como tirar pintas na pele

Como o dermatologista tira pintas?

A nossa pele tem um impacto importante para a nossa autoestima. Se olhar no espelho e ver uma pele hidratada, uniforme e saudável nos causa uma ótima sensação de bem-estar e satisfação.

É claro que para isso é preciso que tomemos vários cuidados diários, como: beber bastante água, não se expor ao sol em horários impróprios, ter uma boa alimentação e, claro, consultar o dermatologista com regularidade.

Aliás, consultar o dermatologista é importante não somente para prevenção às doenças de pele, mas também para o tratamento adequado para certos incômodos, como, por exemplo, as pintas.

O que são as pintas na pele?

Pintas, ou lesões, são pequenos sinais na pele. Em linguagem científica são denominados “nevos” e surgem na pele devido a uma concentração alta de melanócitos (células que produzem melanina, substância que dá cor à pele, aos cabelos e aos olhos). Essas pintas podem ser planas ou um pouco mais elevadas, da cor da pele ou de coloração mais clara ou escura. Geralmente, as pintas são benignas e não há qualquer necessidade de retirá-las. Contudo, é preciso atentar-se a certas características para saber se a pinta foge da normalidade.

Fique atento a algumas delas:

  • A pinta deve ser uniforme;
  • Não pode ultrapassar 6 mm;
  • Não deve ser multicor ou mudar de cor com o tempo.

Prevenção

É importante que os cuidados com a pele sejam diários, tanto no calor quanto no frio, como hidratar a pele com um creme dermatologicamente testado e próprio para o seu tipo de pele e usar protetor solar mesmo em dias sem sol. Além disso, visitar com regularidade um médico dermatologista é crucial, como já dissemos.

Contudo, se você já tem uma pinta e percebe que ela muda de cor e/ou tamanho, coça, arde ou sangra, está na hora de consultar um dermatologista para uma avaliação mais precisa e analisar a possibilidade de remoção.

Como o dermatologista tira pintas?

A depender do caso, é necessária a remoção de pintas, seja por questões de saúde ou mesmo estéticas. Com a indicação de um dermatologista, são realizados exames para diagnóstico mais detalhado. Já com um diagnóstico preciso e sabendo o tipo de pinta que você tem, haverá três procedimentos possíveis:

  • Cauterização;
  • Laser;
  • Mini cirurgia.

A excisão das pintas vai depender do tamanho e da profundidade da lesão, se ela é benigna ou maligna, se é questão de saúde ou de estética. Geralmente, o procedimento é feito com anestesia local. Nele, é feita uma incisão ao redor da pinta para sua remoção segura.

Em caso de pintas malignas, é retirada a pele saudável ao redor da pinta. Quanto maior for a pinta (lesão), maior será a parte saudável que precisará ser retirada, por questões de margem de erro. Então é feita a excisão para retirada total da pinta. A parte retirada é levada para biópsia.

Contudo, se a pinta é benigna, é importante levar em conta, quando se quer retirar uma pinta por questões estéticas, que este procedimento pode deixar cicatrizes, mesmo que pequenas. Cuide de sua pele, previna-se e tenha sua autoestima sempre em dia!

Esteja atento a suas pintas e consulte sempre um dermatologista!

Deixe o seu comentário