aparelho transparente

ENTENDA O MOTIVO DE MANTER OS CUIDADOS COM SEU APARELHO TRANSPARENTE

08/11/2021
25 Views

Saber quais são os cuidados com seu aparelho evita que a estrutura do aparelho seja comprometida e, consequentemente, o seu tratamento.

O aparelho tem sido muito procurado por adultos que desejam melhorar a aparência do sorriso, mas de uma maneira mais discreta, ou seja, sem os bráquetes metálicos.

Esse modelo exerce a mesma função dos modelos tradicionais, o que muda é o material na qual eles são confeccionados. No entanto, o aparelho transparente, requer certos cuidados que impedem que ele fique amarelado e perca a funcionalidade de ser invisível.

No conteúdo a seguir, será explicado quais são os tipos de aparelhos transparentes e também como fazer a manutenção correta. Acompanhe!

Tipos de aparelhos transparente

Existem dois tipos de aparelho, o fixo e o móvel. O modelo fixo é semelhante ao modelo convencional, mas o material é o que o difere. Plástico, safira, cerâmica ou porcelana são os materiais utilizados para confeccionar os alinhadores ortodonticos invisíveis.

O modelo fixo plástico, tende a ficar amarelado com o passar do tempo, devido ao consumo de alimentos com muito pigmento. Por isso, os aparelhos mais recomendados para quem não deseja ficar livre do amarelamento são os de safira, porcelana e cerâmica.

Além do modelo fixo, existe a opção do modelo móvel que move os dentes para a posição correta de maneira gradual. A confecção desse tipo de aparelho permite que cada alinhador seja personalizado de acordo com as necessidades do paciente.

Discreto e confortável, o aparelho dental transparente é o mais recomendado para manter o tratamento em andamento e garantir a descrição.

Isso porque o equipamento tem se tornado uma febre no mercado devido a descrição e versatilidade do tratamento, permitindo que a pessoa se sinta mais confortável do que com os aparelhos de metal convencionais.

Cuidados que se deve ter com o aparelho

O aparelho invisível requer alguns cuidados, mas não é um bicho de sete cabeças! Os cuidados diários com a saúde bucal devem ser levados em consideração mesmo após o término do tratamento.

Mas, para evitar o amarelamento do aparelho, você deve seguir alguns cuidados a mais.

1.   Atente-se com a alimentação

Ao iniciar um tratamento com aparelhos ortodonticos transparentes, é importante ter atenção com a alimentação. O uso de muitos corantes nos alimentos como em molhos ou em bebidas como chás, cafés, vinhos, refrigerantes e cerveja podem manchar o aparelho.

Por isso, é recomendado escovar os dentes sempre que ingerir um desses alimentos, pois dessa maneira, você evita que o aparelho absorva o pigmento e não tenha mais como limpá-lo.

2.   Use uma escova bem macia

Para manter os dentes e o aparelho higienizado, o recomendado é utilizar uma escova macia, para que não haja  traumas na gengiva.

Entretanto, caso o modelo de aparelho seja fixo, existem as opções de escovas, pitufos e unitufos para limpar onde a escova, geralmente, não alcança.

3.   Realize todas as etapas de higienização

Escovar os dentes deve ser um hábito diário e deve ser realizado tanto por quem utiliza aparelho fixo transparente, quanto por quem já concluiu o tratamento. Para isso, você vai precisar de:

  • Escova de sua preferência;
  • Pasta de dente;
  • Fio dental;
  • Enxaguante bucal.

A recomendação dos especialistas é que a higienização seja realizada, pelo menos, três vezes ao dia. No entanto, para os pacientes com aparelho fixo transparente, a recomendação é que se escove os dentes e passe o fio dental após todas as refeições.

4.   Evite fumar

Outro hábito que deve ser excluído para manter a saúde bucal em dia é o tabagismo. Para os pacientes que optam por um aparelho transparente, é importante saber que ele pode ficar amarelado poucos minutos após fumar.

Além disso, o tabagismo compromete não só o seu sorriso, mas a sua saúde como um todo.

5.   Visite o dentista frequentemente

O tratamento ortodôntico, não impede que o paciente faça a limpeza no consultório odontológico. Muito pelo contrário! A limpeza deve ser realizada a cada seis meses e é fundamental para a remoção de possíveis placas bacterianas e do tártaro.

Seguindo as dicas acima, fica muito mais simples manter o sorriso em dia. Os cuidados especiais com o aparelho transparente não deve ser um ponto negativo, ao iniciar um tratamento.

Pois, mesmo com o aparelho tradicional, os cuidados com a higiene devem ser os mesmos. Por fim, o que difere um aparelho do outro realmente é a aparência que o transparente proporciona ao sorriso, por ser um modelo mais discreto.

Deixe o seu comentário