Empreendedorismo Feminino

Empreendedorismo Feminino: tendências para 2022

O empreendedorismo feminino tem crescido nos últimos anos, mudando a cara do mercado e proporcionando oportunidades para muitas pessoas, além de ser uma esperança de avanço para os próximos anos considerando a equidade de gênero e um novo perfil empreendedor e de mercado.

Desafios do empreendedorismo feminino

Considerando os desafios em ocupar um espaço que sempre foi predominantemente masculino, as mulheres estão derrubando barreiras, enfrentando preconceitos e mostrando que não só podem como devem estar neste espaço, buscando sempre igualdade de oportunidades e reconhecimento, demonstrando expertise nas áreas de atuação

O empreendedorismo feminino é uma tendência que tem inspirado muitas mulheres a terem o seu próprio negócio e trabalhar com algo que lhe agrade e ainda ajude as pessoas.

Para conquistarem um espaço, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios na vida pessoal, profissional e até preconceito de gênero.

Conforme o mercado reconhece o talento das empreendedoras, mais mulheres podem se motivar a ingressar no universo empresarial e, assim, mostrarem o seu potencial para a gestão.

Alguns dos principais desafios das mulheres no empreendedorismo são:

  • Insegurança;
  • Dificuldade de ascensão;
  • Medo de não conseguir conciliar a vida empreendedora com a pessoal;
  • Necessidade X Oportunidade.

Estes são apenas alguns dos diversos desafios que as mulheres enfrentam diariamente para conseguir um espaço no universo mercadológico, sendo muitos deles incubidos pela própria sociedade.

Com o crescimento, é natural que surjam novas tendências para o empreendedorismo, seja na questão de empreender ou novas estratégias para atender as necessidades de mercado, bem como muitos desses desafios são superados – o que não significa que não haverá desafios na jornada de empreendimento.

Tendências de empreendedorismo em 2022

Algumas áreas no empreendedorismo tem chamado a atenção por oferecer grandes oportunidades de negócio.

Sendo assim, entender o que cada segmento pode agregar é um jeito de fazer bons investimentos, fortalecer o Marketing e criar estratégias que contribuam para o sucesso do negócio. Nesse sentido, as principais tendências são:

1.   Telemedicina

Esta área ganhou importância, principalmente por conta da Covid-19, e continuará crescendo nos próximos anos, visto as facilidades agregadas quando o assunto são os cuidados com a saúde.

Inclusive, algumas pessoas já enxergam a telemedicina como algo permanente, mas isto pode se desenhar de melhor forma ao longo dos anos.

Em 2022 será o momento de aceleração e otimização deste modelo de trabalho, trazendo diversos benefícios para quem atua na área médica – desde que as normas do setor sejam cumpridas.

Para exercer a telemedicina, os médicos precisam ter uma estrutura adequada para o atendimento a distância. Além disso, é preciso ter todo o suporte da clínica e seu devido credenciamento, mesmo que seja particular.

O cuidado para os agendamentos e conciliação com atendimento no espaço físico é crucial também, visto que existem normas quanto a alguns tipos de atendimento no formato online, demandando também o acompanhamento presencial para alguns casos, como a primeira consulta.

2.   Criação de Conteúdo

O desenvolvimento de conteúdo obteve crescimento expressivo, algo de grande importância para as empresas, em boa parte por conta do marketing digital.

Com pessoas, empresas e marcas criando conteúdo em diferentes formatos, é essencial desenvolver um bom Marketing de Conteúdo, ou seja, uma estratégia de atração que ajude a chamar a atenção do público-alvo.

É possível conseguir ganhos interessantes com conteúdos em diferentes formatos, como: posts em blogs e redes sociais, podcasts, vídeos, ebooks, entre outros.

Sendo assim, contratar profissionais especializados no marketing digital é um excelente investimento para o seu negócio, pois com mão de obra qualificada, as empreendedoras podem ter ótimos resultados.

Inclusive, essa é uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar um empreendimento, focando na área de serviços e contribuindo para o desenvolvimento de outras marcas, principalmente se tem interesse/destreza para esse relacionamento com o cliente e as mídias digitais, por exemplo.

3.   Home Office

Esta é uma tendência que será ampliada e aprimorada em 2022 e nos próximos anos.

Os investimentos neste modelo de trabalho podem render vantagens interessantes na produtividade das empresas, independentemente do setor de atuação, e na qualidade de vida dos funcionários.

O trabalho remoto pode ajudar em questões de reuniões, treinamentos, feedbacks, criação de estratégias de Inbound Marketing, tarefas do cotidiano da empresa, entre outras demandas, mas para isso é preciso ter um aporte tecnológico, otimizando as rotinas.

Um fator interessante do trabalho remoto é que pode ser executado em diversas áreas, e o investimento em carreiras como assistente virtual, administração, contabilidade, dentre muitos outros se destacam e são excelentes oportunidades para desenvolver consultorias especializadas no empreendedorismo feminino, prestando tais serviços para outros empreendimentos – o que é facilitado por não demandar deslocamentos.

Isso porque, cada vez mais, a área de serviços se desenha como uma potência para o desenvolvimento financeiro, pessoal e profissional.

4.   E-commerce

O e-commerce (loja virtual) é um segmento que está sempre em constante evolução, graças ao crescimento do mercado digital. Inclusive, tal movimento permite novas oportunidades para explorar este modelo de negócio.

A criação de sites continua crescendo, pois é uma excelente plataforma para vendas, permite um bom atendimento ao cliente e, principalmente, um excelente faturamento, algo que interessa e muito aos empreendedores.

Os e-commerces podem ser utilizados em diversos nichos e os investimentos em divulgação através das plataformas Ads como Twitter Ads, Google Ads, entre outros podem aumentar a visibilidade, credibilidade e popularidade do negócio, sendo uma excelente oportunidade.

5.   Educação online

Esta é uma das maiores tendências da atualidade e em 2022 não será diferente. As facilidades de implementação e o fato de ser acessível são motivos que ajudam a democratizar o conhecimento, algo tão importante para a construção de uma sociedade igualitária.

O crescimento da internet somado ao desenvolvimento tecnológico são os grandes motores da educação online, tornando-o mais disponível a qualquer momento e oportunizando o desenvolvimento de negócios e serviços nesse modelo.

6.   Negócios sustentáveis

Esta é uma tendência muito importante para o próximo ano. Considerando o impacto das atividades econômicas e humanas, o empreendedorismo nesta área visa promover produtos e serviços que são economicamente e ecologicamente viáveis.

Desta maneira, a expansão do empreendedorismo feminino é algo muito positivo para a sociedade, proporcionando o surgimento de novas oportunidades de emprego, ideias e recursos que ajudam a todos.

Deixe o seu comentário