clareamentodental

Clareamento dental caseiro: dicas interessantes

A manutenção de dentes brancos e saudáveis pode ser resultado de diversos tratamentos odontológicos somados a um clareamento dental caseiro que deve ser realizado tomando os devidos cuidados. 

Há métodos que podem ser adotados no dia a dia, indo além da escovação dos dentes após acordar, depois das refeições e antes de dormir. 

Portanto, as dicas a seguir podem ajudar aqueles que querem um sorriso bonito e brilhante, mas com garantia de saúde bucal.

Procedimento realizado em ambiente controlado

Os dentes apresentam alteração na coloração por diversos motivos. Ao longo da vida, muitos alimentos, assim como a adoção de hábitos diversos, podem reduzir a brancura e deixar a aparência amarelada. 

Fumar está entre os piores hábitos para reduzir a saúde bucal, como do corpo, de forma geral. Isso porque a nicotina e o tabaco deixam os dentes amarelos e podem gerar inflamações.

Com relação ao amarelamento, além da adesão dos hábitos mais saudáveis, o impacto pode ser reduzido com um procedimento de clareamento dental feito em uma clínica odontológica. A redução do consumo do cigarro também é necessária.

Dentro de um ambiente controlado, o dentista vai utilizar as ferramentas adequadas para remoção de tártaro e placas bacterianas que promovem o amarelado, realizando uma limpeza mais profunda que também ajuda na manutenção do sorriso.

Já para o procedimento de clarear, o produto utilizado deve ser aplicado de maneira pontual, para deixar a cor branca próxima ao natural. Geralmente, o peróxido de carbamida ou de hidrogênio são usados para o tratamento.

A partir desse procedimento, que pode ser feito em poucas sessões, o dentista vai apontar os cuidados caseiros que permitem que o clareamento tenha uma longevidade, afinal, esse tratamento não é permanente.

Além disso, outra forma de realizar o clareamento é por meio de moldeiras criadas no consultório, mas com os materiais utilizados em casa. 

Nesse formato, as substâncias clareadoras são usadas em menor quantidade para garantir a saúde bucal e, por isso, pode demandar mais tempo para ser concluída.

Dentes artificiais recebem mesmo tratamento

Caso o paciente tenha um implante dentário substituindo um dente permanente, o procedimento de clareamento pode ser aplicado, conforme identificação do material original, mas é preciso atenção porque a peça não sofre alteração. Com isso, os dentes não sofrem diferenças quanto a coloração das estruturas naturais para o implante.

Nesse caso, o paciente precisa indicar quais são os dentes provenientes do implante, para que o tratamento de clareamento tenha um resultado positivo. Já os cuidados quanto à higienização e limpeza devem transcorrer normalmente.

Vale a pena seguir a indicação do dentista quanto ao antisséptico bucal utilizado para os bochechos após a escovação. 

Para manter o branco em conformidade com o tratamento, é preciso escolher os produtos que não contam com álcool na composição ou corante artificial, pois estes elementos podem causar manchas nos dentes, mesmo sendo implantes.

Cuidados com alimentos que mancham os dentes

Um cuidado que deve ser levado em consideração sempre que se passa por um tratamento de clareamento está relacionado aos alimentos que são consumidos diariamente. 

Seja em casa ou em um restaurante, alguns alimentos devem ser evitados para que a coloração não sofra nenhum tipo de interferência, entre eles:

  • Refrigerantes;
  • Sucos industrializados;
  • Café e chá;
  • Vinho tinto.

Quem possui lente de contato dental precisa, ainda, tomar cuidado com alimentos muito duros, como amendoim, rapadura e doces para não prejudicar a estrutura. 

Inclusive, pode-se ressaltar que o clareamento e a lente podem ser realizados em conjunto, mas é preciso entender a coloração alcançada. 

Por exemplo, se houver um dente trincado que se deseja recuperar, pode ser aplicada a película sobre essa estrutura conforme o tom do clareamento alcançado nos demais dentes.

Hábitos ruins, como roer unhas e abrir garrafas com os dentes, também devem ser evitados, pois assim garante-se o branco dos dentes corrigidos e a lente intacta.

Entre os produtos que ajudam na manutenção caseira quanto ao clareamento estão cremes dentais abrasivos. No entanto, eles devem ser usados com cautela, pois são agentes causadores de danos ao esmalte dos dentes quando em excesso. 

Em curto e médio prazo, pode ser que o clareamento que vem sendo cuidado pode se perder por causa de um produto inadequado. Por isso, é preciso seguir a indicação de um profissional da área de odontologia. 

Clareamento após alinhamento dentário

Pessoas que precisam fazer a correção do alinhamento dos dentes recorrem ao tratamento com aparelho ortodôntico, que pode provocar manchas sobre a superfície ao longo do tempo. 

A dica nesse caso é terminar o tratamento de alinhamento dentário, passar por um procedimento de profilaxia e realizar o clareamento junto ao dentista. Após isso e de forma regular, é necessário tomar os devidos cuidados em casa. 

Assim como em outros tratamentos, evitar excesso de açúcar e fumar são dicas simples mas necessárias.

Tecnologia permite remoção para limpeza

Para quem procura um tratamento menos invasivo, em que é possível fazer a remoção do acessório em momentos específicos, a odontologia está seguindo a tecnologia e já possibilita isso.

O desenvolvimento de um aparelho móvel dental personalizado permite que as pessoas tenham uma correção adequada, sem interferir na coloração dos dentes.

A limpeza pode ser feita sem o acessório dentro da boca, o que ajuda no clareamento doméstico feito com produtos indicados por especialistas. 

Além disso, no caso dos alinhadores, é possível conciliar mais facilmente a higienização e até o clareamento profissional.

Não existe nenhum milagre para recuperar o branco dos dentes sem o acompanhamento de um profissional da área de odontologia, visto que essa é a maneira mais segura e saudável. Ou seja, apenas um dentista está capacitado para indicar produtos e acessórios que podem ser utilizados em casa.

Dessa forma, a visita ao consultório odontológico é imprescindível antes de fazer qualquer tipo de escolha. O importante é manter o sorriso bonito e atraente, sem perder a integridade dos dentes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário