abdominoplastia masculina

Entenda o que é a abdominoplastia masculina

Os homens estão perdendo o preconceito em relação à realização de cirurgias plásticas e, cada vez mais, têm se submetido a procedimentos que promovem melhorias estéticas e aumentam sua autoestima. É o caso, por exemplo, da abdominoplastia masculina, um procedimento que visa remover o excesso de gordura e de pele localizados na região abdominal.

A chamada abdominoplastia masculina é uma operação que se diferencia da popular lipoaspiração (que aspira o tecido adiposo) justamente por abranger também a pele e as estruturas musculares. Este procedimento geralmente é indicado para homens que passaram por cirurgia bariátrica ou perderam muito peso rapidamente.

Como é feita a abdominoplastia masculina?

Em aspectos gerais, a abdominoplastia masculina é o mesmo procedimento aplicado em pacientes do sexo feminino. Porém, o padrão de acúmulo de tecido gorduroso nos homens é diferente do observado nas mulheres e o corte necessário para a realização da cirurgia acaba sendo ligeiramente distinto.

Neste caso, a incisão feita pelo cirurgião plástico é horizontal e na região baixa do abdômen. A partir deste corte, o especialista descola a pele que vai até o umbigo, tracionando-a para baixo. Em seguida, o excesso de pele é removido e é realizada uma sutura unindo as bordas. Como resultado, o abdômen do paciente fica liso e livre de flacidez.

É importante destacar que a abdominoplastia masculina não promove o emagrecimento e nem deixa uma barriga “tanquinho”. O objetivo do procedimento é dar firmeza à pele da região e melhorar a silhueta, enquanto a perda de peso e o abdômen definido são conquistados por meio de dieta equilibrada e realização de exercícios físicos.

Quem pode se submeter ao procedimento?

Nem todos os homens são candidatos à abdominoplastia masculina, sendo que a cirurgia plástica é mais indicada para aqueles que apresentam um elevado grau de flacidez na barriga. Pacientes que estão muito acima do peso ou que possuem doenças como hipertensão, doenças pulmonares crônicas ou dificuldade de coagulação do sangue não devem fazer a operação.

A realização do procedimento é mais indicada como um passo posterior ao emagrecimento, e os pacientes ainda precisam cumprir requisitos específicos como:

  • Não fumar;
  • Apresentar boas condições de saúde física e mental;
  • Estar com um peso considerado ideal para sua altura e faixa etária, não ultrapassando os 30% de sobrepeso;
  • Não sofrer com o chamado efeito sanfona;
  • Se comprometer a adotar um estilo de vida saudável e que permita a manutenção do peso.

Período pós-operatório e resultados

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, alguns cuidados são necessários para garantir o sucesso da abdominoplastia masculina e evitar complicações. As principais recomendações envolvem repousar nas primeiras semanas, evitar a exposição solar, usar uma cinta e comparecer às consultas de retorno conforme agendamento.

Os resultados desta operação não são imediatos, e é considerado normal que o paciente apresente inchaços e hematomas nos primeiros dias após a realização do procedimento. O tempo médio para que o corpo se recupere e apresente resultados próximos do esperado é de aproximadamente 6 meses, exigindo paciência e cuidado por parte do paciente.

Para saber mais sobre a abdominoplastia masculina e entender se este procedimento é indicado para você, procure um cirurgião de confiança e que tenha experiência com este tipo de procedimento.


Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu comentário