Congelamento de óvulos

Entenda mais sobre o Congelamento de óvulos

13/08/2020
516 Views

O congelamento de óvulos ou criopreservação é a técnica de preservação da fertilidade feminina. O procedimento é indicado a mulheres que pretendem ter filhos, mas é um projeto futuro, por aquelas que terão de se submeter a um tratamento oncológico e por mulheres com óvulos excedentes após tratamento de fertilidade.

Hoje, devido o avanço das técnicas de reprodução humana assistida, postergar a gestação é possível até os 45 anos, em média. Uma das formas para que isso ocorra é com o congelamento de óvulos e demais recursos disponíveis na medicina reprodutiva.

O que é congelamento de óvulos?

O processo de criopreservação consiste na coleta de material biológico feminino (óvulos) e os submeter ao processo de congelamento. Esse procedimento deve ser feito por uma clínica devidamente autorizada a atuar e que respeite todas as normas éticas do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A quem é indicado?

O congelamento de óvulos é indicado a mulheres que descobriram algum tipo de câncer e que ainda não tiveram filhos e pretende os ter no futuro. A indicação ocorre devido à possibilidade de o

tratamento oncológico impactar o sistema reprodutivo e o tornar incapaz de gerar uma criança de forma espontânea.

A indicação ocorre a mulheres que tiveram identificada a baixa reserva ovariana por meio do exame de hormônio anti mulleriano e as que pretendem postergar a maternidade. Aquelas que estão se aproximando dos 35 anos e não enxergam, em breve, uma gestação também tem indicação para o procedimento.

O congelamento de óvulos pode ser indicado ainda a mulheres que estão em tratamento de fertilidade e que tiveram excedente de óvulos e que podem, posteriormente, se submeter a um novo procedimento de reprodução humana.

Como é feita a criopreservação?

O processo de congelamento de óvulos começa com a estimulação ovariana. A paciente receberá doses hormonais para que os seus ovários liberem o maior número de folículos, que posteriormente se transformam em óvulos.

É verifica a estimulação ovariana por meio de ultrassonografia. Quando os óvulos se formam, o ginecologista faz a coleta desse material biológico. O procedimento é feito em clínica equipada com centro cirúrgico e para minimizar o desconforto, é administrada sedação na paciente.

A coleta de óvulos é feita por meio de punção. Uma cânula acoplada no transdutor do ultrassom aspira esses óvulos e os leva para análise em laboratório. Os identificados como saudáveis passam pelo processo de vitrificação, ou seja, são congelados.

Por quanto tempo o material pode ficar congelado?

O material ao ser criopreservado mantém as suas características intactas, ou seja, se o congelamento de óvulos ocorreu aos 32 anos, o material manterá todas as características desse período, ele não envelhecerá.

Devido a essa “pausa no tempo” o material pode ser mantido congelado por muitos anos, sem prazo de validade. É importante que a paciente tenha ciência de que será necessária pagar uma mensalidade para manter o material criopreservado.

Caso isso deixe de ocorrer,  o laboratório pode fazer o descarte dos óvulos congelados seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Essas são apenas algumas informações relativas ao processo de congelamento de óvulos. Em caso de dúvidas, procure por clínicas de reprodução humana que ofertem os serviços e tire todas as suas dúvidas.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário