boa aparencia no trabalho

Como uma boa aparência causa efeitos positivos no trabalho

26/11/2021
42 Views

Com o passar do tempo, diversas profissões evoluíram e mostraram que o padrão imposto pela sociedade durante muito tempo não existe mais, o estilo empresarial já não é aquele onde o homem usa apenas gravata e a mulher dá um salto alto.

Cada vez mais as pessoas têm colocado em prática o famoso ditado popular que diz para não julgarmos um livro pela capa, ou seja, as pessoas não estão reparando tanto assim na forma como as pessoas se vestem.

No entanto, não dá para afirmar que essa ideia acabou completamente, estar bem apresentável e arrumado no seu ambiente de trabalho faz sim toda a diferença.

Hoje contamos com uma imensidão de peças, estilos e formas de se produzir para o trabalho de maneira simples e prática, deixando de lado o traje social e adaptando a roupa do dia a dia ao ambiente corporativo.

Por isso, preparamos um artigo explicando sobre a importância da boa aparência no trabalho, os impactos positivos que isso traz e dicas para te ajudar a criar looks perfeitos para essa ocasião.

Por que boa aparência é tão importante?

Muitas pessoas ainda se perguntam o porquê da aparência ainda ser algo tão relevante justamente em uma geração que prega o amor próprio e a aceitação, por isso, separamos alguns exemplos para te provar que a aparência ainda é sim muito importante.

Vamos imaginar que você esteja pensando em contratar uma assessoria ambiental campo grande ms e para isso vai até um escritório verificar o seu trabalho.

Chegando lá você o encontra todo com roupas amassadas e o cabelo bagunçado, qual a impressão que você teria dele?

Provavelmente seria uma impressão ruim, e as chances de você contratar o plano dele se tornam ainda menores, pois, se ele não consegue cuidar de si próprio, como irá cuidar dos seus dentes?

Agora, vamos supor que você está a procura de um facility serviços terceirizados e encontra um profissional para ajudá-lo nessa busca e ele surge com roupas limpas, cabelo arrumado e com um ótimo perfume. A impressão já seria outra, correto?

Isso só prova como uma boa aparência ainda determina e muito a apresentação do trabalho de uma pessoa, mesmo que isso pareça errado para você, não dá para negar a diferença de opinião que existe entre os dois exemplos apresentados.

Sendo assim, construir essa boa aparência não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam, é mais fácil do que você imagina e vamos te mostrar isso por meio de dicas práticas para te ajudar neste processo.

Dicas para construir uma boa aparência no trabalho

Quando falamos sobre aparência no trabalho, muitas pessoas ainda pensam que é necessário vestir as roupas mais chiques e cultas que tiver.

Mas, isso felizmente tem mudado e o seu armário pode conter tudo o que você precisa para transmitir uma imagem de seriedade, comprimento e ao mesmo tempo, leveza.

1.   Tenha peças chaves

Montar um look fica muito mais fácil quando você decide uma peça-chave antes que irá guiar toda a sua produção.

Por exemplo, se você for gravar um exame de sangue gato, pode escolher um blazer ou um terno como peça-chave, a partir dele você vai escolhendo as restantes das peças que mais combinam e passam a mensagem que você deseja.

Essa peça pode ser qualquer uma, até mesmo um calçado, o importante é você criar um look em que se sinta confortável e pronto para dar o seu melhor.

2.   Entenda o estilo da sua empresa

Quando falamos sobre peças e looks para o trabalho, muitas pessoas ficam confusas com medo de parecer muito chique ou muito desleixada.

Por isso, a solução é conhecer bem o estilo e a rotina da sua empresa.

Se você trabalha na parte técnica de galpões de lona para armazenagem, suas peças não precisam ser aquelas super chiques e bem arrumadas, você pode escolher peças mais confortáveis e despojadas para fazer o trabalho duro durante o dia.

Entender qual a sua posição e função no dia a dia da empresa também ajuda e muito a criar looks que não ficarão desconfortáveis durante o dia, mas mesmo assim trarão uma imagem de responsabilidade e comprometimento para você.

Agora, se você trabalha em um local de material de construção que está lançando um produto que ajuda na porta de ferro mais barata, peças de roupas mais formais e elegantes passarão uma mensagem de autoridade e beleza.

Entender a história, os produtos e ou serviços da empresa em que trabalha te ajuda a compreender todo o estilo da marca, estilo esse que pode trazer novas tendências e inspira

para você.

3.   Saiba do que você gosta

Alguns profissionais acabam deixando de lado os seus gostos e preferências para se adequar ao estilo de uma empresa e acabam esquecendo do que eles realmente gostam de vestir.

Por isso, entender o seu próprio estilo e saber sobre o que você gosta de vestir e o que mais te deixa confortável também faz toda a diferença na hora de construir looks para o trabalho.

Se você trabalha com ecobag algodão cru personalizada e ama camisetas animadas, com estampas divertidas e engraçadas, pode adaptá-las junto com uma calça jeans e um blazer, por exemplo.

Dessa forma, você continua transmitindo a responsabilidade que o seu cargo exige e não deixa de lado os seus gostos e suas peças prediletas.

4.   Limpeza e higiene

Essa é uma das melhores dicas para você que quer melhorar a sua aparência no meio corporativo, não há roupas de grifes e nem bolsas caras que chegam aos pés de uma pessoa que anda em dia com a sua própria limpeza e higiene.

Se você decide comprar gás r22 e no momento do atendimento sentir que o profissional está com um forte odor, mau hálito e sujo, provavelmente a sua primeira impressão sobre ele não seria a melhor do mudo.

Quando falamos disso, algumas pessoas pensam que se trata apenas da higiene básica, tomar banho, passar desodorante, perfume ou lavar o rosto e escovar os dentes. Mas, a limpeza e higiene de um profissional vai muito além disso.

No caso dos homens, é sempre bom manter o cabelo cortado e penteado, a barba feita e as unhas limpas. Isso também compõe a sua aparência final, que será ainda melhor se seguir essas dicas.

Falando, agora, sobre as mulheres, é indispensável manter o cabelo arrumado, as sobrancelhas e unhas feitas, sem se esquecer da pele hidratada e maquiada.

Claro que nem todos possuem tempo ou dinheiro para estar assim todos os dias, mas quando puder não evite estar bem apresentável no seu local de trabalho.

5.   Não esqueça dos acessórios

Acessórios são peças fundamentais e que podem fazer toda a diferença no resultado da sua produção, você pode investir em acessórios que vão de acordo com o seu estilo, gostos e funções do dia a dia no trabalho.

Em relação aos homens, é muito válido investir nos relógios, que trazem um ar mais despojado, você também pode adicionar pulseiras e colares, se gostar.

Sem esquecer dos cintos e óculos escuros, que transformam qualquer look sem graça em uma super produção.

Já as mulheres possuem uma infinidade de opções, são brincos, colares, pulseiras, anéis, cintos, bolsas e muitos outros. Mas, lembre-se de escolher acessórios que vão de acordo com o estilo da empresa para não fugir da proposta da imagem que você deseja mostrar.

Se você fosse um especialista em tartaruga para remoção industrial, provavelmente iria investir em acessórios marcantes para demonstrar autoridade, mas ao mesmo tempo em peças simples para que a atenção do cliente fique na sua mensagem e no que você tem a ensinar.

Os acessórios são muito importantes e usados naqueles dias em que você não está conseguindo ter novas ideias de produções e looks, com os acessórios certos você consegue transformar um look simples em uma produção incrível.

Essas dicas foram citadas com o objetivo de te ajudar a criar uma boa aparência por meio da forma como você se arruma e se prepara para um dia de trabalho, e muito mais importante do que só mostrar autoridade é construir o seu branding pessoal.

O que é branding pessoal?

O branding pessoal ainda é pouco conhecido aqui no Brasil, mas está chegando com força total para provar que a maior marca que pode te ajudar a chegar aonde quer é você mesmo.

O termo branding pessoal se refere a marca pessoal, ou seja, a forma como você se apresenta perante seus clientes e colegas e a imagem que eles constroem de você a partir do seu exterior.

Por isso, investir tempo para cuidar de você e se preparar para um dia de trabalho vai muito além de só tentar parecer bonito, arrumado ou provar que tem o perfil de um líder.

Isso mostra que você se preocupa em passar uma mensagem de compromisso por meio do que veste e usa, tornando o seu nome uma referência no ambiente em que vive.

Benefícios do branding pessoal

Além de passar essa mensagem usando as roupas e acessórios, o branding pessoal carrega inúmeros benefícios, como:

  • Aumento da autoestima;
  • Mais confiança;
  • Mais oportunidades;
  • Mais destaque;
  • Autoconhecimento;

Considerações finais

Esperamos que todas as informações deste texto possam ter te ajudado a enxergar e entender a importância em criar e cuidar de uma boa aparência no seu trabalho e no seu dia a dia.

Nunca esqueça que a sua aparência só irá transmitir o que você guarda por dentro, por isso, cuide de você e da sua saúde mental para transmitir mensagens de alegria, leveza e originalidade por meio das suas roupas e acessórios.

Deixe o seu comentário