gordura que, então, é resfriada por alguns minutos. Isso leva à morte celular da célula adiposa, que é posteriormente eliminada pelo organismo.
Este resfriamento não prejudica a pele os órgãos próximos ao local aplicado. Nos primeiros minutos do tratamento, o paciente costuma sentir frio local, que passa brevemente. Devido ao uso de aplicadores, é normal ter sensações de puxão, formigamento, ardência e beliscões na região.
Por se tratar de um método não-cirúrgico, há poucas contraindicações e os sintomas são suportáveis, ampliando a quantidade de pessoas que podem realizá-lo. Além disso, a recuperação é simples, não necessitando de repouso.
Porém, o procedimento não é recomendado a todos, sem restrições. Este é um tratamento específico para pessoas que possuem gorduras indesejadas e saliências notáveis em áreas específicas.
Em contrapartida, esta não é uma solução para quem quer perder peso, para quem sofre de crioglobulinemia, doença de aglutininas a frio e hemoglobinúria paroxística a frio.
Qual o valor do Coolsculpting?
Um plano de tratamento individualizado é ideal para eliminar as incômodas gordurinhas localizadas, cabendo a um médico identificar a melhor metodologia a ser adotada. Podem ser necessárias várias sessões, assim como a realização do procedimento em diferentes áreas do corpo.
A duração e valor da sessão do coolsculpting variam de acordo com o número de regiões tratadas na consulta, e os valores só podem ser passados após o paciente se submeter a uma consulta médica.
Resultados do procedimento
Normalmente, a pessoa retorna as atividades imediatamente, logo após o término do coolsculpting. O tratamento pode gerar um pouco de desconforto na região, visto que a gordura é levemente prensada, mas não é esperado nenhum efeito que prejudique a rotina do indivíduo.
Após três semanas, o paciente começa a notar as mudanças. Porém, o corpo continua a eliminar as células de gorduras, por até 4 meses. Por meio do coolsculpting, as células de gordura tratadas serão destruídas e permanentemente excluídas. Diante disso, os resultados podem ser mantidos de forma duradoura.
Caso a gordura eliminada na primeira sessão não tenha sido suficiente para sanar os incômodos do paciente, após dois meses é possível aplicar no mesmo local. Além da diminuição da gordura localizada, o coolsculpting modela o corpo, afina a cintura e marca a silhueta conforme desejado pelo paciente.