Durante a gravidez, ocorrem uma série de mudanças necessárias no corpo da mulher, sendo a mudança no sistema hormonal a principal. A evolução favorável da gravidez requer uma adaptação do organismo materno; no entanto, essas modificações podem contribuir para certas complicações.
Por mais que exijam diversos tratamentos estéticos e as mudanças da gravidez incomodem tanto a ponto de fazer com que busque por alternativas para solucionar o problema, é preciso saber quais os tratamentos estéticos permitidos para mulheres grávidas, a fim de evitar complicações graves para o feto e para o próprio corpo.
Por isso, o profissional cosmiatra e esteticista deve ter cuidado especial ao lidar com pacientes grávidas. A seguir, explicamos quais são as terapias estéticas adequadas e úteis durante a gravidez.
Tratamentos estéticos permitidos para gestantes
A magia da gestação que podemos presenciar em um ensaio gestante e demais registros, não está presente em todos os momentos, pois com as mudanças no corpo, muitas mulheres acabam ficando com autoestima baixa e se sentindo mal por não serem mais as mesmas.
No entanto, existem tratamentos capazes de ajudar a diminuir os efeitos da gravidez, bem como, os tratamentos para estrias e celulites, cosméticos clareadores de manchas, entre outros, os quais podem ser utilizados desde que não seja contraindicados para esta fase.
Confiram a seguir quais os tipos de tratamentos estéticos permitidos para gestantes:
É correto aplicar tratamentos cosméticos em pacientes grávidas?
Sob a influência dos hormônios da gravidez, o tecido cutâneo sofre várias modificações. Essas manifestações cutâneas podem incluir: coceira, cloasma, estrias, rosácea e telagiectasias vasculares.
A coceira ocorre entre 3-20% das mulheres grávidas. Pode ser localizada ou generalizada e se acentua com o avanço da gestação. O cloasma, ou máscara da gravidez, é a alteração pigmentar mais comum durante a gravidez. Determinadas áreas da pele podem ficar hiperpigmentadas devido ao maior número de melanócitos estimulados pela ação hormonal.
Um dos tratamentos estéticos permitidos para mulheres grávidas são os tratamentos faciais que também podem ser recomendados para oxigenar a pele e prevenir futuras manchas ou linhas de expressão. Nesse caso, os pacientes devem evitar o uso de todos os tipos de produtos fotossensíveis e ácidos despigmentantes como o retinóico.
Máscaras naturais estão incluídas nos tratamentos faciais e são ideais para manter a pele firme e lisa graças à limpeza, esfoliação e hidratação que proporcionam.
Tratamento para telagiectasia
As telagiectasias vasculares aparecem como pigmentações vermelhas constituídas por uma arteríola central dilatada e geralmente estão localizadas na face, pescoço, parte superior do tórax e braços.
Todas as alterações cutâneas precisam de tratamento, mas durante a gravidez, atenção especial deve ser dada aos produtos cosméticos que você aplica, no caso de peelings, por exemplo, eles só podem ser realizados por microdermoabrasão com pontas de diamante macio em tratamentos faciais ou corporais, que não inclui a área do abdômen.
Tratamento para celulite
A celulite também afeta muito as grávidas. Pode ser combatida com a terapia de pressão corporal, técnica que utiliza a pressão do ar para melhorar o retorno venoso. É um método totalmente seguro, se realizado apenas nas pernas, uma vez que este aparelho não emite nenhum tipo de radiação ou ondas.
Tratamento anti-estrias
Dentre os tratamentos estéticos permitidos para gestantes, as estrias podem ser evitadas hidratando a pele, com massagens ou ativando a circulação sanguínea, com o uso de hidratantes específicos.
Tratamento para Varizes
São pequenas veias que inflamam localizadas principalmente nas pernas. Eles ocorrem porque o sangue não pode circular facilmente devido ao ganho de peso que suportam. Durante a gravidez, o aumento do tamanho uterino oprime os capilares e, portanto, pode dificultar o retorno da circulação venosa, principalmente nas pernas.
Esteticamente, as veias varicosas são um tanto desagradáveis. Além disso, costumam causar peso, cãibras e dores musculares nas panturrilhas, coxas e vulva.
O indicado nesse caso é o uso de cremes estéticos, aplicados levemente sem pressionar a pele ou fazer movimentos bruscos.
Massagem Pindas Chinesas
Como complemento dos tratamentos estéticos permitidos às grávidas inclui-se a massagem com pindas. São saquinhos que contêm ervas aromáticas e medicinais, ideais para oferecer ao corpo os cuidados para relaxamento.
A função desta massagem é equilibrar o corpo e a mente, com manobras relaxantes e o poder terapêutico da fitoterapia e especiarias naturais, drena a linfa e melhora o estado de relaxamento.
Dicas – Juliana Ferrari
Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!