podoposturologia rj

Podoposturologia: o método que pode melhorar a sua postura

23/10/2017
138 Visualizações

Podoposturologia: o método que pode melhorar a sua postura

Fisioterapeuta revela que desequilíbrios posturais podem acarretar diversas patologias ortopédicas

Desde que começamos a andar, nossos pés sofrem alterações, visando o melhor equilíbrio, regulando e coordenando a postura estática e dinâmica e alinhando nossa estrutura esquelética por meio de tendões, fascinas, articulações e músculos, passando pelo tornozelo, perna, joelhos, quadris, região lombar e cervicodorsal. Quando apresentamos desequilíbrio neste sistema postural, podem surgir dores, desconfortos, enrijecimentos, retrações e contraturas musculares, limitações nos movimentos e patologias de ordem postural.

Com base na biomecânica e neurofisiologia humana, surgiu um novo método de prevenção e tratamento destas alterações: a Podoposturologia, método fisioterapêutico que reeduca e realinha a estrutura corporal, através de palmilhas posturais.

Segundo Ana Gil, fisioterapeuta e proprietária do Espaço Ana Gil, “o cliente é submetido a uma avaliação completa e detalhada da postura e de movimentos funcionais, para depois o profissional prescrever e confeccionar a palmilha específica para a necessidade do paciente. O realinhamento postural se dá através da correção das alterações da pisada, contribuindo para uma melhor congruência dos demais seguimentos corporais, principalmente de membros inferiores e coluna”, explica.

Para o tratamento ser ainda mais eficaz e duradouro, em muitos casos, “é recomendado o acompanhamento e tratamento com outros métodos e técnicas posturais, como o caso da RPG e do Pilates”, pontua a especialista, que também é expertise em Pilates.

As palmilhas posturais são indicadas para diversas dores e patologias: alterações na pisada, pé cavo, pé plano (chato), esporão de calcâneo, joanete, diferença de comprimento de membros inferiores, joelho valgo, joelho varo, condropatias patelares (joelho), tendinites, desnível de bacia, pubalgias, dores na coluna lombar, torácica e cervical, hérnia de disco, artrose, artrite, entre outras. Se você sofre de alguma dessas afecções, vale a pena procurar um fisioterapeuta especializado para avaliar a sua possível necessidade de um tratamento de realinhamento postural com podoposturologia.

O método orienta o corpo para seu centro gravitacional correto, mudando o equilíbrio e ajustando os estímulos neurológicos para esta nova posição. “O paciente fica inicialmente, em torno de 30 dias com a nova palmilha, que deve ser usada de 10 a 12 horas por dia, e então retorna ao especialista para avaliar a evolução do tratamento. Nesse momento já houve modificações profundas na planta dos pés e melhora em diversas reclamações e sintomas”, finaliza Ana Gil.

Ana Gil – CREFITO-2: 59310-F

Colunista no jornal Folha do Rio de Janeiro
Graduada em Fisioterapia (IBMR)
Pós-graduada em Anatomia Humana e Biomecânica (UCB)
Especialista em Reeducação Postural Global – RPG (Instituto Philipe Souchard)
Mestre em Educação Física (EEFD/UFRJ)
Autora do livro Core & Training: Pilates, Plataforma Vibratória e Treinamento Funcional (Editora Ícone)
Proprietária do Espaço Ana Gil: clínica de fisioterapia, estética e Pilates na Barra da Tijuca
Docente de cursos de pós-graduação Lato sensu da UFRJ, UCB, UCP, UNIRN
Professora de cursos de capacitação e palestras de grandes eventos e instituições em todo o Brasil.
E-mail: ana@espacoanagil.com.br
Fanpage e Instagran: /espacoanagil


Podoposturologia: o método que pode melhorar a sua postura

Confira outras matérias em nosso site sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!
Quem Vê – O seu portal sobre Saúde, Moda, Estética e Beleza!

Deixe o seu Comentário