rinoplastia

Principais cuidados no pós-operatório da Rinoplastia

A rinoplastia está entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, e o procedimento visa corrigir diferentes insatisfações em relação à estética nasal, como tamanho, projeção e proporção. O procedimento só deve ser realizado quando recomendada por um cirurgião plástico de confiança, que analisará se as expectativas do paciente podem ser atendidas com as possibilidades oferecidas pela intervenção.

Outro aspecto importante é que os cuidados do pós-operatório da rinoplastia são determinantes para a obtenção de bons resultados estéticos com a cirurgia, sendo recomendado conhecê-los de antemão e planejar-se para segui-los corretamente.

Quais os cuidados no pós-operatório da rinoplastia?

É importante que os cuidados do pós-operatório da rinoplastia sejam informados para o paciente antes da cirurgia, de modo que ele possa planejar seu afastamento do trabalho, por exemplo. Além disso, antes da alta hospitalar após o procedimento, todas as recomendações devem ser reforçadas pela equipe médica.

É comum que, logo após a rinoplastia, o paciente apresente inchaço nasal e próximo ao nariz, além de sensibilidade na região e hematomas. Alguns pacientes ainda relatam dificuldade para respirar, no entanto, essas condições são passageiras.

Ainda que o paciente tenha que lidar com esses aspectos na recuperação, ela costuma ser tranquila e com pouca dor, mas esse fator dependerá também da tolerância individual.

Entre as recomendações que podem ser informadas pela equipe médica para um melhor pós-operatório da rinoplastia destacam-se:

  • Ficar afastado das tarefas diárias por cerca de 10 dias, não precisando fazer repouso absoluto, mas se preservando de esforço e situações extenuantes;
  • Tomar apenas a medicação prescrita pelo especialista — que pode incluir antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos;
  • Fazer compressas frias, desde que não seja aplicado peso sobre a região operada, por períodos de 10 a 15 minutos nos primeiros dias do pós-cirúrgico;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante a recuperação e não fazer uso de tabaco nesse período;
  • Evitar tomar sol na face devido ao risco aumentado de sangramentos e manchas na pele;
  • Fazer a higienização nasal conforme recomendado pela equipe médica, evitando acúmulo de secreções na área operada;
  • Repousar com o pescoço e cabeça mais elevados que o tronco, minimizando as chances de sangramentos. Indica-se, por exemplo, usar dois travesseiros;
  • Não usar óculos, para que não haja peso sobre a região operada;
  • Usar apenas dermocosméticos e maquiagens previamente autorizados pelo médico, incluindo o protetor solar;
  • Ter uma alimentação saudável, sendo que nos primeiros dias ela deve ser macia e fria. Ao englobar novas texturas dê preferência aos alimentos naturais, como legumes, verduras e frutas, reduzindo o consumo de açúcares, sal, gorduras e conservantes;
  • Retomar atividades mais intensas após liberação médica. Em geral isso ocorre dentro de 4 semanas, mas atividades com possibilidade de impacto podem demorar mais tempo para serem autorizadas.

Adotar os cuidados do pós-operatório da rinoplastia indicados pela equipe médica é fundamental para obter bons resultados com a cirurgia estética, mas também ter uma recuperação mais rápida e com menores chances de complicações.

As dúvidas quanto ao pós-operatório da rinoplastia devem ser esclarecidas ainda no período pré-operatório e todas as recomendações seguidas corretamente.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário