formas saudáveis de clarear os dentes

Conheça todas as formas saudáveis de clarear os dentes

A odontologia nos últimos tempos avança e desenvolve métodos novos e mais eficazes de cuidar da saúde bucal e melhorar a estética dos dentes, e um dos tratamentos mais comuns e que se destaca é o clareamento dental.

O clareamento dental, juntamente com o aparelho ortodôntico, são os procedimentos mais pedidos e necessários pelos pacientes.

Afinal, dentes amarelados ou escurecidos podem não ser muito bons para a estética pessoal e muitos indivíduos se sentem desanimados e até com a autoestima baixa por conta disso.

Além dos tratamentos de clareamento dental que podem ser feitos em consultórios é possível ter alguns cuidados em casa que ajudam a tornar os dentes mais brancos e menos escurecidos.

No presente artigo abordaremos os tratamentos de clareamento dental existentes, que vão desde procedimentos feitos com gel clareador até a colocação de lente de contato.

Procedimentos de clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento de embranquecimento dos dentes, de modo a recuperar a coloração natural.

O tratamento pode ser feito em consultório, embora haja uma modalidade em que a substância é aplicada em casa, entretanto, o acompanhamento é feito por dentista.

Para que os resultados sejam eficientes e seguros é importante fazer com profissional adequado e que seja qualificado.

Em alguns casos é necessário fazer alguns consertos da estrutura, como o realinhamento dos dentes e a profilaxia para a retirada de cáries e tártaros.

Abaixo falaremos sobre os principais tipos de clareamento que podem ser encontrados no consultório do cirurgião dentista estético.

Clareamento a laser

O tratamento de clareamento a laser é feito em consultório com uma máquina específica que emite luz pulsada.

Inicialmente, o dentista aplica o gel clareador em alta concentração e o laser é usado para potencializar as substâncias do gel.

Por conta disso, os resultados desse tratamento aparecem entre a primeira e terceira sessão.

Clareamento com moldeira

Para pacientes que possuem uma rotina mais restrita e que só podem ir ao dentista uma vez por semana, o dentista pode oferecer o clareamento dental com moldeira.

Nesse procedimento o paciente recebe uma moldeira da sua boca feita de silicone, com uma quantidade de gel clareador com substâncias como peróxido de hidrogênio ou carbamida.

O paciente usa a moldeira durante algumas horas diariamente. Semanalmente, é preciso ir ao dentista para o acompanhamento do clareamento. Os resultados aparecem de maneira mais lenta, em torno de 2 semanas.

Facetas de porcelana

Muitos são os tratamentos oferecidos pelos dentistas, que vão da extração de dente até os clareamentos.

Neste último quesito, além dos clareamentos com gel é possível, existem as chamadas facetas de porcelana.

O tratamento consiste em lâminas ultrafinas de porcelana, safira ou cerâmica que são aplicadas no dente com cimento odontológico, melhorando a aparência e também fazendo a correção de pequenas imperfeições.

Ao fazer esses procedimentos nos dentes as pessoas são beneficiadas de muitas maneiras, como:

  • Maior autoestima;
  • Sorriso mais branco;
  • Felicidade;
  • Confiança.

Semelhante à faceta, a lente de contato também pode ser usada. A diferença entre os procedimentos é a forma de colocação da película. Isso porque a faceta pode demandar uma maior raspagem da superfície dental para a colocação.

No tópico abaixo abordaremos alguns métodos caseiros que podem ser usados e que contribuem para a saúde dos dentes e o seu clareamento. Inclusive, alguns deles ajudam a manter os resultados do clareamento feito em consultório.

Contudo, é extremamente necessário manter o acompanhamento com um profissional, preservando a saúde bucal. Além disso, a indicação de técnicas saudáveis é necessária.

Procedimentos caseiros para o clareamento dental

Antes da procura por termos como “quanto custa um clareamento dental”, podemos falar que existem métodos preventivos que evitam o escurecimento dos dentes, como uma alimentação equilibrada, a higienização dos dentes diariamente com creme dental com flúor.

Alguns dentistas podem indicar alguns compostos naturais que podem ser aplicados na pasta de dente ou diretamente nos dentes, permitindo um clareamento dental mais uniforme.

Pasta de bicarbonato e gengibre

Há um complemento caseiro que pode ser usado para tornar os dentes mais brancos, que é o uso de gengibre e bicarbonato misturados. Essa substância promove esfoliação, eliminando tártaro e dentes escuros.

Por terem essas propriedades, se aplicada em excesso pode gerar problemas para os dentes.

Desta maneira, o procedimento deve ser feito duas vezes na semana, não desgastando os dentes.

Esfoliante de morango e sal

A mistura de morango com sal ajuda na eliminação de placas bacterianas e na remoção de manchas escuras.

Isso porque a composição da vitamina C do morango com os cristais de sódio permite uma esfoliação do esmalte do dente.

Os tratamentos caseiros e os feitos em consultório precisam sempre ter a indicação do dentista, para que seus dentes sejam preservados e que melhores resultados sejam trazidos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário