6 dicas para ter uma vida saudável

Com a correria da rotina não há mais tempo para manter um estilo de vida saudável, dificilmente conhecemos alguém que não ingere fast foods e que pratica exercícios físicos com regularidade. 

Inclusive, o conceito “estilo de vida” é algo complexo e amplo, que não envolve apenas a alimentação e a prática de exercícios, englobando diversos fatores, desde lazer a saúde mental. 

Ser saudável envolve todas as áreas humanas, a saúde física, mental, espiritual e social. 

Sendo assim, começar um projeto de vida saudável é algo difícil, mas que quando feito aos poucos, inserindo pequenas mudanças na rotina, pode ser possível. 

Ao longo deste texto será apresentado a importância de ter um estilo de vida saudável e dicas de como inserir isso na sua rotina. Personalize a sua vida, assim como uma squeeze personalizada infantil

Por que é importante ter um estilo de vida saudável? 

Um estilo de vida saudável auxilia as pessoas a viverem plenamente, exercendo suas capacidades físicas e cognitivas, além de proporcionar um bom envelhecimento, retardando o progresso de doenças crônicas.  

O envelhecimento é algo inerente de todos os seres vivos na terra, então durante nossa vida diversas alterações fisiológicas vão acontecer, é algo natural. 

Essas mudanças provocam o declínio da força muscular e da capacidade cognitiva, o que dificulta a realização de atividades cotidianas simples. Porém, com um estilo de vida saudável essas alterações serão menos bruscas. 

Os hábitos saudáveis devem ser desenvolvidos desde criança, para que permaneçam durante a vida adulta e a velhice. 

Com uma rotina de práticas saudáveis será mais fácil enfrentar o envelhecimento e evitar complicações como:

  • Câncer; 
  • Doenças cardíacas;
  • Doenças pulmonares; 
  • Doenças neurodegenerativas;
  • Diabetes:
  • Derrames cerebrais.

Uma vida saudável evita e retarda a progressão de todas essas doenças, portanto, seguem dicas de como inserir bons hábitos na sua rotina. 

Como inserir hábitos saudáveis na sua rotina?

Diante de todos os benefícios de se ter uma vida saudável, segue abaixo 6 dicas para começar a mudar seus hábitos e desenvolver uma rotina saudável, para viver mais e melhor.  

Dica 1- Tenha uma alimentação balanceada 

Busque fazer refeições com combinações de diferentes alimentos, incluindo frutas, legumes, proteínas, carboidratos, verduras, nozes e grãos integrais. 

O recomendado pela Organização Mundial de Saúde são refeições a cada 3 horas, sendo que os adultos devem comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia. 

Com a correria do cotidiano às frutas e os vegetais estão sendo deixados de lado, pois existe a necessidade de prepará-los antes de ingerir, seja lavando, cozinhando, descascando e cortando.

Às pessoas preferem alimentos mais práticos, como doces e fast foods quando estamos fora de casa, como por exemplo, ir em uma festa de casamento de luxo, sempre optamos por comer os mais práticos como pizzas e bolos do local, mesmo o buffet oferendo alimentos mais saudáveis, sabendo o quanto é difícil manter alimentação em lugares diferentes é preciso mudar o cenário aos poucos, então comece inserindo frutas de sobremesa ou em lanches.

Opte por frutas fáceis de serem consumidas, como banana, uva e maçã, frutas que basta lavar para ingerir, com o passar do tempo será mais fácil convencer o seu organismo a comer os outros tipos de frutas mais difíceis de serem preparadas. 

Em relação aos vegetais busque inserir ao menos em cada refeição, se alimenta daqueles que são os da estação. 

Dica 2- Consuma menos sal e açúcar 

Alimentos com muito sal e açúcar possuem pouco valor nutritivo, portanto, corte-os da sua dieta, pois ingerir eles faz mal para sua saúde, podendo causar doenças como a diabetes.  

A maior parte das pessoas no mundo ingerem mais sal do que o recomendado pela OMS, isso devido ao crescente hábito de ingerir alimentos ultraprocessados, que possuem uma quantidade elevada de sódio na sua composição. 

O sódio é um aditivo alimentar utilizado como conservantes, para aumentar o tempo de preservação dos alimentos, ou como realçador de sabor. Sendo assim, pelo incrível que pareça, tem sódio até nos alimentos doces. 

Um consumo alto de sal pode causar pressão alta e desencadear doenças cardiovasculares, já o consumo excessivo de açúcar causa cáries e diabetes. Juntos e em excesso, esses dois condimentos deterioram a saúde de qualquer um.

Portanto, corte alimentos excessivamente salgados, embutidos e cheios de açúcar, para isso estabeleça pequenas metas, para ir retirando da alimentação gradualmente.  

Entretanto, dietas muito restritivas trazem mais malefícios do que benefícios, pois a pessoa se torna compulsiva, aumentando a ansiedade e desejo por alimentos açucarados e gordurosos. 

Dito isso, vá reduzindo a quantidade desses alimentos e se você gosta muito de alguns, como pizza, chocolate, hambúrguer, entre outros.

Reserve um dia da semana em que possa comê-los sem culpa, como aos sábados e domingos. 

Lembre-se de não deixar de ingerir aqueles doces para eventos que tanto gosta, visto que não consumir esses alimentos são apenas uma maneira de ajudar. 

Tendo em mente que a chave para uma dieta de sucesso é a alimentação equilibrada sem restrições absurdas.

Dica 3- Evite alimentos gordurosos

A palavra gordura remete a algo que não deve ser ingerido e que causa obesidade, daquelas que nem uma boa massagens redutoras de barriga pode auxiliar, mas não é bem assim. 

Às gorduras, são os lipídios e ácidos graxos que precisamos ingerir na alimentação, girando em torno de 30% da ingestão total de energia, ou seja, ingerir gordura não é algo ruim, mas a sua quantidade e o tipo que ingere é um fator que deve ser ponderado.

De acordo com a OMS, as gorduras insaturadas são preferíveis às gorduras saturadas e gorduras trans.

No organismo as gorduras insaturadas auxiliam na redução do colesterol ruim enquanto os outros tipos de gordura prejudicam o organismo, portanto, recomenda-se reduzir gorduras trans e saturadas. 

Para isso, leia atentamente os rótulos das embalagens de alimentos e insira na sua dieta peixes, abacate, óleos de girassol, soja, canola e oliva. 

Às gorduras trans são encontradas em alimentos fritos, como a batata-frita e em alimentos embalados, como biscoitos. 

Já a gordura saturada é mais difícil de ser evitada, pois é encontrada em carnes gordurosas, na manteiga de origem animal, no óleo de palma e de coco. 

O recomendado é a ingestão máxima de 10% de gorduras saturadas e 1% de gorduras trans. Mas, não tenha uma dieta 100% restritiva, você ainda pode consumir aqueles mini salgados para revenda.

Dica 4- Evite álcool, cigarros e substâncias ilícitas

Evite substâncias que alteram a cognição e as condições fisiológicas em seu corpo, incluindo substâncias lícitas, como o álcool, tabaco e cigarro, às ilícitas, como cocaína, êxtase LSD, entre outros. 

Alguns pesquisadores apontam que é seguro consumir alguns pedaços de bacon duplamente defumado juntamente com um copo de cerveja sendo consumidos em baixas quantidades, mas o álcool não deixa de ser uma substância perigosa e de abuso. 

Basta pensar em quantas pessoas alcoólatras você conhece, é provável que pelo menos uma. 

O consumo em níveis excessivos e constantes de álcool pode levar a diversos problemas de saúde, como transtornos mentais e comportamentais, incluindo dependência e depressão.

Além de causar doenças como cirrose hepática, câncer, diabetes, doenças cardíacas e morte por overdose ou exposição a perigos. 

O tabaco e o cigarro são outras substâncias que possuem seu uso aprovado pela lei, mas são comprovadas cientificamente como causadoras de câncer das vias aéreas e de doenças pulmonares, cardíacas e derrames. 

Além de expor os fumantes passivos a esses mesmos riscos.  Esses são os riscos a médio e longo prazo de ser um fumante, mas os riscos a curto prazo também prejudicam a qualidade de vida, como a redução da capacidade de correr, nadar, entre outros. 

As drogas ilícitas são um dos principais problemas contemporâneos, pois muitas delas tiram a consciência do usuário e causam dependência com poucos usos. 

As taxas de óbitos e overdoses ao utilizar substâncias ilícitas são também maiores. Às doenças desenvolvidas envolvem inúmeros fatores, desde alterações mandibulares e na pele, até câncer, desnutrição, aumento do risco de contrair ISTs, entre outros.  

Dica 5 – Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos regularmente é a chave para uma vida saudável. Mas, não pense que aquela caminhada até o ponto de ônibus é uma prática física, isso é esforço físico e você não está dedicando um período do seu dia para relaxar e cuidar da saúde. 

Dedique um tempo na sua rotina, de uma a duas vezes na semana no mínimo, para realizar pequenas caminhadas ou algum outro tipo de esporte. 

Para saber quais exercícios físicos é hábito para participar faça exames de sangue regularmente em uma clínica médica integrada.

Os esportes melhoram o condicionamento físico, reduzem a obesidade, pressão alta  e auxiliam na prevenção de doenças crônicas.

Dica 6 – Cuide da sua saúde mental 

Além de manter o corpo ativo é também necessário exercitar o cérebro, através de leituras e outras atividades que estimulem as sinapses. 

A integração social é também outro ponto que mantém o cérebro ativo e o ser humano feliz, pois às interações sociais ajudam a dar sentido à vida e combatem a depressão. 

A depressão é um dos males do século e o desenvolvimento de atividades com idosos, adolescentes, pessoas que passam por muito estresse em sua rotina ou qualquer pessoa em situação de risco, auxiliam na redução das taxas de suicidio. 

Considerações finais

Sendo assim, mude a sua vida para melhor, faça uma limpeza em seus hábitos, como aquelas empresas de limpeza de carpete empresarial.

Portanto, siga essas dicas para viver e envelhecer bem, evite drogas ilícitas, álcool, tabaco, cigarro, alimentos gordurosos, embutidos e açúcar.

Além disso, invista seu tempo lendo, praticando atividade física e comendo bem, frutas, legumes e verduras.  

Deixe o seu comentário